20 junho, 2008

Extra Golden e Timbila Muzimba Também na ZDB


Fusão de músicas africanas com outras músicas - embora com sonoridades bastante distintas - é o que propõem dois grupos que se apresentam na ZDB, ao Bairro Alto, em Lisboa, nas próximas semanas. Os Timbila Muzimba (na foto), grupo moçambicano que cruza as sonoridades tradicionais das timbilas - os grandes xilofones do sudeste de Moçambique - com ritmos e instrumentos ocidentais, tocam na ZDB, no dia 26 de Junho, três dias antes de se apresentarem no Festival Mestiço, que decorre na Casa da Música, Porto, e do qual já demos conta num post aqui em baixo. Também à «boleia» do Mestiço, a ZDB apresenta no dia 2 de Julho um concerto com uma das bandas mais excitantes da actualidade a cruzar géneros africanos - neste caso, o benga queniano e o afrobeat - com o rock, os Extra Golden, formado por dois norte-americanos e por dois quenianos. Extra Golden que tocam no Mestiço a 29 de Junho, a mesma noite dos Timbila Muzimba e do casal maliano Amadou & Mariam (que, um dia antes, actuam no Med de Loulé). Sobre os Extra Golden, é favor ler o organigrama explicativo da banda no Juramento Sem Bandeira, aqui, e um fabuloso texto de Alex Minoff, um dos elementos do grupo, sobre o que é ou não é «fake», o que é ou não é verdadeiro nestas músicas e nos seus cruzamentos, aqui.

4 comentários:

x disse...

Não fazia ideia que os Timbila Muzimba tinham estado por cá!!! Adoro isto... vou linkar-te para não voltar a perder coisas destas. :)

António Pires disse...

X:

Pois estiveram :)) Desta vez não os vi, mas vi-os há para aí três anos, da primeira vez que vieram a Portugal e adorei!! Se bem que gostar, gostar mesmo!!, é mais dos Timbileiros da Zavala, dos quais vi um concerto mágico e fabuloso há muitos anos, nos jardins da Gulbenkian...

Volte sempre :))

x disse...

volto sim! :)

António Pires disse...

X:

Será bem-vinda :))