26 fevereiro, 2007

«Fados» - Carlos Saura Filma a Canção de Lisboa (e do Mundo)



Por estes dias deve estar a terminar a rodagem do novo filme do realizador espanhol Carlos Saura, «Fados», ele que tem feito um trajecto cinematográfico que já o levou a filmar sevilhanas, o flamenco e o tango. Apaixonado pelo fado de Amália Rodrigues, Alfredo Marceneiro e Lucília do Carmo desde há muitos anos, Saura conta em «Fados» com um elenco de luxo onde se integram fadistas como Mariza, Carlos do Carmo, Argentina Santos, Camané ou Carminho (cantora ainda sem discos editados que é, possivelmente, a maior revelação do fado dos últimos anos), os guitarristas Ricardo Rocha e Fontes Rocha, e um elenco internacional em que se incluem os brasileiros Caetano Veloso e Chico Buarque, as cabo-verdianas Cesária Évora e Lura, o cantor espanhol de flamenco Miguel Poveda ou, um pouco mais surpreendentemente, a maravilhosa cantora mexicana Lila Downs (na foto). No filme há uma busca das raízes do fado - em África, com passagem pelo Brasil - e dos seus possíveis parentescos com outras músicas como o flamenco ou os mariachis, sem esquecer a figura mítica da lisboeta Severa. O filme tem produção conjunta da Zebra Producciones, da Duvideo e da Fado Filmes.

6 comentários:

Unknown disse...

Gostava de deixar aqui a informação que a cantora Catarina Moura, das Segue-me à Capela, Brigada Victor Jara e Realejo, participa também neste filme cantando um fado.

António Pires disse...

Olá Cristina,

Obrigado. A Catarina é uma cantora fantástica - acho que ela pode cantar tudo o que quiser! Estou muito curioso com o resultado final do filme... Beijos

Clara Hall disse...

Estava a preparar-me para sugerir a Lila Downs para a sua rubrica dos cromos, mas com receio que a sugestão não se enquadrasse ou que o António não gostasse dela. Entretanto lembrei-me de fazer uma pesquisa no blogue, porque também me parecia quase impossível que ela não tivesse sido já refenciada aqui. pois bem...:)

Gosto muito da Lila Downs, especialmente das várias versões que ela canta da La Llorona.

Do filme do Saura não sabia, mas que havia de gostar de o ver, não tenho dúvidas.

Boa noite.
Um beijo.

António Pires disse...

Olá Clara,

Se descobriu por aqui a crítica ao último disco, uma entrevista feita em Vigo e... o primeiro lugar que ela ocupa no meu «top» 2006 de música americana, já deve ter percebido que também sou fã dela! Também gosto muito das versões que ela tem do «La Llorona», mas ainda gosto mais quando oiço esta canção na voz de Chavela Vargas (um arrepio imenso!!!). O filme do Saura deveria ter estreado agora em Cannes mas parece que não foi aceite para a selecção oficial. Deve ir ao Festival de Veneza e estrear por essa altura também em Portugal.

Um beijo.

Anónimo disse...

Olá , mal posso esperar para ver o filme de Carlos Saura!
Eu canto fado cá no México desde 2003.

Saudacoes e PARABENS pelo Blog!
Marcela Ortiz Aznar
www.marcelaoa.com

António Pires disse...

Olá Marcela!

Muito obrigado pela visita e pelas palavras sobre o blog!!! O filme está quase a estrear em Portugal e também deve estrear no México proximamente... Bons fados :)

Um grande abraço