04 março, 2011

Congotronics vs. Rockers no Festival Músicas do Mundo de Sines


Grande notícia, esta, que é fresquinha e boa mesmo!!! Segue o comunicado de imprensa do FMM de Sines e uma crítica ao álbum que deu origem a este projecto ao vivo, publicada originalmente na "Time Out" há algumas semanas.

"10 músicos congoleses vs. 10 músicos da cena alternativa: Konono n.º 1 (na foto), Kasaï Allstars, Deerhoof, Juana Molina, Wildbirds & Peacedrums e Skeletons juntos em palco numa estreia absoluta em Portugal.

O projecto Congotronics vs. Rockers, que reúne no mesmo palco músicos ocidentais da cena alternativa e músicos congoleses da série “Congotronics”, é a primeira confirmação oficial do programa do FMM Sines – Festival Músicas do Mundo 2011.

O espectáculo realiza-se no Castelo de Sines, na noite de 23 de Julho, e é uma estreia em território português.

A música baseada em instrumentos tradicionais electrificados artesanalmente de bandas como Konono n.º 1 e Kasaï Allstars (conhecidas colectivamente pela série de discos “Congotronics”) tem sido recebida de forma entusiástica pelo público, imprensa e artistas do rock alternativo.

Lançado no final de 2010, o disco duplo “Tradi-Mods vs Rockers: Alternative Takes on Congotronics”, é um tributo prestado por 26 artistas de rock e música electrónica às bandas da República Democrática do Congo.

Ao longo da Primavera e Verão de 2011, num conjunto seleccionado de palcos, entre os quais Sines, o público poderá ver uma versão ao vivo do projecto, através de um grupo composto por 10 músicos congoleses e 10 músicos de rock indie, que se juntam na criação de repertório novo onde os seus universos estéticos se cruzam.

Os 10 músicos da “equipa” Congotronics são provenientes dos grupos Konono n.º 1, conhecido pelas distorções progressivas dos seus “likembes” electrificados, e Kasaï Allstars, que se notabilizou pela reinvenção dos ritmos hipnóticos da música cerimonial congolesa.

Os 10 músicos ocidentais, os “Rockers” do conjunto, são Deerhoof, uma das bandas de referência da cena indie dos EUA, Juana Molina, cantautora argentina, Wildbirds & Peacedrums, duo pop experimental sueco, e Skeletons, outro grupo alternativo norte-americano, representado pelo seu líder, Matt Mehlan.


A edição de 2011 do FMM Sines - Festival Músicas do Mundo realiza-se na cidade de Sines em dois fins-de-semana de Julho: 22 a 24 (sexta a domingo) e 27 a 30 (quarta a sábado).

Mais informações sobre o festival em www.fmm.com.pt e www.facebook.com/fmmsines"


Vários
"Tradi-Mods vs Rockers"
Crammed Discs/Megamúsica

Que as muitas músicas da world music estavam cada vez mais abertas ao rock e vice-versa (Vampire Weekend, Beirut, etc, etc, etc...) já se sabia. Mas nunca como neste "Tradi-Mods vs Rockers – Alternative Takes on Congotronics" se sentiu uma ligação tão profunda entre todos estes “mundos”. Sim, nos últimos anos – e apenas para referir alguns exemplos – apareceu a série “Rhythms del Mundo”, em que grandes nomes do rock se cruzam (mal, muitas vezes) com o “Buena Vista Social Club”, ou um razoável tributo de músicos africanos aos U2. Mas qui – e para poupar palavras – há 26 nomes da música ocidental – dos Deerhof e Andrew Bird aos Animal Collective e Juana Molina -- a fazer maravilhas com o legado dos Kasai Allstars ou Konono Nº1. Uma maravilha! (*****)

2 comentários:

Anónimo disse...

A minha alegria!
A minha alegria atravessou o mar
E ancorou na passarela
Fez um desembarque fascinante
No maior show da terra
Será que eu serei o dono desta festa
Um rei
No meio de uma gente tão modesta
Eu vim descendo a serra
Cheio de euforia para desfilar
O mundo inteiro espera
Hoje é dia do riso chorar
Levei o meu samba pra mãe de santo rezar
Contra o mal olhado eu carrego o meu patuá
Eu levei!
Levei o meu samba pra mãe de santo rezar
Contra o mal olhado eu carrego o meu patuá
Eu levei!
Acredito
Acredito ser o mais valente nessa luta do rochedo com o mar
E com o ar!
É hoje o dia da alegria
É a tristeza, nem pode pensar em chegar
Diga espelho meu!
Diga espelho meu
Se há na avenida alguém mais feliz que eu
Diga espelho meu
Se há na avenida alguém mais feliz que eu

(UNIÃO ILHA
Enredo: É Hoje - 1981
Compositores: Didi/Mestrinho)


Bom Carnaval pro cê!

Bjs.

laura disse...

:))))