20 junho, 2011

Clube Conguito (Também) no MED de Loulé


Pois é! O Clube Conguito (eu e o camarada Rodrigo Madeira, com o convidado especial Vasco Madeira, o mais recente e bonito elemento do clã Conguito; na foto) vai encerrar a programação de sexta-feira, dia 24, no Palco do Castelo do MED de Loulé. Desta vez escolhemos muita música negra -- africana (e de várias décadas!), caribenha e latino-americana mas também funk, soul, disco, hip-hop, spoken word...). Mas o melhor é esperar pela noite de sexta, que promete ser quente! De resto, há muito mais novidades que surgiram nesta recta final do MED de Loulé:

"De 22 a 25 de Junho, em Loulé DAVID DE ALMEIDA É O ARTISTA PLÁSTICO CONVIDADO

Artesanato, teatro, gastronomia, artes plásticas e muita música completam o cartaz do Festival MED 2011
Falta apenas uma semana para o arranque da oitava edição do Festival MED, um dos mais conceituados festivais de world music do País, que decorre de 22 a 25 de Junho, no Centro Histórico de Loulé. Mais do que um festival de Verão, o primeiro do ano, este é um certame cultural, onde várias manifestações têm expressão: das artes plásticas à gastronomia, do artesanato ao teatro e à animação de rua, com uma programação vasta que pretende chegar a todos os públicos, dos 8 aos 80 anos.
Artes Plásticas

Todos os anos, a organização do Festival MED convida um artista plástico português para expor a sua obra na Galeria de Arte do Convento de Espírito Santo, no interior do recinto do festival. Este ano, David de Almeida é o convidado especial, e apresentará uma exposição intitulada “MED”.

David de Almeida é na natural de São Pedro do Sul, e frequentou, na Escola António Arroio, o Curso de Gravador Litógrafo e na Gravura - Cooperativa de Gravadores Portugueses um curso de Gravura em metal sob a orientação de Maria Gabriel. Subsidiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, estagiou nos Moinhos do Vale do Lagat, em França, no sentido de se especializar na feitura manual de papel. Cursou holografia no Goldsmith College (London University) e estagiou com Stanley Hayter no Atelier 17 em Paris, como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Tem dezenas de exposições individuais e colectivas e foi já distinguido com vários prémios nacionais e internacionais. Entre eles, destaque para o Prémio Internacional de Arte Gráfica Jesús Núñez (Corunha, 2006) e o Prémio Nacional de Gravura do Museu de Gravura Espanhola Contemporânea (1999).

Nos claustros do Convento Espírito Santo estará ainda patente a exposição “Entre Margens” de Vasco Silva Lopes, uma mostra de visões insulares e ribeirinhas de Cabo Verde, Guiné-Bissau e Moçambique.

Espalhadas por todo o recinto estarão ainda várias manifestações de street art, de autoria de variados artistas, entre eles Teresa Paulino e Alexandre Sequeira.

Mais música…

Mas porque a música é a arte rainha do MED para além dos 22 nomes já anunciados para os palcos da Cerca, Matriz e Castelo, o MED apresenta ainda mais 15 projectos, com actuações agendadas para os palcos da Bica e do Arco, de 22 a 25 de Junho, no Centro Histórico de Loulé.

Nobre Ventura, Instinct Baroudeurs, Toca Tintas, Outorga, Noiserv, César Matoso, Tâmara, Migna Mala, Caldas Hand Saw Massacre, Godai Project, Eroscópio, Muda As Maria, Nuno Rancho, In Tento Trio e Original Electro Groove são os nomes confirmados para os palcos da Bica e do Arco. Sexta-feira e sábado à noite, o MED oferece ainda duas sessões de DJ Set.

Gastronomia

Os sabores mediterrânicos são um dos atractivos deste evento que, ao longo de quatro dias, vai encher a Zona Histórica de Loulé com muita animação, cor e um ambiente único onde as várias culturas do Mediterrâneo e do mundo se fundem numa só realidade.

Para além da cozinha tradicional portuguesa, o MED vai ter também um conjunto de espaços de restauração dedicados aos sabores tradicionais de países como Espanha, Grécia, Marrocos, Egipto ou Itália.

O Chef Chakall volta a ter um espaço próprio no MED, aprazível para os visitantes apreciaram alguns dos pratos elaborados “ao vivo e a cores”, onde os ingredientes que fazem parte da dieta mediterrânica estarão em destaque.

Artesanato

A cor e a diversidade vão marcar as cerca de 100 bancas de artesanato que vão estar espalhadas pelos becos e ruelas do Centro Histórico da cidade. A grande aposta é no artesanato internacional, com especial incidência no marroquino, tunisino e egípcio. Mas as novas tendências do artesanato moderno também vão marcar presença nesta edição do Festival MED.

Os visitantes poderão adquirir uma série de produtos que vão desde a bijutaria, têxteis e vestuário aos objectos característicos de várias culturas do mundo como os digeridos aborígenes, os djambés africanos ou os cachimbos de água e serviços de chá típicos dos países do Magreb.

Para os mais novos

Os mais novos nunca são esquecidos pela organização, que reedita mais uma vez o espaço MED Kids. Diariamente, das 19h30 às 00h30, decorrem nesta área do festival actividades diversas como Hora de Artes Manuais, Hora da Dança, Hora do Conto Mediterrânico, pinturas faciais e jogos. Este é um local onde as crianças se podem divertir num ambiente agradável e acolhedor, criando e experimentando actividades relacionadas com o Mediterrâneo, de forma a estimular a sua imaginação, enquanto os pais circulam pelo recinto do festival. Durante quatro dias, o MED Kids recebe crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos acompanhadas por uma equipa de monitores.

Preço e local de venda dos bilhetes

Os bilhetes para o Festival MED 2011 já estão à venda no Cine-Teatro Louletano e estarão à venda nas bilheteiras instaladas à entrada do recinto a partir do dia 21 de Junho.
A organização põe à disposição do público duas modalidades de ingressos: Bilhete Diário (12 euros) e Passe de Festival (40 euros).

Sobre o MED
Organizado e promovido pela Câmara Municipal de Loulé, o Festival MED, já na 8ª edição, é um evento de world music inspirado na cultura mediterrânica, que transforma o Centro Histórico de Loulé num desfile de manifestações culturais.

Decorada de cores quentes, Loulé oferece todos os anos, durante cinco dias, um alinhamento de experiências multifacetadas, onde a música dá o mote. Sendo este, assumidamente, um festival de world music, pelo palco MED já desfilaram nomes de peso do circuito internacional.
As artes plásticas, a gastronomia, o artesanato, o teatro e a animação de rua completam a oferta."

1 comentário:

Crix disse...

Lá nos veremos, desta vez, em posições diferentes!
beijinhos!