28 abril, 2011

George Clinton, Seun Kuti e Muchachito Bombo Infierno no MED de Loulé


Que grande notícia! O mestre do funk de intervenção- e fundador dos seminais Funkadelic e Parliament - George Clinton (na foto), o herdeiro do espírito do afro-beat Seun Kuti e os repetentes Muchachito Bombo Infierno estão confirmados no MED de Loulé 2011. Também confirmados estão os portugueses Lula Pena, Sean Riley & The Slowriders e a deliciosa pop-jazz de Luísa Sobral. Ainda sem carimbo oficial, mas com um grau grande de certeza, estão também -- tal como avançaram as Crónicas da Terra e aqui se repetiu -- a Fanfare Ciocarlia e a Boban & Marko Markovic Orchestra envolvidas na Balkan Brass Battle. O comunicado oficial:

"Festival MED 2011 de 22 a 25 de Junho

George Clinton Parliament Funkadelic, Seun Kuti & Egypt 80, Muchachito Bombo Infierno e Luísa Sobral entre os primeiros nomes confirmados

Loulé, 28 de abril de 2011 – Estão já fechados os primeiros nomes para a 8ª edição do Festival Med, o primeiro festival de música do verão e um dos mais conceituados festivais nacionais de world music. De 22 a 25 de junho, o centro histórico da cidade de Loulé volta a vestir as cores do mundo e a transformar-se num palco de sons e sabores, experiências culturais, e de fusão das mais variadas manifestações artísticas.

Com cinco palcos dedicados em exclusivo à música, a Cerca e a Matriz voltam a ser palcos principais, acolhendo mais uma vez grandes nomes do circuito internacional de world music. O palco Castelo, à semelhança do ano anterior, será dedicado ao que de melhor se faz em Portugal.

George Clinton Parliament Funkadelic, Muchachito Bombo Infierno, Seun Kuti & Egypt 80, Luisa Sobral, Sean Riley & The Slowriders e Lula Pena são os primeiros seis nomes confirmados para a edição 2011 do Festival Med.

George Clinton Parliament Funkadelic sobem ao palco Med a 24 de junho, para aquela que será a sua estreia absoluta em Portugal. Liderado pelo norte-americano George Clinton, considerado um dos mais importantes embaixadores do funk, ao lado de James Brown e Sly Stone, membro do Rock and Roll Hall of Fame, este será um dos grandes momentos desta edição, certamente um dos mais aguardados.

Muchachito Bombo Infierno, coletivo espanhol que fez furor na edição do festival em 2008, volta a pisar o palco Med para mostrar porque é que se mantém uma das bandas sensação da terra de nuestros hermanos. Mais do que a originalidade dos temas ou a fusão de ritmos (rock, rumba catalã e reggae), a crítica aplaude a singularidade das suas atuações, que são manifestas homenagens à arte plástica. Cada concerto dá origem a uma tela que é pintada no palco por Santos De Veracruz, o pintor que acompanha a banda em todas as deslocações. Uma atuação que se espera que volte a ser contagiante, logo na primeira noite do festival, a 22 de junho.

Seun Kuti & Egypt 80 sobem ao palco Med a 23 de junho. Depois de Femi Kuti ter brilhado no Med, é a vez do filho mais novo de Fela Kuti, Seun Kuti, passar pelo centro histórico de Loulé. O músico nigeriano acabou de lançar seu segundo álbum, acompanhado pela banda Egypt 80, anteriormente liderada pelo seu pai, e vem ao Med apresentar o novo projeto “From Africa With Fury: Rise”. Assumindo a grande responsabilidade de ser filho do lendário pai do afrobeat, Seun mostra estar à altura do legado, evidenciando, em palco e fora dele, a mesma lírica e energia musical de Fela Kuti. Uma atuação muito desejada, sobretudo para os fãs do afrobeat.

Luísa Sobral, uma das mais recentes e promissoras revelações nacionais do mundo do jazz, sobe ao palco a 24 de junho para apresentar o seu primeiro trabalho “The Cherry on my Cake”. Tendo como inspirações nomes de peso como Billie Holliday, Ella Fitzgerald ou Chet Baker, foi com estas referências que a artista rumou a Boston para estudar música no Berklee College of Music. Durante a sua estadia de quatro anos nos EUA, Luísa Sobral foi nomeada para “Best Jazz Song” (Malibu Music Awards 2008), “Best Jazz Artist” (Hollywood Music Awards), “International Songwriting Competition” (2007), e “The John Lennon Songwriting Competition” (2008).

No dia 23 de junho, o palco Castelo recebe os portugueses Sean Riley & The Slowriders que irão apresentar “It’s Been a Long Night”, o mais recente álbum de originais da banda com lançamento previsto para 30 de maio. “Silver” é o nome do primeiro single deste trabalho que, à semelhança do anterior, “Only Time Will Tell” (2009), foi produzido por Nelson Carvalho. Aclamado pela crítica e sustentado com grandes prestações ao vivo, caso do sucesso alcançado nos festivais de Paredes de Coura e Alive, a banda aponta baterias para o mercado internacional. Com os dois discos editados no Benelux (Bélgica, Holanda e Luxemburgo), a banda foi escolhida pela Antena 3 para representar Portugal no importante festival Eurosonic (Groningen-Holanda).

Lula Pena é o último nome confirmado, para já, do cartaz deste ano do Med. A intérprete e compositora, a voz de “Pasión” uma das mais aplaudidas músicas de Rodrigo Leão, sobe ao palco Castelo no primeiro dia, a 22 de junho, para apresentar “Troubador”, o seu mais recente trabalho discográfico, o aguardado sucessor de “Phados”. Lula Pena toca um fado a que tira o f, assumindo-se, sem drama ortográfico mas com crença, como phadista. Vivendo imersa nesta relação tão singular com o som, com a memória e como carregamos connosco tudo o que já vimos, observámos e aprendemos para todo o lado, podemos pensar em Lula não só como uma das grandes “reinventoras” do fado, mas alguém que verdadeiramente o viveu e segue vivendo.

Depois de mais um recorde de bilheteira batido em 2010, com mais de 25 mil pessoas a visitarem o Med durante os quatro dias de festival, a Câmara Municipal de Loulé, entidade organizadora do evento, continua a encarar a crescente adesão como uma consequência da qualidade artística do festival. Em 2011, a autarquia mantém a fasquia artística e também o preço dos bilhetes: bilhete diário - 12,00 €; passe de festival (4 dias) – 40,00 €.

Os bilhetes estarão à venda a partir de dia 1 de junho no Cine-Teatro Louletano. A partir do dia anterior ao festival, os ingressos poderão também ser adquiridos nas bilheteiras junto ao recinto."

Sem comentários: