06 agosto, 2008

Celtirock - Encontros Ibéricos em Vilar de Perdizes


A quinta edição do festival Celtirock decorre nos dias 16 e 17 de Agosto em Vilar de Perdizes (Montalegre, Trás-os-Montes) com concertos no primeiro dia e outras actividades no segundo. Dia 16, há espectáculos com os Gaiteiros de Pitões (Portugal), AnxoBlas (Galiza), Zamburiel (Espanha) e Hyubris (Portugal; na foto), para além do esconjuro da queimada (a bebida sagrada da Galiza). Já no segundo dia, não há concertos mas há projecções de um documentário («L'Horlage du Village») e de imagens da edição anterior do Celtirock, animações de rua, barraquinhas, jogos populares e visitas guiadas ao património local. Durante os dois dias há também venda de artesanato e workshops. Mais informações, aqui.

4 comentários:

Edward Soja disse...

Os Hyubris são do Tramagal. Desculpa, António. Sei que não é suficiente para definir um som, como dizer que Anxo Blaz (é assim? Não conheço) é da Galiza ajuda a dar ideia.

Enfim, perdoa-me, sou um localista.

Abraço.

António Pires disse...

Eduardo:

Pois!, não sei se a referência ao Tramagal poderá dar uma ideia do som dos Hyubris ;) OK, mas para quem não conhece aqui fica um lamiré sobre a sua música: rock (por vezes mais pesado, de outras mais progressivo) com folk (de tendência «celta»). AnxoBlas - que também se apresenta sob a designação AnxoBlastrio - é um músico de Ourense, na Galiza, mas também não conheço a sua música...

Um grande abraço...

Anónimo disse...

Caro António,

Vou dar uma achega em relação à música dos AnxoBlas:
Músicas originais, por vezes intercaladas com poemas de criação própria. O seu som situa-se entre o minimalismo de Michael Nyman e a originalidade de Yann Tiersen, com algumas pitadas de Win Mertens.

Relativamente à designação, neste momento é apenas AnxoBlas, pois saiu um dos músicos e foram incorporados mais dois, actuando, neste momento como quarteto:

Anxo Blas (teclados e guitarra)
Jerser Gil (percussões)
Sabela Dacal (teclados, acordeão e voz)
Belén Ferreiro ( viola)

Espero ter ajudado. :)

Abraço.

Vítor Afonso

António Pires disse...

Vítor:

Claro que sim! Muito obrigado :)

Grande abraço...