19 setembro, 2008

Hertha - Ainda Mais Dança no Contagiarte


A terceira edição do festival Hertha - Encontro de Sons e Danças do Mundo volta a ocupar o Contagiarte, Porto, no final deste mês. E, desta vez, com workshops de LuJong, danças ciganas, dança africana tribal, dança clássica indiana, dança cabo-verdiana e didgeridoo, um concerto de taças tibetanas e outro de didgeridoo (por Renato, dos OliveTree), as «Noites Folk» do camarada Osga e um baile de danças tradicionais europeias pelos Bailebúrdia. Aqui em baixo segue o programa completo:

«HERTHA

III ENCONTRO DE SONS E DANÇAS DO MUNDO

25, 26 e 27 de Setembro 2008



PROGRAMA:

Dia 25, Quinta-feira:

16h às 18h – Workshop de LuJong por Ana Taboada

Bióloga, massagista em Terapias Orientais, Professora de Yoga Integral e Lu Jong, Monitora de Workshops & Concertos de Sons Sagrados do Oriente em Taças Tibetanas & Gongos.

Lu Jong é uma expressão tibetana que significa, literalmente, treino (Jong) do corpo (Lu), ou movimento do corpo.
Há milhares de anos atrás, os eremitas, que viviam em remotos lugares nas montanhas, longe de qualquer ajuda médica, sentiram necessidade, de criar técnicas de auto-tratamento, que os ajudassem a equilibrar todo o corpo, trabalhando os vários meridianos, os vários órgãos e os vários membros. Assim, com base nos ensinamentos da Medicina Tradicional Tibetana, que eles possuíam, desenvolveu-se o Lu Jong. Conservado e transmitido nos numerosos mosteiros budistas como uma técnica secreta tântrica da tradição Vajrayana que se ensinava e praticava entre os monges budistas.
Pensa-se, portanto, que suas origens são anteriores ao Yoga e ao Chi-Kung, na tradição Bon (religião xamane indígena do Tibete).

http://anataboada.blogspot.com

18h30 às 20h30 – Workshop de Danças Ciganas/Balkan Beat por Mónica Roncon

Este workshop inspirar-se-á nas danças ciganas dos Balcãs e da Roménia

Não só estudaremos a técnica, mas também e sobretudo, como aplicar esta técnica ao nosso estilo pessoal, realizando exercícios de expressão, improvisação e criatividade, numa procura de autonomia e autenticidade no movimento. Cedo deixaremos as formas, para alterar os seus códigos, transformando-os e criando novas possibilidades de linguagem e comunicação. Tudo isto, num ambiente rigoroso mas lúdico, fiel à perspectiva Duende da vida e da dança, ao som dos mais loucos ritmos dos Balcãs….

www.danzaduende.org

www.madrugada-cigana.com/monicaroncon


NOITE: Concerto de Taças Tibetanas por Ana Taboada

Solo de Dança Cigana por Mónica Roncon.

“Noites Folk”


Dia 26, Sexta-feira:

16h às 18h – Workshop de Dança Africana Tribal por Marc N’Dannou

Marc N’Dannou espalha as Danças Africanas Tribais, nomeadamente as de Togo, á anos por Portugal e Estrangeiro.

Pelas suas classes passaram já inúmeros bailarinos de renome e centenas de pessoas que pretendem sentir e apre(e)nder o calor das Danças Africanas que Marc transporta consigo.

Desta vez é no Porto a oportunidade de dançar e sorrir ao som dos ritmos africanos.


18h30m às 20h30m – Workshop de Dança clássica Indiana – Odissi, por Diana Rego

Odissi é o nome da dança do este da Índia; Inicialmente esta dança era realizada dentro dos templos de Orissa, como uma das principais oferendas a deus.

Odissi é caracterizado pelos seus movimentos suaves e líricos contrastando com outros exactos e precisos. Tem um forte lado feminino, devocional, belo e vasta qualidade expressiva, assim como um intricado trabalho rítmico acompanhado pelo pakawaj drum, que é seguido lealmente pelo “sapateado a pé descalço “do bailarino.

Esta dança é uma meditação em movimento

o corpo torna-se uma escultura e dança

contando as historias da mitologia Hindu

Este curso é ainda de interesse para todo o tipo de bailarino e performer pois há um forte trabalho de consciência corporal, rítmica e expressiva (teatral).


http://dianadi-dance.blogspot.com

www.myspace.com/dianadi_dance


NOITE: Solo de Dança Indiana por Diana Rego.

Selecta Clandestino.



Dia 27, Sábado:

16h às 18h – Workshop de Danças Cabo-Verdianas por Tony Tavares


Foi em Cabo Verde, mais exactamente em São Vicente que António Tavares (na foto) iniciou o seu trabalho na área da dança, como bailarino do grupo Mindel Stars. Com este grupo faz a sua primeira digressão internacional em 1986, passando pela Holanda, Senegal, França e Macau. Em 1991 funda os grupos Crêtcheu e Compasso Pilon, desenvolvendo um trabalho de pesquisa sobre a dança africana e, principalmente, as danças tradicionais cabo-verdianas.

Pouco depois, recebe uma bolsa de estudo do Atelier Mar e vem para Portugal, onde estuda na Escola Superior de Dança e na Escola de Artes e Ofícios do Espectáculo, onde acaba também por leccionar. Além de trabalhar com importantes coreógrafos portugueses - entre outros, com Olga Roriz, Aldara Bizarro, Francisco Camacho, Rui Nunes e José Laginha - desenvolve ao mesmo tempo os seus próprios trabalhos como coreógrafo e bailarino, seguindo uma linha de criação que se poderia designar por afro-contemporânea.

18h30m às 20h30 – Workshop de Didgeridoo por Renato – OliveTreeDance

Renato Oliveira é membro e fundador dos “OliveTreeDance”. Na sua carreira conta já com inúmeras participações com os mais reconhecidos profissionais de Didgeridoo e actuações por todo o mundo.

Reconhecido pelo talento, pela energia e pela técnica, Renato traz neste Workshop um momento de partilha para todos os que quiserem entrar em contacto e comunicar através de um dos instrumentos mais ancestrais que perduram nos nossos tempos.

www.myspace.com/olivetreedance

NOITE: Live Act de Didgeridoo por Renato – OliveTreeDance

Baile de tradição Europeia com os BAILEBÚRDIA


NOTA:

TODOS OS WORKSHOPS SÃO DE NIVEL ABERTO E DIRIGIDOS A HOMENS E MULHERES DE TODAS AS IDADES».

Os workshops podem fazer-se pelo simbólico valor de 30 euros.

Mais informações, aqui e aqui.

1 comentário:

Keegan disse...

The concepts holds the key to dancing effectively, because in salsa the legs are used in alternation. Proper control of weight transfer gives proper control over dancing. If you can walk, you can dance.There is a versatile website which teaches salsa dance.