02 outubro, 2007

Festival do Chícharo - Das Leguminosas e... Da Música



O chícharo - não confundir com o chicharro, que é um peixe - é uma leguminosa, assim a modos que entre a lentilha e o feijão (digo eu, que não percebo nada de leguminosas), que durante décadas foi usada como forragem para animais. Recentemente recuperado como iguaria, e bom de comer em novas e inesperadas receitas, o chícharo tem um festival anual a ele dedicado, que decorre em Alvaiázere, este ano nos dias 5, 6 e 7 de Outubro. E um festival que inclui muita música, e da boa: Kumpa'nia Al-gazarra e OliveTree (dia 5); Uxu Kalhus e Semente (dia 6); um espectáculo de danças orientais por Elsa Sham's (na foto), Canto da Terra, Alma Alentejana, Tocándar e Gnawa Bambara (dia 7). Restaurantes em que o prato principal é, claro, o chícharo, um mercado de produtos regionais, exposições, uma feira do livro, outros espectáculos no café-concerto, colóquios, teatro, um encontro de coros, cantares ao desafio, DJs, oficinas de dança, um concerto com o maestro António Victorino d'Almeida, bandas filarmónicas e actuações de rua com a Bandinha de Manique, os Gaiteirus e Alexandre Pring completam o extenso programa do festival. Mais informações aqui.

24 comentários:

Anónimo disse...

pois....da música....
ontem deveria ter vindo aqui. OBRIGATORIAMENTE....



desculpa. ME


MÚSICA:

beijo.


/piano.

António Pires disse...

Piano:

Não há obrigatoriedade nenhuma; nem num dia «especial» como o de ontem... Porque, aqui, (quase) todos os dias são de música. Como no Piano (com palavras)... também...

Beijo Poesia :)

un dress disse...

.chícharo.

lindO nome... musical!


/e muito bom pra salada russa!

também!! :)




beijO

António Pires disse...

Un-Dress:

É sim!!! Parece palavra cigana ou árabe... Russa, mesmo que em salada, já não me parece tanto :))))

Beijo e Abraço...

Anónimo disse...

Um grande chícharo para ti, isso sim :) E um beijinho, também. Tenho saudades!

Mary Lamb disse...

Olha, Alvaiazare é o sítio indicado para este festival. Sério.

Beijos ♫

António Pires disse...

Catarisca (prima)!

Também tenho saudades, muitas!!Vamos matá-las um dia destes?!?... Tu levas a tua revista (:)) e eu levo o meu livrito (:))...
Beijinho(s) e um chícharo :))))

Mary Lamb:

É sim!! E obrigado, muito obrigado, pela tua visita!

Beijos

laura disse...

"Chícharo" é, de facto, uma bela palavra. Desconhecia completamente. Se resolver adoptar mais um gato, talvez lhe dê este nome, já que o meu actual conviva felino também tem um nome fora do comum: Charingo (que, em certas partes do Alentejo, significa "fartura", o típico frito que se compra numa rouloute polvilhado de açúcar e canela e se devora avidamente antes de dar uma voltinhas nos carrinhos de choque...)
Chícharo e Charingo, aka, leguminosa e fartura. :))

António Pires disse...

Olá Laura!

Boa!! Chícharo é, de facto, um belo nome para um gato, mais a mais a fazer companhia a um Charingo. E ainda podes juntar uma gata... Charanga. Na minha longa relação com gatos, já me passaram pelas mãos um gato de nome Gato, um Ziggy Stardust, um Ian Curtis, uma Kitty (pois...), uma Mia e uma segunda Mia, mas que para além de Mia também se chama Xisca Larisca, Micas, Farrusca, Emília e Macaca.

(gostei de ficar a saber como é que se diz «fartura» no Alentejo :))))

laura disse...

"Charanga" faz-me lembrar um álbum dos Morcheeba de nome "Charango" :)
O Charingo - que é grande, gordo e mau - normalmente é designado de "o raio do gato", mas já teve outros epítetos como Nosferatu (Fera, para os amigos) e Pitbull. Tudo nomes de seres simpáticos :)
Quanto aos teus felinos, acho bonito ter um Ziggy a miar pelo Major Tom... Mas Xisca Larisca é imbatível, ehehe...

(e "alcagoitas", sabes o que são?)

António Pires disse...

Sim, conheço esse álbum dos Morcheeba... E «charango» é uma espécie de cavaquinho da América do Sul, enquanto «charanga» é, em português, uma pequena orquestra/banda de coreto ou rua...

Ui, e estou a ver que a Fera deve ser diabólica, mesmo!!!

E sim, sei o que são alcagoitas. São amendoins ou (em Setúbal, se não me engano) ervilhanas :)

laura disse...

Precisamente :)

Quanto à Fera, sim, é um gato diabólico. O nariz rosado não deixa adivinhar o carácter maquiavélico do bicho... Mas pronto, mesmo com mordidas e arranhadelas, não lhe resisto quando vem de mansinho ter comigo à cama e enroscar-se nas minhas pernas. Sou uma lamechas!

Em relação à palavra "charanga", que assenta que nem uma luva a algo como uma banda de rua, é daquelas palavras que se torna engraçado dizer, como "fungágá"... :)

António Pires disse...

Agora imagina uma charanga a tocar o «Fungágá» no Festival do Chícharo enquanto alimentas o Charingo com alcagoitas :))))

laura disse...

hiiiiiiii!! A minha provecta idade já não me permite aventuras alucinantes desse género! ;)
Além disso, o Charingo é mais tremoços e imperiais, eheheh

Olha, conheces uma charanga de nome Fun Farreaux, ou algo do género? Vi-os há uns tempos num evento em Bruxelas, mas não sei se o nome se escreve assim, tão pouco se me deram o nome correcto. Julgo que eles serão franceses, mas também não tenho a certeza :(

António Pires disse...

A tua provecta idade, gruuuuumpfff (bis!!!): o que diria eu do alto dos meus 44 anos, hein???... E olha que admiro os gostos do teu gato, assim humildezitos: imagina que ele gostava de champanhe e caviar!!!

E não, não conheço esses Fun Farreaux nem estou a ver que outro nome podem ter... É, claro, um trocadiho com «fanfare».Vou investigar...

António Pires disse...

Há um site francês só sobre fanfarras (francesas e outras). Encontrei uma Fanfar' ô Pruneaux, uma Fanfaraï, uma Fanfarefelue e uma Fanfarnaum, mas nenhuma Fun Farreaux... O site é o:

http://cybodega.free.fr/

(e tem links para muitas das fanfarras lá referidas... Vê se encontras o que procuras :)

laura disse...

Uma moçoila do campo como eu, criada a esfolar os joelhos nas pedras e a correr pelos campos de malmequeres, que calça botas de cavador e não diz que não a um prato de moelas, nunca poderia ter um gato com gostos refinados... A única iguaria que lhe permito de quando em vez é uma lasquinha de atum, directamente pescado da lata :) Outra coisa que ele gosta muito são moscas. Dão luta e um trabalho do caraças a apanhar, mas decerto muito saborosas, pelo ar de satisfação que ele faz...

Quanto aos teus 44 anos... Lá está o estereótipo que nos fez iniciar estas conversações... Nos homens, a idade e os cabelos brancos dão um ar distinto e são sinal de maturidade. Nas mulheres, a idade e os cabelos brancos dão um ar cansado e são sinal de mais euros gastos em cremes e tintas...
Mas lá está, a idade física não tem nada de mais. O pior é quando nos sentimos desactualizados ou incapazes de acompanhar os "tempos modernos" (e agora senti-me como se fosse um Charlot desesperado, de chave inglesa na mão, lol...) Eu é que, como lido diariamente com estudantes do secundários, às vezes já me sinto cota, mesmo que, na verdade, acabe por ser confundida com eles...

Quanto á charanga, se souberes qq coisa, faz o favor de dizer aqui à "jovem", ehehe

António Pires disse...

Ah... e ainda há uma La Fan-foire!!! Será esta??? Site deles:

http://www.chez.com/fanfare/

Pois, percebo-te e ao teu gato :))) Dos meus, o único com gostos mais sofisticados era o gato Gato, que não desdenhava molhar a boca com um bocadinho de Jameson, mas só um bocadinho, mesmo!!! E a Xisca Larisca também adora moscas - podíamos juntá-los numa caçada :))))

Também me sinto cota muitas vezes, mas esqueço-me disso rapidamente quando começo aos pulos em concertos ou festivais... E não, cremes não uso, nem pinturas :)))

laura disse...

já andei a investigar, mas tenho de ver com mais atenção... obrigada pela dica! G'anda Tóni!!

Jameson? Ó céus, que este rapaz transformou o gato Gato num alcóolico, lol. Mas sim, um dia podemos juntar o Charingo e o gato numa caçada. Mas aviso-te já que o Charingo pesa 6,5 kgs e tem pedalada até para caçar borboletas... Mas claro, se o teu Gato for aos soluços pelo caminho, o meu sai vencedor de certeza.
(hic...hic... mas onde é que se meteu aquela mosca? hic... olha, mas porque é que aquela está a voar às arrecuas?)

Pulos em concertos e festivais? Nisso sou pro. Devias ver-me no Super Bock, a tripar com LCD Sound System :))))

Fico feliz em saber que não usas cremes nem pinturas. Ufa! E depilação, fazes? LOL

António Pires disse...

Não transformei nada!!! Era só um «cheirinho», mesmo!!! Eu queria lá matar o bicho ao bicho :))

E o gato Gato já não está comigo há uns anos... Quem adora caçar moscas é a Xisca Larisca e, hermmm, se o teu Charingo pesa seis quilos e meio, a ideia da caçada não é lá muito boa!!! Ela é uma gata ainda jovem - jovem mesmo :P - e ainda por cima não é lá muito sociável com outros gatos...

E os meus pulos tanto podem dar para o rock (Arcade Fire há dois anos, em Paredes de Coura) como para outros lados (os meus últimos pulos a sério - ou, outra palavra curiosa, «pinchos», em língua do Porto - foram dados no concerto dos Gogol Bordello, em Sines).

E não, LOL, não faço depilação: não sou lá muito adepto dessas coisas dos «metros», mas tomo banho :)))))

laura disse...

Bem... Estou embasbacada... És uma caixa de surpresas: primeiro, tomas banho (eheheh)... em segundo lugar, conheces a palavra "pinchos". Aprendi esse belo termo quando estava a estudar na Guarda. Na altura tive um namorado de Lamego que, certo dia, se vira para mim e me diz: "porque é que estás aos pinchos?" Imagina a minha cara, não sabendo eu o que era um pincho...

Acredito que Gogol Bordello nos faça querer dar pinchos bem altos, ehehe... tenho pena de, mais uma vez, não ter ido a Sines.

Bom, e com isto, acho que vou até casa... O Charingo deve estar a sentir a minha falta ;)
Espero que tenhas um bom fim-de-semama, com muita música. Eu cá devo ir, as usual, enfiar-me no cinema :)
Beijos

(e amanhã é feriado, é dia de tomar banho...)

António Pires disse...

LOL!!!!!

Bom fim-de-semana e bom banho :))))

Beijos

Anónimo disse...

Siiiim, 'bora lá fazer um intercâmbio de leituras e beber um chícharo (bem espremido também deve dar para beber...) por aí! Ainda não comprei o teu livro... shame on me! Estou deserta para o ler, mas nem tempo de ir à Fnac (ou onde quer que seja) tenho tido... Mas não passará de amanhã, prometo. Quero um autógrafo e tudo. Weeeeeeeeeeeee! :)

Beijos muitos!

António Pires disse...

Catarisca-prima!

Sim, imagino que a «Time Out» te está a dar água, hum, pelo queixo :) :) Mas envia e-mail e combinamos..............

Beijos muitos!