23 fevereiro, 2012

Helder Moutinho Selecciona... no Vinyl


O fadista Helder Moutinho é o programador do Vinyl -- espaço situado em Alcântara -- para os próximos dias. A selecção é excelente... e assim houvesse muitos mais espaços e programadores. O comunicado:

«A proposta de Helder Moutinho, programador do Vinyl para o mês de Fevereiro, é uma viagem à denominada “Música do Mundo”, reflectindo as viagens, as influências e as culturas mais representativas de algumas regiões do mundo lusófono. Além dos vários concertos com voz que Helder Moutinho programou para o Vinyl, vai haver também concertos instrumentais, por toda a cumplicidade que têm com a “música do mundo lusófono”.


23 | Quinta-feira
Início do Espectáculo: 22h30

ATLANTIHDA

A história dos Atlantihda é contada por seis músicos e uma fadista. Oriundos dos mais distintos géneros musicais, os Atlantihda viajaram pelo mundo da música nacional e internacional, absorvendo várias influências para se encontrarem num projecto que acabaria por ligar a música de raiz tradicional e rural, com aquela que é a nossa música popular urbana: O Fado. Também aqui se encontram a guitarra braguesa, os adufes, as formas, as melodias e os ritmos que todos vieram a adquirir nas suas “Viagens”, mas numa atitude consciente de que se pode fazer música de raiz popular (escrita ou não), usando uma linguagem contemporânea que parte das vivências de músicos dos nossos dias (…) criando assim “Uma canção genuinamente portuguesa”.


24 | Sexta-feira
Início do Espectáculo: 22h30

HELDER MOUTINHO & OS FADISTAS (FADO)

Um Espectáculo de Fado com Arranjos de Daniel Schvetz para uma formação de Guitarra Portuguesa, Viola, Piano, um Quarteto de Cordas e um Contrabaixo. Baseado no repertório do Fadista Helder Moutinho, com alguns temas do panorama musical do Fado, criando ao mesmo tempo uma homenagem a alguns dos grandes interpretes de Fado no masculino.

Arranjos: Daniel Schvetz
Piano: Daniel Schvetz
Guitarra Portuguesa e Direcção Musical: Ricardo Parreira
Viola de Fado: Marco Oliveira
Quarteto de Cordas: Tempus Quarteto de Cordas
Contrabaixo: Miguel Menezes

25 | Sábado
Início do Espectáculo: 22h30


RITINHA LOBO


Ritinha Lobo (na foto) é a mais recente grande voz a emergir da respeitadíssima família Lobo, que leva já cinco gerações a dar à música cabo-verdiana alguns dos seus mais respeitados cantores. E o seu primeiro álbum a solo, “Jóia Creola”, fazendo justiça ao nome, é a revelação de uma autêntica pérola até aqui desconhecida da generalidade dos apreciadores de música. Com produção de Yami, “Jóia Creola” dá-nos a conhecer a esplendorosa voz de Ritinha Lobo, que interpreta aqui temas assinados por alguns dos mais respeitados compositores cabo-verdianos – Paulino Vieira, Orlando Pantera, Boy Gé Mendes e Ramiro Mendes --, originais de Yami e um axé do compositor brasileiro Lula Moreno.

29 | Quarta-feira
Início do Espectáculo: 22h30

COUPLE COFFEE

Norton Daiello (baixo) e Luanda Cozetti (voz) são a essência dos Couple Coffee, duo residente em Lisboa desde 2000 e com quatro álbuns gravados. Lançam em 2010 “Quarto Grão”, primeiro disco de originais e que marca a estreia de Luanda Cozetti como letrista ao lado de Tiago Torres da Silva. No Vinyl, e em duo, os Couple Coffee viajarão pelo reportório dos seus quatro discos - “Puro”, “C´As Tamanquinhas do Zeca”, “Young and Lovely – 50 Anos de Bossa Nova” e “Quarto Grão” – quando se preparam para entrar em estúdio brevemente para a gravação do quinto álbum, voltando às raízes; o diálogo entre o baixo de Norton Daiello e a voz de Luanda Cozetti. Um concerto intimista e arrebatador, a não perder!»

Sem comentários: