20 janeiro, 2012

Hootenanny (E os... Blues) de Volta à Culturgest


Para voltar a "estar com os azuis":

"Hootenanny

Comissário: Ruben de Carvalho

De sábado 28 de janeiro a sexta 3 de fevereiro

Grande e Pequeno Auditório

Preço: Grande Auditório – 18€; até aos 30 anos – 5€

Pequeno Auditório – 5€ (preço único)






“Os blues são a verdade sobre as realidades da vida traduzida em palavras e música, inspiração, sentimento e compreensão.” Willie Dixon





Sugar Blue
Debbie Davies (na foto)
Eeco Rijken Rapp e David Herzel


Ruben de Carvalho apresenta assim esta terceira edição do Hootenanny:

“No terceiro Hootenanny dedicado aos blues, de todo se justifica que novamente se procure a palavra daquele a quem chamaram o «laureado poeta dos blues» (e também «pai dos modernos Chicago blues»!): Willie Dixon, desaparecido exactamente há duas décadas, em janeiro de 1992.
Empenhado não apenas na criação e gravação, mas também na conservação dos blues tradicionais, Dixon escreveu, entre as várias soberbas sínteses que lhes dedicou: Os blues são as raízes e as outras músicas os frutos. E é necessário conservar vivas as raízes porque isso significa que as outras músicas poderão continuar. Os blues são as raízes da música americana. Enquanto a música americana viver, assim também viverão os blues».
Se por aqui seria possível deixar a razão de ser deste novo ciclo e se aos seus participantes se podia confiantemente deixar a demonstração da verdade do que escreveu o autor do incontornável Hoochie Coochie Man, acresce que o Hootenanny abre o seu programa de 2012 com um músico que de 1981 a 1983 integrou a Willie Dixon's Chicago Blues All Stars e a ele continuou ligado durante toda a sua carreira: Sugar Blue.
Mas, para este ano propõe-se uma viagem com alguns aspectos particulares.
Por um lado, a citada presença de Sugar Blue, uma figura que bem representa o retrato feito por Dixon, na sua versatilidade de bluesman premiado e de músico de estúdio participante em registos que vão dos Rolling Stones a Bob Dylan. Os blues são as raízes...
Mas teremos também uma pouco habitual apresentação: uma presença feminina - instrumental.
A esmagadora maioria das mulheres que largamente contibuiram para o panorama da música nascida no Delta do Mississipi destacaram-se sobretudo como cantoras. Sem elas não seria mesmo possível pensar a sua história. Acompanhando-se por vezes ao piano, menos frequentemente à guitarra, a voz tem sido o instrumento feminino de eleição. Durante muitas décadas o ambiente acentuadamente masculino e mesmo machista da cena blues contribuiu e consagrou largamente esta situação, mas, nomeadamente após os anos 70/80 a situação modificou-se - contudo com um aspecto curioso: ainda hoje a maioria das intérpretes instrumentais de blues são - brancas!
Trata-se de um percurso já bastante estudado que, reflectindo naturalmente o processo geral de emancipação feminina, apresenta traços comuns: mais do que o caminho (que pareceria lógico) do rock para os blues, ele acaba por ser essencialmente o do início na folk branca, cantada e acompanhada com guitarra acústica (e de larga presença nos mais liberais campus universitários), e, depois, a crescente paixão pelos blues e a transição para a guitarra eléctrica e uma manifesta predileção pelos estilos mais electrificados, nomeadamente Chicago, Debbie Davis aí estará para o demonstrar.
Finalmente, uma outra comprovação do pensamento de Willie Dixon: um concerto de boogie woogie!
Para quem faça um desconfiado franzir de festa, socorremo-nos do incontornável Dictionaire de Jazz de Philippe Carles para a Bouquins:
Boogie-woogie (...) O boogie-woogie é originariamente uma forma especial de interpretar os blues ao piano que terá surgido nas barrelhouses e honky tonks no início do século XX, especialmente no Texas.
Porquê Texas, falar-se-á adiante. O intérprete, considerado uma autoridade mundial, vem... da Holanda: Eeco Rijken Rapp!
Para quem sabe que a Holanda é, há muitos anos, uma espécie de «sucursal» europeia de New Orleans - não admirará!
E Dixon continua a ter razão: os blues são a raiz...”

Programa:

Sábado 28 de janeiro, 21h30, Grande Auditório
Sugar Blue
Preço: 18€ • Até aos 30 anos: 5€

Harmónica, voz Sugar Blue
Guitarra, voz Rico McFarland
Contrabaixo, voz Ilaria Lantieri
Teclados, voz Sonny Axell
Bateria Pooky Styx


Nascido no Harlem e baptizado James Whiting, pode dizer-se que Sugar Blue começou a sua carreira mesmo antes de a iniciar... Sua mãe era cantora e bailarina do lendário Apollo Theater e ali foi criado entre música e músicos, conhecendo e convivendo com celebridades que incluiram mesmo uma amiga de sua mãe - Billie Holiday.
Presenteado ainda adolescente por um tio com uma harmónica, a sua formação musical é algo invulgar num bluesman: as primeiras tentativas com a sua blues harp andaram bastante à volta dos hits da época, que incuiam tanto o R&B/soul de Stevie Wonder como o folk de Bob Dylan, mas, a influência do meio musical que o rodeava, cedo o despertou para o jazz. Com destaque para Dexter Gordon e Lester Young. Tal facto marcou decisivamente o seu estilo: a harmónica não é um instrumento habitual nas formações de jazz, mas Sugar Blue introduziu no seu estilo uma evidente e inconfundível marca jazzy, e especialmente de sax. Acrsce que tambem desde os primeiros passos revelou uma voz cheia e expressiva e um talento de compositor que lhe proporcionou criar composições a seu gosto. Há, por exemplo, quando canta e depois toca, uma sonoridade e uma continuidade invulgares que abrem caminho a diálogos ou figuras rítmicas de especial riqueza.
A conselho do veterano Memphis Slim e já depois de ter gravado com figuras como Brownie McGhee (outra significativa influência), no final dos anos 70 rumou a Paris. Já era entretanto Sugar Blue, nome artístico cuja divertida adopção ele próprio conta:
- Precisava de um nome (...) mas os bons já estavam todos usados! «Muddy», «Blind Lemon», «Sonny Boy»... até que uma noite eu e um amigo vínhamos de um concerto - de Doc Watson - e alguém atirou pela janela fora uma caixa de velhos 78 rotações; apanhei um e era «Sugar Blues» pelo Sidney Bechet. É isto, disse eu, é perfeito! E assim fiquei...
Em Paris, Sugar travou-se de amizades com alguns dos músicos dos Rolling Stones que o convidaram para várias das suas gravações, a mais famosa das quais é o famoso solo de harmónica em «Miss You», do álbum «Some Girls». Até 1982 participou em diversas gravações de grupos europeus e em espectáculos, mas nesse ano resolveu regressar aos Estados Unidos e, um ano depois, organizava a sua própria banda para a qual recebeu um Grammy em 1985 pela gravação do seu espectáculo em Montreux.
Art Blakey, B.B. King, Muddy Waters, Lionel Hampton, Fats Domino, Ray Charles, são apenas alguns dos nomes com os quais Sugar tem partilhado o palco, simultaneamente com 11 álbuns gravados.





Quarta 1 de fevereiro, 21h30, Pequeno Auditório
Debbie Davies
Preço único: 5€


Guitarra Debbie Davies
Bateria Don Castagno
Contrabaixo Mathew Lindsey


Pouco se pode acrescentar sobre um guitarrista de blues - neste caso, uma guitarrista - depois de se dizer que já partilhou palcos e estúdios com lendas como Coco Montoya, Duke Robbillard, James Cotton, Charles Musselwhite e, muito em particular, que integrou os lendários Icebreakers de Albert Collins. Acrescente-se que foi galardoada em 1997 com o prestigiado W.C. Handy Award para Melhor Artista Feminina Contemporânea e em 2010 com o igualmente importante Blues Music Award para a Melhor Artista Tradicional e ter-se-á uma ideia bastante geral de Debbie Davis, sobre quem coco Montoya disse que «é um dos laços diectos à origem desta música. Sabe tudo sobre o que os blues são e podem escutá-lo na paixão com que toca».
Contudo, não é apenas por ser branca que Debbie é um caso pouco frequente no panorama dos blues. Nascida na California (mais exactamente em Los Angeles) e filha de músicos profissionais, com doze anos começou a tocar guitarra o que, ao tempo, significava quase inevitavelmente guitarra acústica. Embora desde sempre atraída pela sonoridade de Ray Charles ouvida nos discos familiares, tudo se modificou quando começou a ouvir Eric Clapton e os Bluesbreakers de John Mayall.
Este facto de nos anos 70 ter sido através da invasão pop/rock inglesa que muitos jovens brancos da West Coast se familiarizaram com música do seu próprio país (de que nascera afinal a novidade britânica!) reflecta a realidade californiana e verificou-se com muitos outros artistas e grupos que descobriram as blues... via Londres!
Após uma estadia em S. Francisco, Debbie regressou a Los Angeles e acabou em 1984 a integrar o grupo Cadillac, uma então invulgar banda feminina de blues dirigida por Maggie Mayall, mulher de John e que entretanto se fixara na Califórnia. As coisas desenvolveram-se de tal forma que, quatro anos depois, Albert Collins convidava-a para integrar os seus Icebreakers, o que, como ela própria disse, «tornou os blues uma coisa verdadeiramente tridimensional para mim».
Em 1991 o pouco conhecido entre nós (mas notória celebridade nos EUA) cantor country Jimmy Bufett convidou-a para montar o espectáculo Ladyfingers Revue, abertura da tournée que Bufett realizou então por toda a América, após o que Debbie se dedicou a uma carreira a solo ou como acompanhante de outros solistas e trabalho para bandas sonoras.
Ao longo da sua carreira, gravou doze álbuns entre os quais a crítica entusiasticamente saudou Blues Blast, registado em 2007 que dá não só uma vibrante imagem do seu virtuosismo, como igualmente da expressividade da sua voz, qualidade muitas vezes ocultada pelo vigor da sua execução instrumental.


Sexta 3 de fevereiro, 21h30, Pequeno Auditório
Eeco Rijken Rapp e David Herzel
Preço único: 5€

Piano Eeco Rijken Rapp
Bateria David Herzel


Em 2006 um jovem holandês iniciou uma presença no YouTube que rapidamente se transformou num êxito internacional: dedicada integralmente ao boogie-woogie, incui não apenas excertos de filmes de executantes históricos como uma bem elaborada sequência de vídeos de instrução sobre o estilo. A foto do autor, Ecco Rijken Rapp, que igualmente ilustra coloca-o de pé, junto a uma velha linha férrea. Fica assim desde logo demonstrado que a sua ligação ao boogie-woogie não é puramente musical, mas que perfeitamente sabe que entre esse estilo de executar blues ao piano e as velhas locomotivas de caminho de ferro a vapor há muito em comum. Estamos, assim, face a um apaixonado - e a um estudioso
Assim é, de facto. Nascido na Holanda, em Apeldoorn, Rijken Rapp começou a aprender piano clássico aos seis anos, estudo que prosseguiu durante mais de dez anos. Sucedeu contudo que, com 16 anos, assistiu a um concerto de boogie-woogie, coisa natural no País europeu onde seguramente mais jazz se ouve por habitante.
A opção foi imediata e o nosso pianista lançou-se sobre todas as gravações e pautas dos grandes executantes, acabando por, com toda a naturalidade, se fixar no inimitável estilo de Albert Ammons. A sua vida modificou-se por completo desde então e, além da presença na net que faz dele um repeitado divulgador internacional do estilo, começou a apresentar-se em concertos por toda a Europa, umas vezes a solo, outros em duo (na boa tradição de Ammons e Pete Johnson).
Em muitos desses concertos (como será o caso do Hootenanny) Eco faz-se acompanhar pelo baterista David Herzel - consituindo um grupo que baptizaram de Boogielicious - duo de resto comum, nomeadamente após a era do swing dos anos 30 e a importância assumida pela bateria nas grandes orquestras: o estilo boogie-woogie com os seus poderosos e marcantes baixos (a left hand like God, a designação cunhada para o percursor William Turk por Eubie Blake) pode prescindir do contra-baixo, mas ganha subtileza com a presença da bateria.»

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