10 outubro, 2007

Rodrigo Leão - Portugal ao Espelho (em Banda-Sonora)



Na música de Rodrigo Leão sempre houve muitas bandas-sonoras imaginárias (e títulos de álbuns como «Theatrum» e «Cinema» não enganam), mas, apesar de música de Leão já ter aparecido em filmes, a sua primeira banda-sonora a sério para imagens em movimento só será editada no dia 29 de Outubro: a música que ele fez para a série de televisão «Portugal, Um Retrato Social», da autoria de António Barreto e realizada por Joana Pontes. Para a série - que já passou na RTP e lança pontes entre a realidade portuguesa de há uma geração atrás e a actualidade -, Rodrigo Leão compôs música original, repartida neste CD pelos temas «Gente Diferente», «Mudar», «As Cidades», «Cidadãos 01», «Nós e os Outros», «A Escola», «Os Portugueses 01», «Cidadãos», «Mudar 01», «Gente Diferente 01», «O Café dos Imigrantes», «As Cidades 01», «Retratos», «Nós e os Outros 01», «Um País como os Outros», «Mudar 02», «Retratos 01» e «Os Portugueses». No texto de apresentação do álbum, António Barreto fala assim da sua «descoberta» da música de Rodrigo Leão: «Há vários momentos inesquecíveis na realização da série "Portugal, Um Retrato Social". Um deles foi o encontro com Rodrigo Leão. Após umas breves reuniões, durante as quais expusemos, a Joana Pontes e eu, o que queríamos fazer e lhe mostrámos as primeiras imagens já filmadas, ele veio até nós com um CD de rascunho. Ouvimos os acordes das primeiras melodias da banda-sonora que tinha composto já a pensar nos temas de alguns episódios. Foi um momento feliz! A palavra, a imagem e a música encontravam-se. Depois disso, foi trabalhar, trabalhar e trabalhar. Mas aquele primeiro encontro teve qualquer coisa de mágico! Talvez seja isso a criação...». Para a apresentação do álbum (publicado pela SonyBMG) estão, para já, marcados concertos em Guimarães, Faro, Torres Novas, Santarém, Albufeira, Viana do Castelo e Lisboa, sempre com Leão a ser acompanhado pelo seu Cinema Ensemble. Mais informações sobre datas e locais dos concertos aqui.

14 comentários:

Anónimo disse...

Hello Antonio!

Greetings from Miami! I met Rodrigo Leao some years ago, with Madredeus. I hope he's fine and healthy :)

Best regards,

Mary Riachuela

António Pires disse...

Hi Mary!

As I know, Rodrigo is fine and happy... He doesn't work with Madredeus for years and years but his work, as a solo artist, is very important... Thank you for your visit!!!

cristina disse...

Uma pequena GRANDE correcção: este Teatro Sá da Bandeira onde vai estar Rodrigo Leão no mês que vem é em Santarém, não é o do Porto - por muito que isso me custe!!!... :)

Já agora, ainda que essa possa ser a apresentação oficial, ou qualquer coisa do género, "Os Portugueses" vão estar ainda este mês (dia 27) em Guimarães no CCVF.

[informções no site do músico: http://www.rodrigoleao.pt/]

isabel mendes ferreira disse...

um verdadeiro fascínio. OUvi-Lo.



____________________

beijo.



Música.

António Pires disse...

Cristina:

Muito obrigado!!! Vou já corrigir a notícia!!! (mas mantendo o seu comentário, para se perceber a minha asneira original :)

Isabel:

É sim!!!

Beijo Poesia!

C. disse...

a música de Rodrigo Leão propõe uma imensidão de agradáveis emoções, afáveis desalinhos e saudáveis desordens afectivas. poetisa essências e intimidades. perdura nos tempos, consagra espaços e ir.realidades.

boas notícias nesta tua música de Leão.

beijos, António

António Pires disse...

C.:

Mais uma vez, as tuas palavras dziem mais que as minhas :) E ainda bem!!!

Beijos, C.

Curiosa disse...

A propósito de SonyBMG dou continuação ao meu infrutuoso comentário do outro dia...
Temos por lá um amigo comum, eheheh!
Adivinhas!? ;)

António Pires disse...

Curiosa:

Agora deixaste-me... curioso :) Principalmente por saberes que é um amigo-comum. Vou tentar adivinhar: o Luís Costa???...

Curiosa disse...

Nopss!!!

Também não tenho a certeza que seja teu amigo, mas que te conhece muito bem, isso sim!

António Pires disse...

OK... Deixa-te lá de mistérios e desembucha!! Estou morto de curiosidade ;)

Curiosa disse...

Ok, pronto já podes ressuscitar!


O Nuno Robles!!!
(pormenores via mail;))

Bandida disse...

há uma linha imaginária entre a pauta e o segredo. não sei nada de segredos nem de pautas. sei de sons. e dos sentidos atordoados em queda livre em qualquer dessas linhas. R.Leão é a música. a pauta e o segredo.

não digas a ninguém...


beijo A.


B.

António Pires disse...

Curiosa:

Conheço o Nuno Robles bastante bem, ainda desde os tempos dele na Warner Music... E lerei o e-mail com os pormenores :)


Bandida:

Prometo não dizer :))

Beijo B.

A.