15 outubro, 2008

Eneida Marta - Também na WOMEX!


Para além de Camané, há outra presença lusófona entretanto confirmada na WOMEX: a da cantora guineense Eneida Marta (na foto), com showcase confirmado nesta feira/festival de Sevilha no próximo dia 30. O comunicado oficial, que explica bem a carreira de Eneida Marta, já a seguir:

«A cantora Eneida Marta integra a selecção oficial da WOMEX 2008 (World Music Expo) que decorrer em Sevilha de 29 de Outubro a 2 de Novembro.

Considerado o mais importante mercado profissional de World Music do planeta, esta feira integra cerca de 2,800 delegados e 1,400 empresas de mais de 90 países, 52 showcases com mais de 350 artistas de 42 países divididos por 5 palcos. A organização seleccionou a artista Eneida Marta para um showcase integrado na sua programação oficial que decorrerá no dia 30 pelas 22.15h no Pavilhão 1 na Praça de Espanha.

Eneida Marta apresentará neste showcase temas do seu úlltimo album Lôpe Kai (2006, Iris Music) que deu origem à Tour Lôpe Kai levando-a a pisar alguns dos palcos mais prestigiados nos quatro cantos do mundo, como tambèm apresentará temas do seu muito antecipado novo álbum que tem data de lançamento para 2009.

Eneida Marta nascida na Guiné-Bissau mas radicada em Portugal, é uma das mais bonitas vozes africanas dos dias de hoje. Misturando a sua voz notável com ritmos como Gumbe, Morna, Singa, Tina-Flmenco, Afro-beat e cantando em Mandinga, Fula, Criol, Futa-Fula e Português combina as raízes da sua origem com a vibracidade dos arranjos de Juca Delgado um dos mais importantes produtores de musica africana em Portugal e que desde cedo apostou no valor de Eneida e lhe proporcionou colaborações em trabalhos de conceituados artistas, como Don Kikas, Rui Sangara, Fernando Santos (Aiaia), Aliu Bari, Punga e Iva e Ichi.

Com o seu primeiro álbum, Nô- Storia, editado pela Maxi Music, em 2001, e produzido por Juca Delgado, fez uma tournée por Cabo Verde, França, Holanda, Alemanha, Guiné-Bissau e Portugal, que mereceu críticas muito favoráveis tanto da parte do público, como da parte dos media. Já com o seu segundo trabalho, Eneida Marta converteu-se numa nova referência musical e despertou o interesse de editoras como a “Putumayo”, “Club Star” e “JPS Production”; americana, alemã e francesa respectivamente. Foi finalmente com a conceituada editora americana, Putumayo que Eneida participa, com um tema, Na Bu Mons, do seu primeiro cd, numa compilaçao dedicada à musica das colónias portuguesas em África, “An Afro-Portuguese Odyssey- (2002).

Esta participação abriu-lhe as portas do reconhecimento internacinal da sua espectacular voz, colocando-a em posições de topo nos meios de comunicação.

Eneida Marta esteve presente, em imensos meios de comunicação internacionais, colaborou em diversas compilações, e, tambèm em discos de conceituados artistas, no panorama musical africano: “Guiné, S. Tomé” compilação de artistas de Guiné-bissau e São Tomé (2002), “Para Alem da Música+”, disco editado por CIC-Portugal para angariar fundos de ajuda humanitária em África (2003), “Mindjer” de Nino Galissa (Guinea Bissau - 2004), “Santa Mariazinha” de Caló Pascoal (Angola - 2005), entre outros.

Em Janeiro de 2006, apresentou o seu terceiro disco, Lôpe Kai, editado pela Íris Music (França), a partir do qual se inicia a sua primeira grande tournée europeia Tour Lôpe Kai 2006-2007. Em Julho de 2005, ficou em primeiro lugar, na categoria de World Music, num concurso que decorreu em Portugal, com a canção Mindjer Dôlce Mel; que tambèm està incluído na compilação Acoustic Africa, da Putumayo World Music, gravou o seu primeiro videoclip.

Eneida e Juca exploram, ao desenvolver a sua obra, uma grande variedade de estilos, Gumbe, Morna, Singa, toques de Flamenco, de Gospel e jazz... Tudo envolto num erotismo pleno... uma verdadeira fábrica de ritmo.»

4 comentários:

Chá de Lucia Lima disse...

K bom, k bom..k bom!!!!!
Eneida Marta, uma das vozes mais bonitas da Guiné e senhora de uma simpatia nata!
Á WOMEX só tem a ganhar com a sua presença!

Bjs e....Kandandus! :)))

António Pires disse...

Lúcia Lima:

Subscrevo!! :))

Beijos e... Kandandus :))

Anónimo disse...

Isso é que é boa notícia!!!
Eneyda é um impacto profundo na vida de qualquer passante pelo planeta!
Ela e seu talaentoso Juca!
Olá Antònio,vim te dar um beijinho e de quebra ainda encontro meu adorado chazinho de lucia lima...que sorte!
Luanda!

António Pires disse...

Luanda :))

Obrigado pelo beijinho e pela passagem! E de certeza que a Lúcia Lima também vai ler as tuas palavras :))

Beijinhos meus...