15 setembro, 2008

Planície Mediterrânica - Onde o Sul Faz A Curva


Fui, pela primeira vez, ao Festival Planície Mediterrânica e... arrependo-me agora de nunca lá ter ido antes! Para já, e para começar, Castro Verde é uma terra lindíssima e acolhedora, em que o branco das paredes é mesmo branco, em que a comida é sempre uma delícia (só no Restaurante D.Afonso I deliciei-me com umas belas migas com entrecosto, um delicioso ensopado de borrego e um coelho frito que estava divinal!), em que boa parte da vila parece um museu vivo - quase lado a lado estão o Centro de Escultura, o Museu da Ruralidade, o Fórum, o Cine-Teatro, várias igrejas e... bares, dando gosto andar por lá, mais a mais numa altura em que Castro Verde está cheia de música... E de muito boa música!... Este ano - e dos concertos que vi do festival - o meu destaque absoluto vai para a Med'Set Orkestra (na foto, de Paulo Martins), um exercício de fusão exemplarmente bem conseguido de várias músicas mediterrânicas - do fado ao flamenco, do klezmer à música árabe, da música sefardita à canção siciliana -, onde brilham o cantor argelino Akim El Sikameya (também magistral no oud e no violino), a cantora espanhola Mara Aranda (ex-L'Ham de Foc), a cantora siciliana Rita Botto, o português Custódio Castelo (cuja guitarra passeou livremente, num belíssimo solo, entre Lisboa e Coimbra) e o acordeonista italiano Riccardo Tesi (dono de outro solo genial, na interpretação do seu tema «Marock»); o grupo Violas Campaniças - com o mestre Manuel Bento, acompanhado por duas cantoras, a mostrar a velha arte da viola campaniça, cujo som e música faz lembrar, e tanto!, o nordeste brasileiro; a No Mazurka Band e os cada vez mais apurados em timbres e envoltos num bom-gosto enorme Dancing Strings, a mandar os bailes; os divertidíssimos e ensaiadíssimos Farra Fanfarra; a singela mas lindíssima demonstração de flauta de tamborileiro de Diogo Leal; o arrepio pela espinha que é ouvir o pouco conhecido mas fabuloso grupo de cante alentejano Os Cardadores da Sete; a cantora marroquina Samira Kadiri com os Arabesque; os sempre bem-dispostos foliões espanhóis La Comparsa (com o seu flamenco... alegre, dado em jeito de tuna); e, completamente fora do programa, uma dupla de DJs - Luís e Fernando Cabrita - que animaram uma das noites do bar em frente ao Cine-Teatro com uma selecção fabulosa de world music onde couberam os Gaiteiros de Lisboa, Beirut, Tinariwen, Amparanoia, Dazkarieh ou o Dr. Nelle Karajic. Integrado na programação do Festival Sete Sóis Sete Luas, o Planície Mediterrânica mostra bem o sul a fazer a curva, Mediterrâneo dentro, além em direcção ao Oriente. Hei-de lá voltar!

2 comentários:

ORELHA EXTRA disse...

E podes voltar que serás sempre bem recebido!

Obrigado pelos elogios à dupla de DJ's (se te tivesses identificado, tinhas participado, já que há sempre por aqui lugar para mais um, desde que tenha bom gosto musical-como é o caso!).

Abraço.

Luis Gracinhas e F. Cabrita

António Pires disse...

Luís e Fernando:

Voltarei, de certeza! E quem sabe se para o ano não poderemos mesmo fazer uma parceria por alturas do Planície Medditerrânica? Era um prazer!!

Um grande abraço...