23 setembro, 2007

Tinariwen e Vieux Farka Touré - Para Ficarmos Todos Com Areia Dentro dos Bolsos



Os leitores deste blog sabem do amor que tenho aos tuaregues Tinariwen (podem procurar por aqui críticas aos discos «Amassakoul» e «Aman Iman» e a reportagem do fabuloso concerto que eles deram no MED de Loulé) e o respeito com que recebi o álbum de estreia, homónimo, de Vieux Farka Touré (na foto), filho do grande Ali Farka (ver crítica ao álbum algures neste blog, em conjunto com o disco de Afel Bocoum & Alkibar). E agora a boa notícia: tanto os Tinariwen quanto Vieux Farka Touré (este em estreia no nosso país) vêm dar concertos a Portugal, integrados na digressão de promoção ao Festival au Désert - que todos os anos decorre em Janeiro, no Mali - e desta vez tem uma extensão na Europa e Estados Unidos. Os concertos estão marcados para dia 18 de Outubro no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, e um dia depois no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. Ainda não há muitos mais detalhes sobre o assunto (preços, etc.) mas ficamos, para já, com a certeza de que vamos ficar com os bolsos cheios de areia - na expressão mais que feliz de alguém que viu os Tinariwen mas que já não me lembro quem foi...

7 comentários:

Chá de Lucia Lima disse...

Oiééé!!!!! Eu vi-os em Loulé! :-)

Quem mais os viu..........?

-- Rsrsrs qualquer dia ainda pensam k sou uma "praga" tipo o "emplastro" do Porto que aparece em todas.....heheh

Aiii se eu pudesse dar 1 pulinho ao CCB!!!!!

António Pires disse...

Lúcia Lima:

Eu também vi os Tinariwen em Loulé - e disse que eles eram «a melhor banda rock do mundo»! Sem exageros... E posso acrescentar que os tinha visto antes, na WOMEX e na Casa da Música do Porto, e nenhum desses concertos foi tão bom - nem de perto nem de longe - quanto o de Loulé! E estou muito curioso em relação ao concerto do Vieux (gosto muito do álbum dele).

E não és «emplastro» nenhum e olha que Lisboa é já aqui :) Volta sempre, sempre!

C. disse...

Excelentes notícias aqui...ainda há dias estive no You Tube a ouvir e a ver um video do filho do grande Ali. Vou tentar arranjar calças com bolsos e seguir essa rota da areia.

:))boa noite, António.

António Pires disse...

C.:

Sim... e bolsos bem grandes :) :)

Volta sempre!!!

Boa noite :)

vague disse...

Os Tinariwen (q vou a seguir conhecer no maravilhoso YouTube!)

_?__não ganharam há uns anos um prémio internacional de uma conhecida revista de música, tipo Rolling Stone ou outra do género?
E os portugueses Mesa tb, não foi?

encontraste aqui uma boa perguntadeira :)

un dress disse...

mapas de areia caminhos de areia cantos de areia...

festas no deserto festivais no deserto

sobreVoaR o deserto

.......................... ~




..................abraÇO.beijO :)

António Pires disse...

Vague:

Esse não foi um prémio (apesar dos Tinariwen já terem ganho vários): tanto os Mesa quanto os Tinariwen e... o Rodrigo Leão estavam na lista de autores dos melhores álbuns de 2004 para o editor-chefe da revista norte-americana «Billboard».

Pergunta sempre :) :)


Un-Dress:

Lindo! Só falta um chá... de menta, de preferência. :)

Beijo e Abraço