18 abril, 2007

Haydamaky, Tartit, Darko Rundek... - Primeiros Nomes Para o FMM de Sines



A pouco e pouco lá se vai sabendo - embora o anúncio oficial ainda não tenha sido feito - o que vai passar este ano por Sines, no Festival de Músicas do Mundo (em Julho, de 20 a 22 em Porto Covo e de 23 a 28 em Sines). Um dos primeiros nomes confirmados, pelo menos a julgar pela informação veiculada no seu site oficial, é o do poderosíssimo grupo ucraniano Haydamaky (na foto), que passa por Sines, mais propriamente por Porto Covo, no dia 22. Os Haydamaky, que o ano passado editaram o celebrado álbum «Ukraine Calling», misturam música tradicional ucraniana, fanfarras balcânicas, reggae, ska, dub e punk (há uma sombra dos Pogues a pairar por ali), numa festa interminável em que entram ao barulho acordeão, trompete, berimbaus, flautas, domra (uma espécie de balalaika), tsymbaly (o saltério ucraniano), bateria e instrumentos eléctricos. Outros grupos já avançados para o FMM deste ano - em informações colhidas no Crónicas da Terra e no Fórum Sons - são o do extraordinário grupo tuaregue, do Mali, Tartit (que actua dia 26 de Julho em Sines), autor do recente e lindíssimo álbum «Abacabok»; o cantor e compositor croata assombrado pela chanson e pelo rock de expressão francesa Darko Rundek (que actua em Porto Covo, a 20 de Julho), autor, também o ano passado, do estranhíssimo álbum «Mhm A-ah Oh Yeah Da-Da (Migration Stories and Love Songs)»; e do contrabaixista de jazz Carlos Bica e do seu grupo luso-germânico Azul, que tocam no dia 26, em Sines. Está a tomar forma.

6 comentários:

marco costa disse...

Isto é que são noticias!!!!! :) Ando em pulgas para ir para sines e ninguem faz uma antevisão. Por isso a minha vénia... pelas informações.

Este blog cada dia que passa fica melhor!

António Pires disse...

Olá Marco,

Tanto quanto sei, o anúncio oficial do programa completo está marcado para algures em Maio. E já se vão sabendo algumas coisas, por rumores ou assim, mas enquanto as coisas não se confirmam mesmo, nada a fazer... De qualquer maneira, acredito que vai ser mais um grande, grande, festival!

Anónimo disse...

Good news! Спасибі Гайдамаки!!!

António Pires disse...

Dear Anónimo,

What does it mean??

Best regards

Anónimo disse...

Means: Thank you, Haydamaky!

I will be there to suport Haydamaky.

Anónimo disse...

Este fmm promete, dias unicos em Sines