06 janeiro, 2009

Melhores Álbuns (com) Raízes e Antenas - Parte I


O Raízes e Antenas inicia hoje a publicação de uma nova série, os Melhores Álbuns (com) Raízes e Antenas, dedicada a álbuns editados em 2008 (ou até anteriores a 2008, mas só durante esse ano «descobertos» por este blog, como é o caso do álbum «Le Moulassa», dos AntiQuarks, na foto) e que têm estado muitas vezes, e por direito próprio, no leitor de CDs aqui de casa. Todos eles são acompanhados por uma breve ficha informativa.



Primeira Parte - Os Maiores OVNIs World do(s) último(s) ano(s):


Big Blue Ball - «Big Blue Ball» (RealWold)

Gravado durante algumas das já míticas «semanas» de jam-sessions intensivas nos estúdios da RealWorld, com produção de Peter Gabriel (que também aparece em vários temas como cantor), Karl Wallinger e Stephen Hague, «Big Blue Ball» é uma explosão de originalidade, grandes canções e parcerias inesperadas mas que fazem sempre sentido umas com as outras. Oiça~se o álbum e descubra-se o que é a verdadeira world music e o que este género, que afinal são tantos géneros, tem de melhor: cruzamentos ímpares de nomes como Marta Sebestyen, Natacha Atlas, Sinéad O'Connor, Papa Wemba, Jah Wobble, Vernon Reid, Iarla O Lionaird, Joseph Arthur, Manu Katché, Justin Adams, Joji Hirota, etc, etc... Uma obra-prima.





AntiQuarks - «Le Moulassa» (Ed. Autor)

Estes gauleses são loucos!!! Dois músicos franceses - Richard Monségu (voz, bateria e percussões) e Sébastien Tron (sanfona eléctrica, voz, pedaleira) - inventam neste seu primeiro álbum, «Le Moulassa», uma música que é de todo o lado e de lado nenhum, de todas as épocas e de época nenhuma: está bem, há lá rock progressivo, música tradicional, experimentalismo, música antiga, mas tudo sempre sabiamente misturado para que nenhum destes géneros seja imediatamente reconhecível nem que se possa dizer, alguma vez, que a sua música é mais um género do que outro. Porque não é, mesmo quando parece...





Bibi Tanga et Le Professeur Inlassable - «Yellow Gauze» (L'Inlassable Édition)

O extraordinário cantor Bibi Tanga (nascido na República Centro-Africana mas radicado em França há muitos anos) e o produtor francês Le Professeur Inlassable, que parecem ter sido destinados um ao outro desde o início dos tempos tal é o brilhantismo do trabalho feito em conjunto, assinam em «Yellow Gauze» um verdadeiro hino à música negra, seja a música africana (nomeadamente o afro-beat, mas não só) seja a norte-americana, com o gospel, o jazz, a soul, os blues, o disco-sound e o hip-hop a confluírem, todos!, para um álbum mais que perfeito.

2 comentários:

JO disse...

Não possuo os conhecimentos de World Music que o amigo António - se lhe posso chamar tal, eh, eh - possui mas mesmo assim quero deixar o meu contributo.
Este ano de 2008 que passou os melhores para mim foram, dentro do género musical folk/celta/world e sem ordem especial:

Gaelic Storm - What's The Rumpus
Felpeyu - Canteros
Solas - For Love and Laughter
La Panika - Afan Toufan
Kocani Orkestar - The Ravished Bride
Amsterdam Klezmer Band - Zaraza-YI

como pode ver uns gostos muito célticos e fanfáricos, eh eh.

A nível nacional destaco os albuns dos Pé na Terra, dos Deolinda, dos Mandragora e dos MU.

Já agora deixo aqui um desafio para o pessoal que religiosamente consulta este blog para participarem tambem com as vossas escolhas ;).

António Pires disse...

JO:

Claro que pode!! E que é lá isso dos conhecimentos musicais? Numa área tão vasta como a world/folk há sempre muito mais coisas que não se conhecem do que as que se conhecem... E isso está sempre a aocntcer-me... Muito obrigado pela sua lista! E, sim, se mais alguém quiser contribuir, força!!! Eu, entretanto, irei continuá-la nos próximos dias...

Um grande abraço...