17 setembro, 2008

OuTonalidades - Por Portugal Inteiro (E na Galiza Também)


O fabuloso festival itinerante OuTonalidades está a crescer cada vez mais e agora até já chega à... Galiza. Com dezenas de concertos de norte a sul de Portugal protagonizados por grupos portugueses e galegos e o salto de vários grupos portugueses para o lado de lá do Rio Minho. Mas o melhor mesmo é ler o comunicado da organização, que explica tudo:

«10 Outubro a 20 Dezembro 2008

Circuito “OuTonalidades”, à 12ª edição, estende-se à Galiza!
Maior roteiro de sempre também em Portugal.

Aguada de Cima, Águeda, Allariz, Aveiro, Bueu, Estarreja, Évora, Ferrol, Chaves, Fundão, Guarda, Lisboa, Lugo, Melide, Nígran, O Grove, Paços de Ferreira, Tondela, Tavira

O OuTonalidades, à 12ª edição, não bastando estender a sua implantação a quase toda a geografia nacional, literalmente de norte a sul, passa a integrar também a Galiza no seu roteiro. Mais de uma vintena de grupos portugueses e galegos, de vários géneros musicais, garantirão quase sessenta concertos, em Portugal e na Galiza, durante as onze semanas de duração do evento, que atravessa todo o Outono. Inicia a 10 Outubro, simultaneamente em Águeda e Lisboa. Nas semanas seguintes, o roteiro espalha-se do topo norte da Galiza (Ferrol) até plena costa algarvia (Tavira), passando por espaços de música ao vivo de 19 vilas e cidades.

A d’Orfeu Associação Cultural, promotora desde sempre do OuTonalidades, estabeleceu um convénio com a AGADIC – Axencia Galega das Industrias Culturais (anterior IGAEM) que garante o inédito alargamento do evento à Galiza. Da cooperação entre o OuTonalidades e a Rede Galega de Música ao Vivo, circuito congénere que é coordenado pela Clubtura, também entidade parceira deste acordo estratégico, haverá canal directo para a participação de 6 grupos portugueses na Galiza, bem como à presença de 5 grupos galegos no circuito português, num total de 36 concertos em regime de intercâmbio, dos 59 concertos programados nesta 12ª edição.

O OuTonalidades, um enorme palco de oportunidades em franca expansão geográfica ano após ano, estimula o sentido de rede, partilhando pequenos espectáculos em pequenos espaços, nomeadamente cafés-concerto, bares associativos e outros espaços de música ao vivo. É um evento dedicado ao pequeno formato, mas com o envolvimento e visibilidade dos grandes acontecimentos. Não se tratando de um festival de bares com música, o Outonalidades é antes um festival de música nos bares. A evolução do circuito reforça essa ideia e estimula o cruzamento de esforços de muita da programação independente em Portugal e Galiza.

O cartaz desta 12ª edição, de um ecletismo invejável, apresenta 22 grupos, entre portugueses e galegos, de genéros que vão do jazz ao tradicional, do rock ao fado, do ska aos blues, do experimental às músicas do mundo. O OuTonalidades reforça a sua rede de parcerias, num circuito que dá palco à música ao vivo nas noites de Outono. A festa e a diversidade são marcas distintivas das programações do OuTonalidades, evento rotativo de música ao vivo que começou por ser, há doze anos, um pequeno circuito local de bares em Águeda, cidade que continua a ser epicentro do circuito agora luso-galaico. Com as várias adesões a norte e a sul, também em Portugal o evento cresce e já chega este ano a nove distritos (mais um que na última edição): Vila Real, Porto, Aveiro, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Lisboa, Évora e Faro.

Aos grupos é anualmente feito convite para integrar um circuito cada vez mais alargado, o que significa, por isso, mais oportunidades. O OuTonalidades promove, em cada nova edição, a circulação e visibilidade de muitos grupos numa grande rede, com uma divulgação cruzada que se estende a todo o território abrangido pelo roteiro, no qual é cada vez mais certo encontrar projectos artísticos de qualidade.

Toda a programação do 12º OuTonalidades está disponível em www.dorfeu.com, o sítio internet da d’Orfeu Associação Cultural, e no myspace do evento em http://www.myspace.com/outonalidades08, onde é possível aceder às apresentações de todos os espaços e de todos os grupos participantes.

Os Municípios de Águeda, Estarreja e Tavira são apoiantes oficiais desta 12º edição, além do Ministério da Cultura / Direcção-Geral das Artes e de vários outros organismos. Na Galiza, a AGADIC e a Clubtura são os parceiros oficiais do evento. A extensão galega conta ainda com o apoio do Instituto Camões. O OuTonalidades®, que é Marca Nacional Registada enquanto evento cultural, é reconhecido como actividade de Superior Interesse Cultural pelo Ministério da Cultura desde 2003.

Com um OuTonalidades assim, escolha o roteiro e viva o Outono a cores!

ESPAÇOS ADERENTES

PORTUGAL
Bar do Cine-Teatro de Estarreja
Bar do Novo Ciclo ACERT (Tondela)
Bar do Teatro Aveirense (Aveiro)
Café-Concerto do Teatro Municipal da Guarda
Casa da Eira (Paços de Ferreira)
Casa do Povo de Santo Estêvão (Tavira)
Centro Cultural da LAAC (Aguada de Cima)
Espaço Celeiros (Évora)
Espaço d’Orfeu (Águeda)
Lounge da Casa da Moagem (Fundão)
Sala Multiusos do Centro Cultural de Chaves
Teatro Ibérico (Lisboa)

GALIZA
Aturuxo (Bueu)
Café Cultural Roi Xordo (Allariz)
Clandestino (Nigrán)
Clavicémbalo (Lugo)
Náutico (O Grove)
Pub Gatos (Melide)
Sala Run Rum (Ferrol)


GRUPOS PARTICIPANTES

GALEGOS
A Tuna Rastafari
Bukowski Blues Trío?
Carlos López Quartet
Moondogs Blues Party
Niño y Pistola

PORTUGUESES

Banda Polk
Canções do Ceguinho
Comcordas
Fado Falado
João Gentil e Luís Formiga *
Lufa-Lufa
Mu *
Pé na Terra
Quarteto Sofia Ribeiro e Gui Duvignau *
Quimera Quinteto
Rockabillyo
Rui Pedro *
Samuel Quinto Trio
Toques do Caramulo * (na foto)
Trisonte
Txikiss
Uxu Kalhus *

* grupos portugueses com concertos programados na Galiza

NÚMEROS DESTA 12ª EDIÇÃO

21 concertos de 6 grupos portugueses na Galiza
15 concertos de 5 grupos galegos em Portugal
circuito total de 19 espaços (12 em Portugal e 7 na Galiza)
total de 59 concertos de 22 grupos em todo o circuito».

Mais informações aqui.

Sem comentários: