29 agosto, 2011

O Gesto Orelhudo Está de Volta!


De 4 a 8 de Outubro, Águeda volta a ser o palco de alguns dos espectáculos mais loucos da actualidade através de mais um Festival O Gesto Orelhudo. Para fim de festa haverá uma batalha inédita de DJ que vai «opor» -- mas sempre com amor -- a folk branquela do DJ Osga (Contagiarte) com a música negra de... António Pires (Clube Conguito). Aqui vai o programa completo comunicado pela d'Orfeu:

«Festival O Gesto Orelhudo

Terça 4 Outubro
21h45 “La Voix est Libre”, Bernard Massuir (Bélgica)
23h30 “Concerto em Ri Maior”, Cia. dos Palhaços (Brasil)
+ DJ Johnny Red

Quarta 5 Outubro
21h30 “A Cor da Língua”, Trigo Limpo Teatro ACERT
23h00 Oskar & Strudel (Suíça, Austrália; na foto)
+ MD colectivo

Quinta 6 Outubro
21h30 The MozART group (Polónia)
23h00 “Punk Filarmónico”, Fanfarra Kaustika
+ d’Orfmind sound system

Sexta 7 Outubro
21h45 "Barbieri", Teatro Necessario (Itália)
23h30 Gadjo (Espanha, França, Reino Unido, EUA, Argentina)
+ bang bang bangers

Sábado 8 Outubro
21h30 “Auricular Di.vinus safari”, Artelier?
22h15 “Mal-empregados”, d’Orfeu
23h30 OuTonalidades – Quempallou (Galiza)
+ DJ Osga e António Pires



“La Voix est Libre”, Bernard Massuir (Bélgica)
http://www.youtube.com/watch?v=48vKra5JAbA
Se há, em 10 edições, artista que mais e melhor encarna o espírito artístico deste festival, ele é... Bernard Massuir. O belga esteve em três edições e sempre o público orelhudo se rendeu. Adepto do nada nas mãos (ou quase), Bernard Massuir apresenta um delirante recital vocal a solo, vagueando entre o humor musical e um delicioso minimalismo. “La Voix est Libre” é o novo trabalho de Massuir, aquele com que abre a 10ª edição do também seu Festival O Gesto Orelhudo!

Bernard Massuir – voz, ukelele, acordeão-baixo


“Concerto em Ri Maior”, Cia. dos Palhaços (Brasil)
http://www.youtube.com/watch?v=54JYDraoPRQ&feature=related
Uma hilariante comédia musical de dois palhaços. Wilson, palhaço maestro russo, e Sarrafo, o seu fiel amigo e tradutor, tentam apresentar um concerto musical, por entre mirabolantes peripécias, que se sucedem com a cúmplice participação do público. Estreia absoluta em Portugal.

Felipe Ternes – Palhaço Sarrafo
Eliezer Brock – Palhaço Wilson



A Côr da Língua, Trigo Limpo teatro ACERT
http://www.youtube.com/watch?v=OFx1jMe0Pmo
Companheiros da aventura orelhuda desde o início, o Trigo Limpo apresenta “A Côr da Língua”, um brilhante espectáculo que percorre a lusofonia. José Rui Martins e um naipe de grandes músicos, conseguem que a força da palavra nos embale pela miscigenação das diferentes culturas, fazendo da Língua Portuguesa um idioma sem dono e, por vezes, indomável. O humor e ironia dos textos, a sagacidade das palavras, tudo está lá, na cor da língua. Uma língua de muitas cores, a nossa.

José Rui Martins - diseur
Carlos Peninha - guitarras e voz
Luísa Vieira - flauta e voz
Lydia Pinho - violoncelo e voz
Miguel Cardoso - contrabaixo e voz
Rui Lúcio - percussão e voz


Oskar & Strudel (Suíça, Austrália)
http://www.youtube.com/watch?v=KRuzWmSO0bg
O regresso de uma parelha fenomenal. A habilidade e a comédia sublime de Oskar coincidem com o virtuosismo musical e o encanto irresistível de Strudel. As suas actuações envolvem o público numa paródia em que a vida e a comédia são a mesma coisa, misturando circo contemporâneo, teatro de rua e música ao vivo.

Tom Greder - Oskar
Trent Arkleysmith - Strudel


The MozART group (Polónia)
http://www.youtube.com/watch?v=SLYgVbVRoqk
Fenómeno de popularidade à escala planetária, The MozART group apresenta-se pela primeira vez em Portugal. Este virtuoso quarteto de cordas, de sólida formação clássica, apresenta a música erudita de uma forma criativa, cómica e muito original, brincando com a formalidade sóbria dos grandes concertos. Uma diversão musical para fazer rir toda uma plateia, literalmente transformada pela arte, tomada pela música!

Filip Jaślar - violino
Michał Sikorski - violino
Paweł Kowaluk - viola
Bolek Błaszczyk - violoncelo


“Punk Filarmónico”, Fanfarra Kaustika
http://www.youtube.com/watch?v=bE40AdxDQg4&feature=related
A pequena e irredutível aldeia de Casal d’Álvaro é a capital do punk filarmónico, estilo que a Fanfarra Kaustika celebriza. A vontade de criar (o kaus, quem sabe?) fez surgir este colectivo endiabrado. São músicos de boa cepa que espalham o espírito kaustiko, convergência de várias influências no eixo filarmónico-balcânico. Uma festa contagiante!

Bruno Abel - saxofone
Gil Abrantes - saxofone
Rodrigo Neves - saxofone
Brian Carvalho - trompete
João Condesso - trompete
Rui Bandeira - trombone
Julio Abrantes - trombone
Wrainer - trombone
Abílio Liberal - tuba
Tito Manuel - tuba
Gabriel Caseiro - bombo
Rui Figueiredo - pratos
Ricardo Oliveira - caixa


"Barbieri", Teatro Necessario (Itália)
http://www.youtube.com/watch?v=S7OjMxUAuZg&feature=related
Depois do aclamado “Clown in Libertá”, finalmente chegará ao público orelhudo o novo espectáculo destes incríveis italianos. Capazes de impressionar ainda mais, em Barbieri recria-se a sociedade de outrora, em que a barbearia era o centro de ideias, palavras e músicas. Fazendo do tempo de espera ocasião de peripécias, os três musicómicos aspirantes a barbeiros fazem as acrobacias musicais mais inimagináveis à volta de uma cadeira de barbeiro. O Gesto Orelhudo não podia passar sem Barbieri!

Leonardo Adorni - musicómico
Jacopo Bianchini - musicómico
Alessandro Mori - musicómico



Gadjo (Espanha, França, Reino Unido, EUA, Argentina)
http://www.gadjomusica.com/
O concerto dos Gadjo, uma espécie de banda nómada e circense, vai resultar num grande fim-de-noite na antiga Junta do Vinhos. Uma miscelânia de nacionalidades em cima do palco, para uma festa absoluta dentro e fora dele! Vêm de Barcelona, mas tocam música do Gadjistan, nação imaginária que resulta das influências culturais destes músicos, num delicioso e energético cocktail multicultural.

Emma Gawlinski - flauta, sax tenor
Fraggle - acordeão, voz
Paul Sessions - tuba, trompete
Sam Watson - clarinete, sax alto
Jerry Dillon - percussão
Xabi Elicagaray - guitarra, banjo, voz
George Arnold - contrabaixo



“Auricular Di.vinus safari”, Artelier?
http://www.youtube.com/watch?v=JxZA9KG1e90&feature=related
Outra das companhias que regressa, agora para celebrar a 10ª edição com um espectáculo exclusivo e interactivo no espaço exterior da antiga Junta dos Vinhos. Onde outrora se criava vinho e agora se bebe arte. Baco e Orfeu juntos. O personagem Ted Costa será o mestre de cerimónias de um percurso guiado por instantâneos sonoros e visuais. As antigas cubas serão labirinto para a participação sensorial do público orelhudo.

Nuno Paulino ‘Ted Costa’ - dispositivo dramatúrgico e interpretação
Marie Poeira - acting & bodyart
Sam Pixel – videomanipulação em tempo real
Tiago Martins - música


“Mal-empregados”, d’Orfeu
Estreia absoluta da nova criação d’Orfeu. E logo no palco que a inspirou: o Festival O Gesto Orelhudo. Mal-empregados é um espectáculo pseudo-sério, pseudo-cómico, absurdo qb e tendencialmente minimal. Dois actores-músicos, aparência por decifrar – farão o quê? -, desafiam-se, revezam-se, fartam-se, tentam sempre outra coisa. Tanto pode resultar como não. Uma caricatura irónica dos especialistas em polivalência. Para se chegar a uma conclusão: mal-empregados!

Ricardo Falcão e Luís Fernandes – intérpretes
Fernando Mota / Ruy Malheiro - encenação


OuTonalidades – Quempallou (Galiza)
Encerrado o 10º Festival O Gesto Orelhudo, a noite na Junta dos Vinhos prossegue com a música de uma das referências da música folk galega, no âmbito do circuito luso-galaico “OuTonalidades 2011”. Cada concerto dos Quempallou é uma festa e ninguém vai ficar indiferente!»

Sem comentários: