04 outubro, 2007

Festival Acordeões do Mundo - Correntes de Ar em Torres Vedras


De 28 de Outubro a 11 de Novembro decorre no Teatro-Cine de Torres Vedras, o IV Festival Acordeões do Mundo, com mais um excelente programa em que o acordeão é rei e senhor. Dia 28 de Outubro, o festival começa com o acordeonista francês Jean-Louis Matinier, seguindo-se, dia 31, o também francês, mas de origem portuguesa, René Sopa; ambos praticantes de um jazz colorido com muitas outras músicas. Dia 3 de Novembro, actua o celebradíssimo acordeonista italiano Riccardo Tesi acompanhado pela sua Banditaliana. Dia 6, é a vez do pianista e acordeonista Tomás San Miguel & Txalaparta (Espanha/País Basco), para mostrar que a arte do acordeão no país vizinho não começa nem acaba na trikitixa de Kepa Junkera. E dia 9, o festival encerra - mas apenas no «palco principal» - com o excelente tango aberto (jazz, rock, música erudita...) e de contornos electrónicos dos Tango Crash (na foto), colectivo que reúne músicos da Argentina, Alemanha e Suiça. Paralelamente, decorrem os «bailes do acordeão», com dois grupos portugueses: os Alfa Arroba (dia 1 de Novembro, à tarde, na Adega do Maxial) e os Fol&Ar (um dia depois, também à tarde, no Clube Artístico e Comercial), oficinas musicais (nos fins-de-semana de 3 e 4 e 10 e 11 de Novembro) e um concurso de tocadores de acordeão. Mais informações aqui.

2 comentários:

un dress disse...

antónio! olá!:)

adoro acordeão...engraçado foi saber que uma amiga, que por acaso também é minha médica de família, anda a aprender acordeão depois dos 50 anos!! lindO!:)

e gostei muito da expressão

.tango aberto.



abraÇo.beijO

António Pires disse...

Olá Un-Dress :)))

O acordeão também é um dos meus instrumentos preferidos - quando bem tocado e quando não resvala para a foleirice (mas isso também o poderia dizer de todos os instrumentos, das guitarras eléctricas às flautas de Pã andinas... :). E aprender a tocar um instrumento depois dos 50 é qualquer coisa!!! Ui, e tirando a expressão do contexto ;), as duas palavras «tango» e «aberto» juntas dão arrepios, sim!!! (mas não o escrevi com essa intenção ;)

Beijo e Abraço...