14 novembro, 2008

Sanfonas, Bandolins e Concertinas à Solta no S.Martinho, em Coimbra


Amanhã, dia 15, no jardim da Sereia, em Coimbra, há uma excelente oportunidade para aprender a tocar (ou desenvolver os «skills») vários instrumentos tradicionais, portugueses e não só. São as Oficinas de São Martinho, organizadas pelo Rodobalho, que contam como formadores alguns dos melhores executantes portugueses de bandolim, adufe, sanfona, concertina, etc, etc... O texto de apresentação e o programa, já a seguir (nota: os grupos referidos ao longo do texto não vão tocar; são os grupos a que pertencem os formadores):

«O Rodobalho, na sequência das actividades desenvolvidas ao longo de 3 anos na promoção da dança e música tradicionais, resolveu alargar o seu campo de intervenção, procurando suscitar o interesse pelos instrumentos musicais historicamente mais caracteristicos da nossa cultura.

As oficinas de São Martinho visam assim proporcionar aos seus participantes o contacto (que será para alguns o primeiro) com os instrumentos, que serão apresentados por músicos/formadores reconhecidamente habilitados para isso. Como pretendemos despertar o desejo de aprender algum instrumento e tendo em conta o pouco que se pode fazer em apenas um dia, preparámos um conjunto de oficinas simultâneas, distribuídas de modo a que ao participante será possível escolher 3 instrumentos da sua preferência.

E como o mote é o São Martinho, celebramos o encontro com um Magusto especial onde não faltará a música e dança, um momento priveligiado para trocar experiências e ideias, repertórios e contactos para outros encontros que se queiram concretizar daqui em diante.

Programa:

10h00

Cavaquinho
Gaita Galega


Pedro Damasceno
Ricardo Coelho


(Diabo a Sete
Pé na Terra, Bailebúrdia, Lumen)


11h30
Gaita Transmontana
Sanfona *
Adufes *

Ricardo Santos
Fernando Meireles
Adufeiras de Paúl


(Velha Gaiteira, Cibo Mosari
Realejo, Man&Bellas
Adufeiras de Paúl)


13h00 Almoço
14h00 Café

15h00

Fraita | Flauta Tamborileiro
Bandolim
Caixas


Diogo Leal
Amadeu Magalhães
David G. e João P.


(No Mazurka Band
Quadrilha, Realejo
Roncos e Curiscos)


16h30

Cangalhos
Concertina

Bitocas
Artur Fernandes (na foto, deMário Pires, da Retorta)

(D'orfeu, 4porTango
Danças Ocultas, 4porTango)


18h00

Danças Europeias

Gi

(Rodobalho)


20h00 - Jantar
Projecção de filmes


22h00

Baile - Jam Session
DJ Folk


Todas as actividades de participação livre.

*a confirmar».

Mais informações, aqui.



E Aurélien Claranbaux em Concertos e Workshops...

Entretanto, deste universo dos instrumentos (e das músicas e das danças) tradicionais, há outra boa notícia a circular:

«Nos próximos dias 20,21 e 22 de Novembro irão decorrer em Almada, Leiria e Lisboa concertos-bailes com o acordeonista Aurélien Claranbaux (Zef, Minuit Guibboilles, Dites 34 são apenas algumas das bandas de que é membro).

A sua música é influenciada não só pelos ritmos das danças do centro da França e da Bretanha como também pela música do mundo, rap, o rock, jazz....

Para além dos concertos, Aurélien dará também nos dias 22 e 23 de Novembro um Workshop Intensivo de Acordeão Diatónico, na Casa da Comarca da Sertã em Lisboa.

Em simultâneo, decorrerá um workshop intensivo de dança folk-tradicional, onde serão ensinadas danças bretãs e quadrilhas francesas».

Mais informações, aqui.

3 comentários:

Unknown disse...

O FCC09 apresenta o primeiro Encontro Nacional de Bloggers de Cultura e/ou Criatividade!!
Este evento, a realizar no dia 08 de Fevereiro de 2009, inserido nas actividades do FCC09 tem por objectivo, reunir a comunidade de criadores de blogues, relacionados com as áreas do Património, Museus, Arte, Cultura e Indústrias Criativas, e criar um espaço informal de debate, discussão e partilha de ideias e experiências.
O registo como Blogger pode ser feito no nosso site, em Escreva-nos/Registo, e dá direito a um "Pass Blogger", que permite a entrada gratuita em todos os dias do TEMPUS e da CONCEPTA.
Para efectuar o registo como Blogger, deverá possuir um Blogue na área da Cultura ou Criatividade e nele introduzir uma referência ao FCC09 e um link para o nosso site (www.inovaforum.org).

cristina disse...

Esse programa das oficinas está desactualizado, houve alterações nos últimos dias (última versão do dia 12Nov):
- 11h30: sanfona / gaita galega / cavaquinho
- 13h00 -- almoço --
- 15h00: flauta de tamborileiro / caixas / bandolim
- 16h30: cangalhos / concertina / gaita transmontana
- 18h00: adufes / danças europeias
- 20h00 -- jantar -- projecção de filmes
- 22h00: Adufeiras de Paúl (actuação) / baile-jam
[se não chover, os workshops são no Jardim da Sereia, mas as actividades depois de jantar passam para o centro cultural D. Dinis]

António Pires disse...

Ana Alves:

Obrigado pelo convite!! :)


Cristina:

Oh pá, e eu que pensava que esta era a versão final! Obrigado pelos acrescentos e pelas correcções :)