08 maio, 2007

Tucanas - Finalmente, O Primeiro Álbum!



São cinco mulheres - Ana Cláudia Gonçalves, Catarina Ribeiro, Mónica Rocha, Sara Jónatas e Marina Henriques - e fazem das vozes, de inúmeras percussões e do acordeão (este nas mãos da Marina) uma música viva, pulsante, alegre, divertida e orgânica. Chamam-se Tucanas, têm já numerosíssimas provas dadas em concertos, e estão agora - depois de várias «ameaças» não concretizadas - a gravar o seu primeiro álbum no Estúdio de Vale de Lobos, pertença de Rui Veloso. Como co-produtor, as Tucanas têm Carlos Miguel, como engenheiro-de-som Rui Guerreiro e como arranjadora das vozes Joana Machado, para além de contarem com vários convidados que elas preferem manter em segredo (mas se se for ao myspace delas, o segredo é capaz de ser desvendado nos próximos dias). Nesse mesmo myspace - e através do «diário de bordo» que elas mantêm por lá - fica-se a saber do andamento das gravações e de como já registaram, em audio e por vezes em vídeo, temas como «Robot» (uma peça de percussão corporal), «Mãos de Calor», «Tucana», «Tempo», «Fusão», «Peruano», «Molhar o Pé», «Dacanas», «Domingo», «Estruturas», «Body», «Lócus» e «Surdim». Ficamos ansiosamente à espera.

6 comentários:

Anónimo disse...

Oi António,
que bela notícia!
Lembro-me, quando conversei com elas há mais de três anos, da sua determinação em não gravar logo um disco - apesar de se sentir na altura que elas tinham qualidade para isso.
Sei que resistiram a várias tentações. E eis que cumprem agora o "timing" a que se tinham proposto.
Isto é mais do que um pressentimento: as Tucanas vão longe. Espero que o disco fique, pelo menos, próximo da qualidade das suas prestações ao vivo. Pelo menos.
Um abraço amigo,
Gonçalo Palma

isabel mendes ferreira disse...

o b r i g a d a.!!!!!!!!!!!!!





___________________________.


abraço musical.

marco costa disse...

oulá! jazuz! quéisto? mto mto bom :) obrigado pela dica!

António Pires disse...

Gonçalo:

Sim, também acho que elas fizeram bem em não se atirar logo à gravação do disco. E estou em pulgas por saber dos convidados (apesar de apostar que um é o R.J. e outro é o J.S. e outro... não sei, talvez o C.G.). Um grande abraço (e beijinhos às tuas duas meninas).

Isabel:

De nada! E um abraço, sempre, musical...

Marco:

Foi um prazer! Abraço.

Anónimo disse...

Olá António!!
Sendo uma tucanita, não posso deixar de me deliciar ao encontrar um post sobre nós num blog que fala de tão boa música. Obrigada pelo interesse, pelo apoio e por expores tão bem o nosso trabalho.
beijinhos mil tucaneses,
ana cláudia =).

António Pires disse...

Olá Ana Cláudia!

Obrigado pelo que dizes sobre o blog e bem-vinda a este espaço! E vocês merecem estas e outras palavras: vi o vosso concerto no Portugal a Rufar e tudo aquilo está a soar muito bem (a inclusão do acordeão foi uma belíssima ideia!). Fico à espera do disco :)

Um beijo e bom trabalho :))