17 dezembro, 2007

Cristina Branco - As Voltas do Fado (Mudado)


Desde o início da sua carreira, Cristina Branco (na foto; de Luís Barros) nunca se deixou prender apenas nas malhas do fado. E surpreendeu, sempre, pelo reportório escolhido para os seus álbuns. Hoje, dia 17, Cristina Branco termina a primeira fase da sua digressão «Abril» no mesmo local em que o álbum homónimo, inteiramente dedicado à obra de José Afonso, nasceu: o Teatro Municipal de S.Luiz, em Lisboa. E, a acompanhar a notícia deste «intermezzo» da digressão, vem outra: no próximo álbum, já em preparação, Cristina Branco volta a surpreender, ao convidar compositores exteriores ao fado para escreverem as canções do disco. Com um mote comum que lhes foi dado pela cantora - o «Tempo» -, estão já arrolados para o álbum temas originais de Sérgio Godinho (letra e música), Jorge Palma (letra e música), Vitorino (letra e música), Pedro Abrunhosa (letra e música), Janita Salomé (música para um poema de Hélia Correia) e, ainda, uma participação do pintor Júlio Pomar (autor da capa?; fica a dúvida). Já a digressão «Abril» volta à estrada em... Maio.

8 comentários:

Anónimo disse...

A Cristina Branco é um dos meus afectos musicais. Daqueles que são tão afectos que até custa falar deles. E foram as escolhas dela para o reportório que me atrairam primeiro. Um prazer encontrá-la aqui.
:)

Beijos

António Pires disse...

MGB:

O prazer é meu - pelo bem que a música de Cristina Branco faz ao fado (e não só!). Estou curiosíssimo com o que vai sair do novo álbum - é que não só estes os nomes envolvidos na composição dos temas para o disco e esperam-se mais surpresas...

Beijos

Anónimo disse...

fabulous picture!!

António Pires disse...

Mimi Mee:

Yes, it is! The author is Luís Barros, a portuguese photographer.

Just a question: how did you find Raízes e Antenas?

((hugs))

Edward Soja disse...

Puxa... vou confessar... eu fui ver um concerto dela só porque a achava bonita... mas esta foto..
PUXA!

Abraço.

António Pires disse...

Eduardo:

Pois, a Cristina Branco é, para além de muito talentosa, também muito bonita. Mas não é só ela: um amigo meu, estrangeiro, costuma enviar-me e-mails de «admiração» pelas fotos das cantoras portuguesas e cabo-verdianas que publico aqui no blog :)

Abraço...

Anónimo disse...

Adoro a musica de Porutugal e Cristina é a expressão viva do talento deste povo para a boa música.

António Pires disse...

Milu:

Sim!... A Cristina Branco é um talento raro... Obrigado por continuar a descobrir a música portuguesa no meu blog :))) Volte sempre!!!

Um beijo...