25 julho, 2010

Festival Folk/Celta de Ponte da Barca Regressa em Agosto


Directamente pilhada do blog Sons Vadios,aqui fica a notícia da terceira edição do Festival Folk/Celta de Ponte da Barca, que decorre nos dias 14 e 15 de Agosto:

"Ponte da Barca vai ser palco, no fim-de-semana, dias 14 e 15 de Agosto, pelo 3º ano consecutivo, do Festival Folk/Celta. Este evento pretende, à semelhança das edições anteriores, ser o veículo para o cruzamento de sonoridades musicais folk e celtas, contando para o efeito, com a participação de grupos vindos de Portugal e Espanha. Paralelamente aos espectáculos, haverá animações e diversas outras actividades.

Os espanhóis Keympa são o grupo convidado para abrir esta terceira edição do festival folk celta. Considerados como um dos nomes seguros da música folk em Espanha, afirmam cada vez mais nas suas canções as suas influências celtas, fazendo com que cada concerto seja um espectáculo contagiante de ritmos, em que se descobre um novo caminho, uma via de fusão, um ponto de encontro que não obedece a fronteiras, quer as geográficas quer as dos sentimentos.

A dividir o palco com os keympa no 1º dia de festival vai estar a Brigada Victor Jara, um dos nomes de referência da música popular portuguesa, que ao longo dos anos recolheram músicas de todas as regiões portuguesas, reflectindo nos seus concertos a diversidade sonora de Portugal com as canções mais ritmadas do norte, as belas harmonias do Alentejo e trazendo ainda influências de locais tão díspares como o Norte de África e a Escócia.

No Segundo dia (15 de Agosto), subirão ao palco os Lufa Lufa (na foto), projecto originário do Porto, que têm como cartão de visita “Foledad”, um reportório de temas originais que percorre distintas linguagens musicais e com uma forte componente visual e cénica, transportando o espectador por paisagens imaginárias.

Para encerrar mais uma edição do festival folk celta, que tem dado mostras da sua importância enquanto crescente referência do concelho de Ponte da Barca, vão actuar os Luar na Lubre, uma das mais importantes referências do panorama musical Galego e a que talvez tenha um maior impacto internacional, com uma carreira de mais de 20 anos recheados de êxitos, prémios e distinções um pouco por todo o mundo.

O grupo tem como base de trabalho a preservação da identidade da cultura galega, dedicando uma grande atenção ao cancioneiro tradicional daquela região espanhola que é o seu grande campo de trabalho e pesquisa.

Resta acrescentar que este festival é organizado pelo Município de Ponte da Barca, e pela Adere-PG, inserido no projecto POCTEP, Natura Xurês Gerês, Gestão conjunta do Parque Natural da Baixa Limia Serra do Xurés, Chefe de fila – Xunta de Galicia-Conselleria do Medio Rural- Dirección Xeral de Conservación da Natureza; Parceiro 1 – Departamento de Gestão das Áreas Classificadas do Norte | Parque Nacional da Peneda-Gerês; Parceiro 2 – Associação de Desenvolvimento das regiões do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Todos os espectáculos têm início marcado para as 22h00, com entrada livre."

Mais informações, aqui.

Sem comentários: