14 março, 2012

Mari Boine e JuJu Também em Sines


Soma e segue! O FMM de Sines 2012 tem mais dois pesos-pesados confirmados: a cantora e activista sami Mari Boine (na foto) e o o projecto JuJu, de Justin Adams e Juldeh Camara. O comunicado:

«Mari Boine e JuJu confirmados
no FMM Sines 2012

Uma das maiores figuras da folk europeia e um dos projetos de fusão mais interessantes da música atual enriquecem o programa do festival de referência da “world music” em Portugal.

O FMM Sines – Festival Músicas do Mundo 2012, a realizar em julho próximo em Sines, Alentejo Litoral, tem a presença confirmada de Mari Boine (Noruega – Povo Sami) e JuJu (Gâmbia / Reino Unido).

MARI BOINE (NORUEGA – POVO SAMI)

Mari Boine é uma das cantautoras mais importantes da folk europeia das últimas três décadas.

Nascida em 1956, numa pequena aldeia da regiões árticas da Noruega, esta antiga professora estreia-se na música no início dos anos 80 com a motivação principal de divulgar a cultura dos Sami, povo nativo, de cultura animista pré-cristã, do norte da Escandinávia.

O seu álbum de estreia, “Jaskatvuođa Manná”, é editado em 1985, mas é com “Gula Gula”, lançado em 1989, que se destaca nos panoramas musicais norueguês e internacional. A sua discografia conta atualmente com cerca de uma dezena de álbuns, o último dos quais “Sterna Paradisea”, lançado em 2009.

Cantora e percussionista, a música de Mari Boine é um cruzamento entre tradição Sami (em especial o estilo de canto “joik”), jazz, eletrónica e rock contemporâneo.

No FMM Sines, Mari Boine será acompanhada em palco por uma formação que acentua o lado mais “extrovertido” da sua música, com Kjetil Dalland (baixo), Ole Joern Myklebust (trompete), Roger Ludvigsen (guitarra e percussão) e Aage Gunnar Augland (bateria e percussão).

JUJU (GÂMBIA / REINO UNIDO)

JuJu é um dos projetos mais importantes da música de fusão na atualidade.

O seu coração é a dupla formada por Juldeh Camara (Gâmbia), mestre do violino de uma corda “ritti” e vocalista poderoso, e Justin Adams (Reino Unido), guitarrista de Robert Plant e produtor dos Tinariwen, veterano dos cruzamentos do rock com a música africana.

O seu primeiro disco em conjunto, “Soul Science” (2007), que trouxeram ao FMM Sines em 2008, venceu o prémio de “world music” da BBC Radio 3 na categoria "Cruzamento de culturas", e o segundo, “Tell No Lies” (2009), ganhou o prémio da mesma categoria dos Songlines Music Awards.

Em 2011, a banda reforçou-se na secção rítmica com Billy Fuller (baixo) e Dave Smith (bateria e percussões) e passou a dedicar-se a longas peças de música de transe onde confluem origens africanas, do jazz, do dub reggae e do rock psicadélico.

O disco que regista esta nova dimensão, mais hipnótica, da dupla Adams / Camara é
“In Trance” (2011), aclamado pela crítica (publicações como o The Guardian ou a Songlines deram-lhe 5 estrelas em 5, por exemplo) e prenúncio de um dos concertos mais explosivos da edição de 2012 do festival.

O FESTIVAL

O FMM Sines – Festival Músicas do Mundo é o maior evento de “world music” realizado em Portugal. A sua 14.ª edição realiza-se nos próximos dias 19, 20, 21, 26, 27 e 28 de julho.

Além dos artistas mencionados nesta nota, já está também confirmada a presença de Oumou Sangaré & Béla Fleck (Mali / EUA), Hugh Masekela (África do Sul), Fatoumata Diawara (Mali), Bombino (Níger – Cultura Tuaregue) e Jupiter & Okwess International (R. D. Congo).

Mais informações

www.fmm.com.pt
www.facebook.com/fmmsines»

2 comentários:

tiu Cancho disse...

Este ano o FMM é incrível. Acho que vou tentar ir. A porpósito, eu recomendo que você faça uma conta no Twitter. É mesmo proveitoso!!

António Pires disse...

Olá Tiu Cancho!

Vem, sim. Da Estremadura espanhola a Sines é um instante!

Abraço,

António