12 novembro, 2008

Morreu Miriam Makeba - A Voz da Luta Anti-Apartheid


A cantora e activista sul-africana Miriam Makeba morreu anteontem, dia 10, deepois de ter desfalecido em palco no final de um concerto em Castelvolturno, perto de Nápoles, Itália. Miriam Makeba, de 76 anos, tinha acabado de interpretar aquele que foi provavelmente o tema que lhe deu maior visibilidade mundial, «Pata Pata». A ela, à sua música, à música sul-africana e à causa à qual dedicou boa parte da sua vida: a luta anti-apartheid na sua terra natal.

Miriam Makeba nasceu nos arredores de Joanesburgo, em 1932, e iniciou a sua carreira musical na década de 50. Colaborou com outro grande nome da música sul-africana, Hugh Masekela, com quem aparece no filme anti-apartheid «Come Back, Africa». Em Inglaterra e, depois, nos Estados Unidos, onde se exilou, tornou-se amiga de Harry Belafonte. Casou com Stokely Carmichael, figura de proa da organização Panteras Negras. Este casamento - e devido à perseguição de que o marido era alvo por parte das autoridades norte-americanas - levou-a a novas mudanças de país, tendo-se fixado na Guiné-Conakry e, depois, na Bélgica. Acolhida durante muitos anos em todo o mundo - excepto no seu próprio país - como a Voz da música sul-africana, sempre social e politicamente empenhada (mesmo o último concerto que deu, em Itália, estava integrado numa iniciativa anti-racista e anti-Máfia), Miriam Makeba regressou à África do Sul em 1990, quando Nelson Mandela assumiu o poder. Miriam Makeba tinha sido homengeada neste blog num dos Cromos Raízes e Antenas, aqui.

2 comentários:

ana disse...

..grande grande senhora...

espero que um dia me aconteça o mesmo que ela: morra a fazer o que gosto..

António Pires disse...

Ana:

Miriam Makeba era (é!), sim senhor, uma grande senhora. A sua música e a sua luta são um grande exemplo para todos nós...

Um abraço...