19 janeiro, 2012

Andanças em Banho-Maria (Mas com Boas Notícias no Meio)


O festival Andanças (na foto; de Hugo Lima) faz uma pausa em 2012. Mas nem tudo são más notícias. O texto Público/LUSA:

«Andanças não se realiza este ano e procura um novo palco

O festival de danças tradicionais Andanças, que se realiza em Carvalhais, São Pedro do Sul, desde 1999, vai ter este ano uma pausa para que a organização possa repensar o modelo e encontrar uma nova localização. Ana Martins, da associação PédeXumbo, que organiza o festival, explicou que o Andanças vai mudar de lugar "estritamente por razões de sustentabilidade ambiental" e que o concelho de São Pedro do Sul se mantém como uma das possibilidades para que em 2013 este volte a ter lugar.

Com cerca de 30 mil pessoas na sua última edição em Carvalhais, o Andanças, criado há 17 anos pela PédeXumbo para a promoção das danças tradicionais, deixou de ter "capacidade para crescer de uma forma ambientalmente sustentável" e a necessidade de um novo espaço "surgiu como essencial para a sua continuidade". Celorico da Beira é uma das possibilidades, mas a divulgação da nova localização do Andanças só será divulgada no final do próximo Verão, disse Ana Martins.

Para que os amantes da dança não sintam "saudades" do festival, a PédeXumbo está a organizar uma versão do Andanças em Mudança já para Celorico da Beira, entre 1 e 5 de Agosto, que terá na sua programação uma ideia nova, com 24 horas consecutivas de danças, que se chamará Danças na Água e decorrerá nas águas e margens do rio Mondego.

Ana Martins admitiu à agência Lusa que Celorico da Beira é uma forte possibilidade para a nova localização do Andanças, porque já tem toda a infra-estrutura montada e tem acesso por comboio, "o que se integra na ideia de sustentabilidade ambiental perseguida pela organização", e ainda o suporte paisagístico da serra da Estrela, igualmente importante nessa dimensão de sustentabilidade. Dar uma maior abrangência ao festival, com artistas de todo o mundo, é ainda um dos objetivos da PédeXumbo.

O Andanças já é um dos maiores festivais de danças tradicionais da Europa. A organização sublinha que as parcerias com a Câmara de São Pedro do Sul e com a Junta de Freguesia de Carvalhais foram um "sucesso" e que apenas a questão do espaço físico onde tem decorrido o festival impõe uma alteração. Além da mudança geográfica do Andanças, Ana Martins deixou ainda outra certeza: "Na edição de 2013, o festival vai surgir com outro modelo".»

Sem comentários: