02 abril, 2007

Vozes de Outro Mundo na Guarda



Vozes de Outro Mundo é o apropriado nome de um ciclo que vai decorrer entre 8 e 22 de Junho no Teatro Municipal da Guarda, como informa o Crónicas da Terra. Com programação de Américo Rodrigues - ele próprio um investigador e experimentador dos limites da voz -, o Ciclo inicia-se no dia 8 com a extraordinária cantora canadiana, da tribo inuit, Tanya Tagaq (na foto) e o «throat-singing» tradicional do seu povo - Tagaq colaborou em «Medúlla», de Björk, e ao vivo com o Kronos Quartet, para além de ter dois álbuns em nome próprio, «Iluani Erren» e «Sinaa». Dia 9 é a vez do beat box vocal do inglês Shlomo, que também colaborou com Björk em «Medúlla» e é considerado como uma «one-man vocal orchestra» - nos seus concertos costuma apresentar material próprio e versões de temas de Snoop Dogg, White Stripes ou... Backstreet Boys (antes, à tarde, Shlomo orienta uma oficina de beat box). Dia 20 é a vez dos Huun-Huur-Tu, grupo de vozes de Tuva desde há muitos anos na linha da frente da divulgação do «throat-singing» desta região do norte da Ásia - ao lado dos Yat-Kha e de Sainkho -, juntando às suas vozes de mil harmónicos instrumentos tradicionais de Tuva. Finalmente, dia 22, o ciclo encerra com o espectáculo «La Voix Est Libre», do belga Bernard Massuir, espectáculo em que «a voz é o instrumento explorado das mais variadas formas, criando diferentes atmosferas e universos. Humor e minimalismo para ler entre linhas… musicais». Mais informações aqui.

2 comentários:

ANNA-LYS disse...

That's an amazing picture!

Black and white pictures has a tendency to capture deeper feelings and senses than colourful pictures does. Maybe because every colour has a tune and tone that doesn't allow us to feel the "music" inside ourselves.

(( kram ))

António Pires disse...

Hello Anna-Lys!

You're absolutely right... And this is the reason why I also had chose a black and white photo for my new post about portuguese music...

((Hugs))