07 novembro, 2007

Lula Pena - Um Desejado Regresso a Lisboa


A cantora e guitarrista Lula Pena (na foto, de Mário Pires, da Retorta) - uma das maiores, se não a maior, reinventoras do fado, pela coragem com que aborda o género e o cruza com muitas outras músicas, transformando clássicos do fado (e não só) em caixinhas de música que são também caixinhas de surpresas - está de volta a Lisboa, depois de um memorável concerto na ZDB, para um concerto em solo absoluto (só ela, a sua voz e a sua guitarra), este sábado, dia 10 de Novembro, no Maxime. Do reportório constam canções de «Phados» (o seu já longínquo álbum de 1998), do álbum perdido na bruma e nunca editado «Profissão de Fé» e outras compostas, ou trabalhadas, desde então. As portas da antiga boite da Praça da Alegria abrem às 22h00 e o bilhete custa dez euros.

Adenda depois do (maravilhoso) concerto de Lula Pena no Maxime: a melhor reportagem do espectáculo - um texto que eu gostaria de ter escrito (é mesmo inveja, embora da boa :) - está no Um T1 Debaixo da Ponte, aqui.

16 comentários:

  1. E ... eu não conhecia.
    Vou procurar.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Isabel Victor:

    Parece um trocadilho barato, mas a Lula vale mesmo a... pena!! Já vi vários concertos dela e, apesar de por vezes terem um reportório-base comum, há sempre muitas surpresas, das boas!!

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Uma "Lula recheada" de surpresas, então... :))

    (por falar em trocadilhos baratos, ehehe)

    abraço

    ResponderEliminar
  4. Laura:

    :))) Sim! E não é um trocadilho barato... Ou melhor, depende dos preços praticados nos restaurantes :)))

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. eu continuo à espera dos regressos a Lisboa mas não é dela...


    :))))


    beijo A.

    B.

    ResponderEliminar
  6. Lula Pena -- conheci-a através da participação em "Pasion" com o Rodrigo Leão. Essa música cantada pela Lula nada se compara às outras versãoes, apesar de mt boas tbm! Depois, adquiri os trabalhos que encontrei dela. Passei a amigos que sabia apreciadores de boas vozes e quase todos dissera: Lindo!!! Desconhecia!

    E p'los vistos, mts outros desconheciam...quase inacreditável!
    De quem é a culpa.............? :-/

    Kandandus

    ResponderEliminar
  7. Lúcia Lima:

    Sim, a Lula Pena devia ter muito mais visibilidade e também uma carreira discográfica continuada que fizesse justiça ao seu talento. Mas vários desencontros ou oportunidades perdidas, mais do que a «culpa» de quem quer que seja, não o permitiram. Fica, assim, o culto de muita gente que enche sempre os seus raros concertos (na Culturgest e na ZDB em Lisboa; em duas edições, incluindo a deste ano, do FMM de Sines...) e a esperança de que haja um novo álbum a sair um dia destes... Assim os deuses e os «fados» o permitam!

    ((Kandandus))

    ResponderEliminar
  8. Caro dono do Raízes e Antenas,
    Há tempos (quando eu descobri o vosso blog e o juntei aos links) o senhor foi à www.ailhadosamores.wordpress.com - gostou, comentou, etc - e depois tirou o link? Que é que se passou, se não é demais perguntar?

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  9. Terpsichore:

    Tem toda a razão (blushing!!!)... mas não sei o que se passou. Simplesmente desapareceu (e já aconteceu com outros links, vá-se lá saber porquê...). Mas para compensar, vou já adicionar A Ilha e a Lira...

    Peço desculpa e... cumprimentos meus também...

    ResponderEliminar
  10. Então ainda bem que perguntei!...
    Bem, então, cuidado, porque para a próxima, ''terá'' que juntar também o www.aarte.wordpress.com hehe

    São três: A Ilha, é dedicado a questões do Espírito e da Filosofia .

    A Lira, é dedicado à música e dança.

    E A Kalokagathia, é dedicado à escultura e pintura. (embora ainda no começo).


    E já que estou aqui, António, uma pergunta: os blogs que metem muita imagem e sobretudo videos, ficam lentíssimos e é uma grande chatice para os visitantes - mas no seu blog, não há esse problema. Como é que isso se alcança?


    Cumprimentos A

    T.

    :)

    ResponderEliminar
  11. Terpsichore:

    Que nãoi seja por isso... O das artes vai também já ali para o lado... :)) E não sei muito bem como é que isso se «alcança» - apesar deste blog já ter um ano e meio ainda não sei sequer como pôr músicas e vídeos... Mas talvez seja por isso, por não sobrecarregar com demasiada informação o espaço disponível.

    Cumprimentos T.

    A.

    ResponderEliminar
  12. Caro António
    É muita amabilidade sua!
    Perdoe a falta de atenção! Como o seu blog é de música, e é blogão mesmo, pensei que tivesse um monte de video, mesmo antes de verificar. Mas afinal o António limita-se a por as imagens, e faz muito bem.

    Como foi tão gentil, espero vê-lo pelas minhas ''residências'', aturando todas as coisas ''chatas''....hehe

    Um obrigadão !

    Cumprimentos LAAargos

    da T

    ResponderEliminar
  13. Cara Tepsichore:

    Obrigado pelo epíteto «blogão» dirigido ao R&A! E sim, serei visita constante das suas coisas «chatas»...

    Cumprimentos e... «larguras»,

    A.

    ResponderEliminar
  14. Ohhh... Tu escreverias textos muitos melhores, que eu sei... :)) Mas muito, muito obrigada por tão simpáticas palavras.

    Abraço,

    Laura

    ResponderEliminar
  15. Laura:

    Não escreveria nada... :)) E antes que isto se transforme numa «batalha de flores» entre camaradas de ofício, só para rematar: o teu texto é mesmo o espelho fiel do que foi aquele concerto (e do que se sente num concerto daqueles). Obrigado eu :))

    Abraço...

    ResponderEliminar