23 setembro, 2008

«I Like It Like That» e «Sound Affects - Africa» - O Mundo Numa Mesa de Mistura


O fenómeno, global, da world music não apaixona apenas aqueles músicos, DJs e produtores que se inscrevem neste "género", que é, obviamente, não um género mas um conjunto alargadíssimo de géneros, estilos, escolas e fusões. Não é por isso de estranhar que muita gente de outras áreas como o rock, o jazz, as electrónicas visitem a world, de forma permanente e apaixonada umas vezes, como curiosidade exótica outras. Mas, seja num como noutros casos, há muitas vezes belíssimos exemplos de como se trabalham (ou re-trabalham) temas da chamada world e áreas similares com vista a um resultado final diferente, muitas vezes ainda mais dançável que o original e com um pé na world e outro nas novas linguagens musicais.

Um belíssimo exemplo disto tudo - já referido há alguns meses neste blog - é o trabalho continuado de uma verdadeira enciclopédia da world music: DJ Click, que na colectânea dupla «Flavour» convoca nomes conhecidos ou emergentes da melhor world music para dançar e, em estado puro ou em remisturas feitas por si próprio, os serve numa bandeja de prata a toda a gente que tenha curiosidade em saber que coisa é essa da world music e se essa "coisa" é ou não é o melhor que se pode dançar numa discoteca ou num festival na praia. Longe da explosão de géneros presente em «Flavour» mas igualmente bastante excitantes pelas propostas que apresentam são os outros dois discos de que se fala a seguir: «I Like It Like That» (Fania/Mr Bongo/Multidisc, *****) e «Sound Affects - Africa» (Bottletop/Mr Bongo/Multidisc, ****). O primeiro, «I Like It Like That», reúne temas originais editados pela mítica Fania Records e remisturas feitas por muita gente conhecida da actualidade (Bugz In The Attic, Louie Vega, Nicola Conté, Gilles Peterson, 4 Hero, Quantic, Bonde do Rolê...), tornando temas na sua origem já altamente dançáveis em momentos de festa pura. A Fania - editora baseada em Nova Iorque que, nos anos 60 e 70, se especializou em música latino-americana (essencialmente salsa mas também o boogaloo, o mambo, o jazz latino...) e para a qual gravaram nomes sonantes como Johnny Pacheco, Celia Cruz, Ray Barretto e Rubén Blades, entre muitos outros. E nesta colectânea, a essência latina dos temas originais está quase sempre bastante presente, apesar de algumas remisturas mais aventureiras, mas saborosíssimas, como o dub aplicado a um tema de Noro Morales por Gilles Peterson & Simbad, ou a nova vocalização em português do Brasil e batida favela funk feitas pelos Bonde do Rolê (na foto, de Manuel Nogueira) sobre um tema de Lenni Sesar.

Igualmente com os temas originais como bónus, «Sound Affects - Africa» mostra remisturas feitas por gente como Bonobo, Freeland, Way Out West, Quantic, Paul Oakenfold ou Fink para originais interessantíssimos de alguns nomes saídos do afro-beat e da juju music da Nigéria e do Gana dos anos 60 e 70, entre eles Honny and The Bees Band, Orchestra Lissanga, Yahoos, Orlando Julius ou Dele Sosimi (ele que foi dos Egypt 80, de Fela Kuti). O resultado é, quase sempre, o sublinhar elegante e respeitosos de uma música já infecciosamente dançável por si, aqui transposta para o presente e com algumas surpresas divertidas como a alusão ao... «Smells Like Teen Spirit», dos Nirvana, na remistura de «Turbulent Times» de Dele Sosimi feita por Paul Oakenfold.

(Texto originalmente publicado, com ligeiras alterações, na «Time Out Lisboa» em Julho passado)

Sem comentários: