12 maio, 2009

Mercedes Sosa e Bajofondo Tango Club - A Argentina em Força no Med de Loulé


Depois da confirmação dos catalães Ojos de Brujo, chegam mais dois nomes para o Med de Loulé: o da mítica cantora argentina Mercedes Sosa (um dos maiores expoentes da «nueva canción» de intervenção da Amárica Latina) e o regresso do grupo liderado pelo multi-oscarizado Gustavo Santaolalla, Bajofondo Tango Club (na foto), que há dois anos deram por lá um belíssimo espectáculo. O comunicado da organização:

«Bajofondo Tango Club e Mercedes Sosa na edição 2009 do Festival Med

A organização do Festival Med continua a apostar no talento latino para a edição deste ano. Depois de Ojos de Brujo, o primeiro nome anunciado para o cartaz, a organização confirma agora presença de dois nomes grandes da world music de origem argentina: Bajofondo Tango Club e Mercedes Sosa.

Esta é a sexta edição do Festival Med, um dos mais conceituados festivais nacionais de world music, que volta a invadir o centro histórico de Loulé. De 24 a 28 de Junho, a cidade transforma-se num palco de manifestações culturais e de fusão de culturas.

Depois de nomes como Solomon Burke, Jimmy Cliff, Balkan Beat Box, Amadou & Mariam, Tinariwen e Caravan Palace terem passado pelo palco Med em edições anteriores, este ano, a organização garante “o maior e mais internacional cartaz de sempre”.

O alinhamento dos palcos principais será apresentado, na íntegra, a 28 de Maio. Até lá, estão já confirmados os Ojos de Brujo, os Bajofondo Tango Club e Mercedes Sosa, três nomes fortes do circuito internacional da world music.



Os Ojos de Brujo, uma das principais bandas embaixadores do novo flamenco, sobem ao palco do Med a 25 de Junho (5ª feira), naquela que será a primeira actuação do colectivo de Barcelona em terras lusas depois de integrarem o cartaz do Festival Sudoeste, em 2007, e em que a banda irá dar a conhecer “Aocaná”, o seu mais recente álbum, editado este ano.

(Mais informações em www.myspace.com/ojosdebrujo)



Os Bajofondo Tango Club estrearam-se no Med há dois anos, com um concerto que encerrou a 4ª edição do festival, a 1 de Julho de 2007. A performance do colectivo liderado por Gustavo Santaollalla encantou ao ritmo do tango electrónico, tanto que a organização abriu a excepção e voltou a convidar os Bajofondo para integrar o alinhamento deste ano. O “colectivo de compositores, cantores e artistas”, como se auto-intitula, apresentará “Mar Dulce”, o último trabalho (2007), numa actuação agendada para o primeiro dia do Med, 24 de Junho.

(Mais informações em www.myspace.com/bajofondomardulce)


Conhecida como A Diva Argentina, Mercedes Sosa é considerada uma das maiores vozes do mundo. De renome mundial, é reconhecida como a artista dos povos oprimidos. Com seis décadas de carreira e mais de quatro dezenas de álbuns editados, La Negra (como também é apelidada, fruto dos longos e lisos cabelos negros) interpreta um vasto repertório, tendo gravado temas em variadíssimos estilos e com dezenas de músicos de renome, como Milton Nascimento, Fagner e Silvio Rodríguez.

Considerada pelo jornal The Times como “uma das titãs da música da América Latina, pioneira da nova canção” (um movimento que combina melodias tradicionais, política e apontamentos de pop anglo-americano), Mercedes Sosa sobe ao palco do Med a 27 de Junho, para apresentar “Cantora”, o seu mais recente trabalho.

(Mais informações em www.myspace.com/mercedessosa)


Sobre o Med

Organizado e promovido pela Câmara Municipal de Loulé, o Festival Med, já na 6ª edição, é um evento de world music inspirado na cultura mediterrânica, que transforma o centro histórico de Loulé num desfile de manifestações culturais.

Decorada de cores quentes, Loulé oferece todos os anos, durante cinco dias, um alinhamento de experiências multifacetadas, onde a música dá o mote. Sendo este, assumidamente, um festival de world music, pelo palco MED já desfilaram nomes de peso do circuito internacional.

As artes plásticas, a gastronomia, o artesanato, o teatro e a animação de rua completam a oferta».

Mais informações, aqui.

Sem comentários: