24 maio, 2011

JAADU, Mulatu Astakte, Batida e Os Golpes no MED de Loulé


A organização do Festival MED de Loulé 2011 acaba de confirmar mais alguns dos artistas e grupos que vão ocupar os palcos principais deste Festival, incluindo a aqui já referida Balkan Brass Battle (Fanfare Ciocarlia vs. Boban & Marko Markovic Orchestra). Aqui vão eles:


"BALKAN BRASS BATTLE, JAADU - Faiz Ali Faiz & Titi Robin, Mulatu Astatke, Batida, Márcia, Frankie Chavez e Os Golpes entre os nomes confirmados

Estão confirmados mais dez nomes para a 8ª edição do Festival Med, o primeiro festival de música do verão e um dos mais conceituados festivais nacionais de world music. De 22 a 25 de junho, o centro histórico da cidade de Loulé veste as cores do mundo e transforma-se num palco de sons e sabores, experiências culturais, e de fusão das mais variadas manifestações artísticas.

BALKAN BRASS BATTLE - Boban and Marko Markovic versus Fanfare Ciocarlia, JAADU - Faiz Ali Faiz & Titi Robin, Mulatu Astatke, Márcia, Batida, Frankie Chavez, Os Golpes, The Soaked Lamb, The Gilbert’s Feed Band, e Al Mouraria são as últimas confirmações da edição deste ano do Festival Med. Estão assim anunciados os 22 nomes que subirão aos palcos principais deste certame.

O projeto Balkan Brass Battle, que coloca frente-a-frente a orquestra romena e cigana de metais Fanfare Ciocarlia e a orquestra de metais sérvia Boban & Marko Markovic, é uma das grandes confirmações desta edição e também um dos momentos mais aguardados. Este confronto de dois gigantes da música cigana promete uma atuação de proporções épicas, envolvente e cheia de vitalidade. O humor e a paixão gipsy sobem ao palco Med no último dia do festival, a 25 de junho.

Em 2006, o francês Titi Robin e o paquistanês Faiz Ali Faiz tocaram juntos pela primeira vez no Festival Les Escales, em Saint Nazaire. A sintonia e a química foram óbvias e assim nasceu a vontade de criar algo em conjunto. Jaadu é o projeto que une os dois músicos, misturando as suas raízes de forma astuciosa e feliz. Este álbum foi distinguido pela Songlines como Best Album of Cross Cultural Collaboration, em 2010. JAADU – Faiz Ali Faiz & Titi Robin, para ver ao vivo no palco Med, a 22 de junho.

Mulatu Astatke é uma lenda da música etíope, considerado o pai do Ethio-jazz. As suas composições respiram, de forma harmónica, sonoridades muito distintas como a salsa, o cool jazz, o funk, e ritmos árabes e indianos, tendo como assinatura, transversal aos vários temas, o recurso ao vibrafone. Astatke tem uma carreira sólida de mais de quatro décadas, tendo colaborado com nomes de peso do jazz como Duke Ellington, com quem trabalhou nos anos 70. Em 2004, iniciou a colaboração com o grupo Either / Orchestra de Massachusetts, de quem se faz acompanhar até aos dias de hoje. No palco Med, Mulatu Astatke tem atuação agendada para 25 de junho.

Mais do que uma intérprete, Márcia compõe com a guitarra e a voz e os seus temas são considerados verdadeiros poemas, na maioria, de amor, onde a emoção e a entrega são permanentes. Canta desde os 13 anos, mas foi a pintura que dominou os seus estudos até há pouco tempo. Continuou a cantar, conciliando a atividade com a paixão pelas artes plásticas, mas a música levou a melhor a dado momento. No final do ano passado editou o seu primeiro trabalho, “Dá”, que apresentará no palco Med a 25 de junho.

O projeto Batida é uma das últimas confirmações, para a edição 2011 do Festival Med, e promete pôr toda a gente a dançar com os ritmos da música angolana, que misturam sonoridades tradicionais com propostas mais modernas. “Dance music com atitude mwangolé”, é assim que a banda apresenta o seu trabalho, atuando num território onde o kuduro encontra a eletrónica, que já conquistou mercados internacionais. Para ver no palco Med, a 24 de junho.

Frankie Chavez toca sozinho, numa “one man band”. Com temas blues oriented, assumiu o seu papel na música de forma mais séria quando Henrique Amaro o convidou para participar numa edição da Optimus Discos. Nasceu assim um EP de seis músicas, para conhecer ao vivo e a cores no palco Med no sábado, 25 de junho.

“Uma espécie de aldeia de xisto onde não faltam os arranha-céus” é assim que Samuel Úria apresenta Os Golpes (na foto). Este é um projeto musical bem-humorado cuja sonoridade se situa entre o rock e a música tradicional portuguesa, protagonizado por Manuel Fúria dos Golpes (voz, letras e guitarra), Pedro da Rosa dos Golpes (guitarra e segundas vozes), Luís d’Golpes (baixo e coros), e Nuno Moura dos Golpes (bateria e coros). Os quatro elementos têm atuação marcada para 23 de junho.

O palco Castelo, exclusivamente dedicado a projetos nacionais, recebe ainda The Soaked Lamb a 24 de junho. O coletivo luso irá apresentar “Hats & Chairs”, o álbum editado em 2010, que sucede o bem-sucedido “Homemade Blues”. Este segundo trabalho reúne temas com influências de grandes nomes como Nina Simone, Ver Gary Davis, Billie Holiday, Chico Buarque ou Paolo Conte.

The Gilbert’s Feed Band sobem a palco a 23 de junho, para surpreender com as suas performances acrobáticas e a atitude burlesca. A originalidade, assinatura deste grupo português, pauta todas as suas performances, que pressupõem sempre muito movimento a acompanhar a fusão musical. No Med, este coletivo irá apresentar o álbum “The Flabbergasting Return of The Grand Strambolic Circus”, lançado em 2010.

O cartaz dos palcos principais fica completo com Al Mouraria, um projeto de música portuguesa que recupera a tradição da Mouraria e lhe adiciona sonoridades do fado mais moderno. Com recurso a variados instrumentos, desde a incontornável guitarra portuguesa à viola baixo e alguns deles menos óbvios, neste género tão lusitano, como a flauta, o violino, o saxofone ou o acordeão. Al Mouraria sobe ao palco do Med na sexta-feira, dia 24 de junho.

Os bilhetes estarão à venda a partir de dia 1 de junho no Cine-Teatro Louletano. O bilhete diário custa 12,00 €, o passe de festival (4 dias) são 40,00 €.

Programa:

AGENDA DO FESTIVAL MED 2011


22 de junho, 4ª feira
JAADU - Faiz Ali Faiz & Titi Robin
Muchachito Bombo Infierno
António Zambujo
Lula Pena
Marrokan

23 de junho, 5ª feira
SEUN KUTI & EGYPT 80
Magnifico
Sean Riley & The Slowriders
Os Golpes
The Gilbert’s Feed Band

24 de junho, 6ª feira
GEORGE CLINTON Parliament Funkadelic
Luísa Sobral
Batida
The Soaked Lamb
Al Mouraria

25 de junho, sábado
BALKAN BRASS BATTLE - Boban and Marko Markovic versus Fanfare Ciocarlia
AFROCUBISM
Márcia
Mulatu Astatke
DakhaBrakha
Pinto Ferreira
Frankie Chavez"

1 comentário:

Anónimo disse...

Há eu lá heim!!!
Bjs.