18 maio, 2009

Hedningarna, Brigada Victor Jara, Llan de Cubel e Maria Salgado no Intercéltico de Sendim


Às Crónicas da Terra - o site, agora renovado, do meu querido amigo Luís Rei - chegou há algum tempo a programação completa do Intercéltico de Sendim. O texto que se segue é da sua autoria:


«Hedningarna, Maria Salgado, Lenga Lenga, Llan de Cubel (na foto), Brigada Victor Jara e Korrontzi alinhados para o 10º Intercéltico de Sendim

A décima edição do Festival Intercéltico de Sendim, que se realiza nesta localidade de Tierras de Miranda, entre os dias 31 de Julho e 2 de Agosto, impõe um cartaz de respeito. No primeiro dia, o projecto de gaitas local, Lenga Lenga, e a cantora cantora castelhana Maria Salgado abrem a noite de festividades que termina com o saudado regresso dos suecos Hedningarna. Não é muito comum o Intercéltico de Sendim repetir nomes, mas dado o tom festivo da edição deste ano, há uns meses atrás, foi lançado um repto na página oficial do festival em que a organização solicitou a todos os visitantes "que votassem no nome que gostavam que regressasse a Sendim como forma de comemorarmos os 10 anos do festival". Os «pagãos» suecos conquistaram o direito de regressar a Sendim. Viva o "poder" popular.

No dia seguinte, teremos a jovem banda basca que mais prémios folk tem conquistado na vizinha Espanha, os Korrontzi. Haverá também “Ceia Louca” com a Brigada Victor Jara presentear a assistência «com um concerto especialmente preparado para o efeito, com forte presença de temas transmontanos» e folk asturiano, maduro e de rápida execução, pelos veteranos Llan de Cubel.

Actividades paralelas

Como é habitual, durante a tarde o Intercéltico de Sendim, realiza uma série de actividades paralelas. Destaque para os Toques tradicionais de Sinos da Terra de Miranda por Ângelo Arribas e Alfredo Fernandes na Igreja Paroquial de Sendim e para os Cantos Religiosos Traidicionais Mirandeses, no mesmo local. L’alma, Tuna da Lousa, Gaiteiros de Constantim e Trasga completam o cardápio musical do décimo aniversário do Intercéltico de Sendim».

Mais informações, aqui.

3 comentários:

JO disse...

Lá estarei mais um ano em Sendim. E faço um convite a todos os leitores deste blog para se deslocaram a essa região nesse fim de semana que o ambiente é muito bom!

Anónimo disse...

Aleluia! Os Hedningarna vão voltar! :D:D bendita seja a vontade popular! :)

António Pires disse...

Annie:

Muito obrigado pela visita! É bom ver novos visitantes pelo blog! E sim,, os Hedningarna valem sempre a pena!!! Volte sempre...