08 setembro, 2008

The Chieftains - Uma Surpresa em Saragoça!


Estava eu muito bem a ver um jornal espanhol, o «Heraldo de Zaragoza», que tinha uma pequena notícia sobre as minhas actuações como DJ no Pavilhão de Portugal da Expo Saragoça quando a notícia de destaque da mesma página me fez dar um pulo de alegria: os irlandeses The Chieftains (na foto) iam tocar nessa mesma noite num dos palcos principais da Expo!! E dava mais que tempo para os ir ver!! E de sorriso de orelha a orelha, e coração apertadinho, lá fui à Plaza de Aragón ver o espectáculo de uns Chieftains renovados, remoçados, mais alegres, menos «roots» e mais «variedades». Mas valeu a pena, oh se valeu!! Integrado na sua digressão «The Celtic-Scottisch Connection Tour», este espectáculo mostra o núcleo duro dos Chieftains - Paddy Moloney (uilleann pipes, tin whistle), Matt Molloy (flauta), Sean Keane (violino) e Kevin Conneff (bodhran e voz) - acompanhado pela maravilhosa cantora escocesa Alyth MacCormack, a harpista e teclista Triona Marshall, o violinista Jon Pilatzke (que também dança, e se dança!) e mais um par de bailarinos fantásticos. E o resultado é um espectáculo total onde a música tradicional irlandesa se cruza naturalmente com as suas irmãs escocesa, bretã e galega (Paddy homenageou Carlos Nuñez, companheiro de aventuras dos Chieftains durante muitos anos) e também a country e o... rock - ouviram-se riffs do «(I Can't Get No) Satisfaction», dos Rolling Stones, lá pelo meio do concerto. Pelo que se sabe, o próximo passo dos Chieftains será um disco de fusão de música irlandesa com música mexicana, produzido por Ry Cooder. Promete!

Mas a Expo de Saragoça não me deu só um memorável concerto dos Chieftains. Lá, há música por todo o lado: uma fabulosa steel-band de Trinidad e Tobago que tanto toca música clássica, como Abba, como o seu calipso... Um grupo mauritano de hip-hop e reggae... Percussões tailandesas e indonésias... Ou os Cabo San Roque, aquele fantástico grupo catalão (o da máquina de lavar roupa ao centro do palco) que passou há uns meses pela ZDB... E isto tudo numa volta rápida pelo recinto e numa única tarde... E à noite haveria Carminho a cantar o seu fado verdadeiro no espaço Portugal Compartilha do Pavilhão de Portugal, concerto que não vi - para grande pena minha - porque a essa hora já estava de regresso. A propósito, as minhas sessões de DJ nesse mesmo espaço correram bastante bem, principalmente a primeira noite, que terminou em enorme festa dançante. E aproveito aqui para agradecer à equipa que me acolheu tão bem durante aqueles dias: à Tela, à Dina, ao Alexandre, à Clara, à Ana Paula e aos outros todos de que não sei o nome mas que me trataram sempre nas palminhas. Muito obrigado!

4 comentários:

Rini Luyks disse...

Parabéns António pela actuação na EXPO em Zaragoza! E que inveja encontrar lá tanta música boa.
Faz-me lembrar a EXPO '98 em Lisboa. Todos os dias eu fazia lá um turno de Olharapos (animação permanente), a seguir uma hora de acordeão no pavilhão da Holanda e depois era só escolher os espectáculos para ver e ouvir: os grandes nomes no Palco Sony, mas também muitos bons concertos nos palcos mais pequenos, como uma selecção de grupos ciganos que entraram nos filmes de Tony Gatlif (nomeadamente Latcho Drom), óptima escolha!
Só depois apreciamos em pleno, mas também é muito bom recordar...
Ainda não fui a Zaragoza, nem posso ir com os Algazarra ao Mercat de Música Viva de Vic em Barcelona no próximo fim de semana (isto promete). Em termos de trabalho na música estou mesmo confinado ao território nacional neste ano, paciência!

Abraço.

António Pires disse...

Rini:

Muito obrigado! E sim, Saragoça fez-me ter muitas saudades da Expo 98, onde vi dezenas e dezenas de concertos diferentes!! Aliás, acho que a Expo - ao lado das Festas d'O Avante - foi a grande responsável para a abertura de muitas cabeças e para o «boom» seguinte de festivais de world music em Portugal...

Um grande abraço...

minguiman disse...

carminho en EXPO Zaragoza 05-09-2008
minguiman :: 09-09-2008 - 13:24:12
Maravillosa,un gran exito,se lleno el restaurante y cuando actuo se ocupo todo el recinto con la gente de pie y unas 100 personas que no pudieron entrar,conquisto a todo el publico y los aplausos fueron larguisimos,fenomenal;cuando acabo,la ovacion fue tan grande que tuvo que salir despues de 3 o 4 minutos y cantarnos otras 2 canciones.
Lo dicho nos conquisto a todos.


minguiman ESPAÑA

António Pires disse...

Minguiman:

Muito obrigado por ter partilhado connosco o que sentiu no concerto de Carminho na Expo Zaragoza! Se quiser, também poderá fazê-lo no myspace da própria Carminho:

http://www.myspace.com/fadocarminho

Um abraço