18 setembro, 2007

Jazzin'Tondela com Magic Malik e Richard Bona!



Surpreendente, e importante, é o elenco do próximo Festival Jazzin'Tondela, que decorre de 4 a 6 de Outubro com concertos do flautista marfinense Magic Malik, do duo de Sofia Ribeiro e Marc Demuth, do pianista Mário Laginha e do grande baixista camaronês Richard Bona (na foto, de Ian Abela), com organização da ACERT. Dia 4, o festival começa com Magic Malik (Malik Mezzadri) - ele que se move tão bem nos meandros do jazz como da house ou do reggae via participações em álbuns de Groove Gang, Human Sipirit ou Saint Germain -, acompanhado por Jean-Luc Lehr (baixo), Maxime Zampieri (bateria) e Jozef Dumoulin (piano e teclados), e com o duo da cantora portuguesa Sofia Ribeiro e do contrabaixista luxemburguês Marc Demuth, que vêm apresentar o seu álbum «Dança da Solidão», num espectáculo em que cabem versões de temas de autores tão diferentes quanto Milton Nascimento, Carl Perkins, Cole Porter ou Janita Salomé. Dia 5, concerto único com o Trio liderado pelo pianista Mário Laginha (o habitual cúmplice de Maria João) e do qual também fazem parte outros dois «monstros» do jazz feito em Portugal: o baterista Alexandre Frazão e o contrabaixista Bernardo Moreira, que apresentam o álbum «Espaço». Finalmente, no dia 6, o palco é ocupado por Richard Bona, cantor e multi-instrumentista mas especialmente um enorme baixista, que ao longo da sua carreira tem feito uma viagem admirável entre o jazz, a música africana, o funk, o experimentalismo... Para se ter uma ideia, veja-se só alguns dos nomes com quem já colaborou: Didier Lockwood, Manu Dibango, Salif Keita, o recém-falecido Joe Zawinul, Lokua Kanza, Pat Metheny, Herbie Hancock, Chick Corea, Sadao Watanabe, Branford Marsalis, Regina Carter e Bobby McFerrin. Em Tondela, Bona será acompanhado por Etienne Stadwijk (teclados), Adam Stoler (guitarra), Taylor Haskins (trompete) e Samuel Torres (percussão). Mais informações aqui.

5 comentários:

Bandida disse...

estou sempre a aprender tanto por aqui, António!


falta-me ainda o livro e ... um autógrafo... pois, pois...


:)

Beijo A.

B.

António Pires disse...

Bandida:

O primeiro a aprender com muitas das coisas que aqui publico sou eu... :)

O livro e o autógrafo (blushing!) estão prometidos...

Beijo B.

A.

Petra disse...

O RICHARD BONA!!! :0


Acho que me vai dar uma coisa.

António Pires disse...

Petra:

Se te der, que não seja má!! Ainda ontem, por causa dest notícia estive a reouvir o álbum que ele tem com o Lokua Kanza e o Gerald Toto, que tem temas extraordinários... Vai ao concerto!

Beijos

jmmartins disse...

Estive lá, não só neste, mas também no dia do Magic Malik e posso assegurar que nunca vi tocar Baixo ... assim! Até parecia fácil …
Prestação memorável, com muita gente do meio musical na assistência. O último disco deste Camaronês – “Tiki” é um “must!”