20 maio, 2008

Toques do Caramulo e Galandum Galundaina estreiam Concerto Conjunto!


Dois dos mais importantes grupos nacionais na recuperação do património musical das regiões onde vivem, os Galandum Galundaina (inscansáveis revivificadores da música mirandesa) e os Toques do Caramulo (hiper-criativos e divertidíssimos recuperadores das modas da Serra com o mesmo nome), estreiam no próximo sábado, dia 24 de Maio, no Cine-Teatro de Estarreja, um concerto conjunto que deixa imensa água na boca. Apresentado como «trad-folk serrano x tradicional mirandês», o concerto vai «unir» os montes do centro e do nordeste português, pintando-os «de oiro e verde; o tempo primitivo da infância e do sol a pino; Mira Lo Miguel como estão Debaixo da Oliveira; repiquem as gaitas, cantem rabecas, soprem as frautas e trinem braguesas, que é Portugal serrano a cantar». Todos juntos, em palco, estarão: Paulo Preto (voz, gaita de foles mirandesa, sanfona, flauta pastoril e tamboril), Paulo Meirinhos (voz, bombo, gaita de foles galega, percussões tradicionais), Manuel Meirinhos (voz, percussões tradicionais, flauta pastoril e tamboril), Alexandre Meirinhos (voz, caixa de guerra, percussões tradicionais), Luís Fernandes (voz, braguesa, acordeão), Aníbal Almeida (rabeca), Gonçalo Rodrigues (bandolim), Miguel Cardoso (contrabaixo), Lara Figueiredo (flauta), Francisco Almeida (guitarra) e Ricardo Coutinho (cajón, percussão). Mais informações, aqui.

11 comentários:

cristina disse...

Pois é! E ao mesmo tempo há Ronda dos Quatro Caminhos, com os seus convidados, no Sá da Bandeira (Porto)... Não acho bem marcarem-se estas coisas para o mesmo dia! =) Uma pessoa fica sem saber para onde se virar...

Anónimo disse...

A ronda dos quatro caminhos também vem a Estarreja nas festas de Sto António... por isso não ha desculpa para perder os "toques do galandum" e os "galandum do caramulo"... Estarreja aguarda os amantes da musica Tradicional Portuguesa

António Pires disse...

Cristina (e Emiliana):

Pois, ia dizer que seria uma decisão difícil mas a Emiliana (bem-vinda!) já resolveu a questão. Bingo!

Obrigado às duas :)

Anónimo disse...

Olá Camarada António, olá leitores fieis do Raízes,

há aqui duas questões: por aquilo a que assistimos com os festivais que são anuais e que têm nascido como cogumelos (sejam de pequena, média ou grande dimensão), torna-se cada vez mais encontrar datas que não batam umas com as outras. Por exemplo, Sendim sofre com o FMM, o Andanças ou o Iberfolk. Nós, festivaleiros, sofremos com o termos de optar. Mas em muitos festivais lá fora em que há boas actividades a acontecer em simultâneo em quarto ou cinco palcos ao mesmo tempo, temos de fazer opções. Vamos perder sempre interessantes concertos. Em Loulé, para ver Vinicio Capossela perdi boa parte do concerto de L'ham de Foc (porque os músicos espanhóis tiveram enormes problemas de som - muitos instrumentos acústicos, muitos microfones e muitíssimo vento). Se com os festivais é assim, imagine com concertos que não se realizam na mesma localidade. Felizmente, olho para a agenda e a cada fim-de-semana que passa tenho pelo menos uma meia-dúzia de opções a tomar.

Relativamente à Ronda, penso que o concerto do Sá da Bandeira será com os convidados (mais de 70 músicos em palco) e o de Estarreja será só com os elementos da Ronda (perdoe-me se estiver enganado).

António Pires disse...

Camarada Luís,

Muito obrigado pela achega!! Eu também acho que é melhor haver excesso do que falta de oferta. Embora às vezes seja mesmo difícil optar...

Um grande abraço

JO disse...

Já agora fica aqui outra informação: os Galandum Galundaina vão tocar no dia a seguir, 25 de Maio, pelas 17 horas, na Fnac do Forum em Coimbra. Eu lá estarei, eheh.

António Pires disse...

Jo:

Muito obrigado!

Um abraço

Anónimo disse...

Há fotos do concerto conjunto Toques do Caramulo & Galandum Galundaina em http://www.myspace.com/toquesdocaramulo

Ele há noites muito bonitas!

António Pires disse...

Olá Luís!

Vou já la cuscar :)) Tive tanta pena de não ter ido!! Mas espero que vocês repitam o «duelo» mais vezes!!

Um grande abraço...

Anónimo disse...

Em http://www.aveiro.tv/ reportagem ao concerto TC & GG!
É no programa 4, referente ao mês de Maio. Basta aceder, que o vídeo inicia automaticamente (lá para o meio aparece a reportagem).

Também pequenos excertos do concerto já disponíveis no youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=t4n9_SWdA3Q
http://www.youtube.com/watch?v=5uIqvrk1JT4&feature=related

António Pires disse...

Luís:

Muito obrigado!! Manda mais :))

E um grande abraço...