12 janeiro, 2009

Melhores Álbuns (com) Raízes e Antenas - Parte III


O Raízes e Antenas continua hoje a publicação de uma nova série, os Melhores Álbuns (com) Raízes e Antenas, dedicada a álbuns editados em 2008 (ou até anteriores a 2008, mas só durante esse ano «descobertos» por este blog) e que têm estado muitas vezes, e por direito próprio, no leitor de CDs aqui de casa. Todos eles são acompanhados por uma breve ficha informativa.


Terceira Parte - Conexões Ianques-Mexicanas e A Vitória da Cumbia


Lila Downs - Shake Away/Ojo de Culebra (EMI)

A cantora semi-mexicana semi-ianque Lila Downs (na foto) sempre assinou álbuns extraordinários, mas atrevo-me a dizer que este é o melhor de todos eles! Fortemente politizado, com uma variedade de estilos notável - das inevitáveis rancheras ao rock, ao jazz, ao klezmer (o lindíssimo «Perro Negro»), à cumbia e a uma versão de «Black Magic Woman», de Peter Green, e outra de «I Envy The Wind» (aqui como «Yo Envidio El Viento»), de Lucinda Williams -, em «Ojo de Culebra» (nos países anglófonos chamado «Shake Away»), Lila faz-se também rodear de um excelente leque de convidados: a mítica cantora argentina Mercedes Sosa, a espanhola La Mari (dos Chambao) ou Ruben Albarran (dos mexicanos Café Tacuba).





Calexico - Carried To Dust (City Slang)

No seu novo álbum, os Calexico voltaram à boa forma (ia escrever «fórmula») do início e atiraram-se novamente àquela mistura fabulosa de música tex-mex - com a sua dose de rancheras e mariachis -, às referências enniomorriconianas e a algum experimentalismo sonoro, mas agora alargado a temas mais-rock-mesmo e a uma visão mais alargada da música latino-americana (chega a haver um tema que parece saído directamente da cordilheira dos Andes). E o álbum começa logo muito bem, com uma homenagem lindíssima ao cantor chileno Victor Jara, «Victor Jara's Hands». Com Joey Burns e John Convertino colaboraram desta vez Amparo Sanchez (ex-Amparanoia), Douglas McCombs (Tortoise), Sam Beam (Iron & Wine), entre outros.






Vários - Arriba La Cumbia! (Crammed Discs/Megamúsica)

E agora, directamente para as pistas de dança!! «Arriba La Cumbia!» foi uma das melhores compilações a surgir em 2008, reunindo um leque abrangente de antigos e novos cultores da cumbia, género colombiano que em meados do século passado foi famoso em vários países da América Latina e assiste agora a um revivalismo mais que saudável, seja nas suas formas mais «primitivas» ou cruzando-se com novas linguagens musicais (electrónicas, hip-hop, reggaeton...). A colectânea reúne nomes clássicos e modernos da cumbia e também nomes grandes do panorama das danças modernas que se deixaram apaixonar por este género como os Up, Bustle & Out, Mo'Horizons e Basement Jaxx. Irresistível!

2 comentários:

sem-se-ver disse...

ando arredada das tuas caixas de comentarios, mas nao me esqueci de ti...

hoje deixei-te um desafio no meu blog (post 12 janeiro). se gostares... abusa!!

:-)

beijos, estás bom?

António Pires disse...

Sem-Se-Ver:

Estou bem, obrigado! E, olha, um Bom Ano para ti!!

Agora, obrigado pela passagem da corrente, mas tu sabes que eu não costumo responder a correntes aqui no R&A, mesmo que sejam tão engraçadas quanto essa! Mas vou tentar responder a alguma coisa na tua caixa de comentários! :)

Beijos...