09 dezembro, 2008

Tiago Pereira e B Fachada apresentam a «Tradição Oral Contemporânea»


TRAILER bfachada Tradição oral contemporânea from Tiago Pereira on Vimeo.

O realizador Tiago Pereira - o mesmo de «Arritmia» - e o cantor, músico e compositor B Fachada (que há pouco tempo lançou o seu novo EP, «Viola Braguesa», através da FlorCaveira) juntaram-se para filmar «Tradição Oral Contemporânea», mais um OVNI sonoro-visual de Tiago Pereira. Aqui em cima fica o trailer do filme e, aqui em baixo, o texto de B Fachada acerca do mesmo:

«Num impulso construtivo de análise do processo de tradicionalização, um documentarista do tradicional, Tiago Pereira, convida uma princesa da Pop, B Fachada, à auto-reflexão em torno das noções de autoria e criação. É este o ponto de partida.

Os dois viajam a um centro da Tradição Oral por excelência com o propósito de cruzar o processo estético urbano do músico com a criação comunitária rural; a troca de repertório e de metodologias com as vozes do campo é bem sucedida e acaba por transcender o projecto inicial. Simultaneamente, uma exploração visual do imaginário citadino do B Fachada constrói o paralelo entre a criação colectiva pelo indivíduo da Tradição rural com a criação individual pelo colectivo da Pop urbana.

A sobreposição da lírica comunitária com a lírica individual, da variação comunitária com a inovação individual levanta questões de interesse generalizado — Como é possível que romances comunitários cantados ha quinhentos anos possam tão explicitamente relacionar-se com canções de autor de há 5 semanas nos métodos e nos propósitos? Como pode a autoria artesanal urbana ser tão semelhante à variação rural da Tradição Oral?

Salvemos o Giacometti da triste desculturalização rural e mostremos-lhe o
frenético comunitário da urbe


Pré-exibição para a imprensa no dia 18 de Dezembro às 18h30 na ZDB.
ESTREIA NA GALERIA ZÉDOSBOIS NO DIA 9 DE JANEIRO».

4 comentários:

cristina disse...

«Salvemos o Giacometti» - o Tiago que te ouça e tens sermão à porta!

Quanto à «triste desculturalização rural» e ao «frenético comunitário da urbe», não é suposto serem alternativas, mas sim complementos.

António Pires disse...

Cristina:

LOL!! Também já sei do novo projecto do Tiago, Kill Giacometti, mas acho que isto é tudo para levar com muito sentido de humor!

E concordo contigo quanto à última questão :)

Anónimo disse...

contrariar esse vício urbano de achar que a desculturização do quer que seja pode ser complementar ao quer que seja é uma das razões de existir deste filme.

cristina disse...

Queria eu dizer que o ritmo urbano não tem de levar directamente à desculturização rural. A cidade e o campo podem partilhar - cada um à sua maneira - o manancial de cultura e tradição. A proximidade ou afastamento das raízes, a resitência ou incentivo à inovação são apenas formas diferentes de abordar o mesmo tema.