14 novembro, 2007

Etnias e Celtirock - Muitas Músicas a Norte


O camarada Luís Rei, do agora renovado e sempre excelente Crónicas da Terra, já deu conta destas notícias, que agora ficam também aqui: a edição deste ano do Festival Etnias, no Contagiarte, Porto, decorre entre os dias 6 e 8 de Dezembro, com mais uma programação extremamente variada e bastante apelativa: dia 6 com o klezmer dos almadenses Melech Mechaya (na foto) e o Projecto Iara, liderado pela cantora Helena Madeira (ex-Dazkarieh); dia 7 com a charanga sintrense de inspiração balcânica Kumpa'nia Al-gazarra e a percussão mandinga dos portuenses Dyabara; e dia 8 com a dança oriental da Companhia Baubo e a música global dos portuenses Mu. Actuações de alguns DJs de muitas músicas completam o programa do Festival. Antes, e mais a norte, o IV Festival Celtirock realiza-se pela primeira vez em Vilar de Perdizes, conhecida aldeia transmontana do concelho de Montalegre e palco do Congresso de Medicina Popular. O Celtirock começa já amanhã, dia 16, com um concerto dos Gaiteiros de Pitões e «animação nos bares da aldeia com tocadores tradicionais», e continua no dia seguinte com concertos dos Anxoblastrio (Galiza), Paddy B & Tom Hamilton (Alemanha) e Ginga (Portugal). Durante os três dias do Festival (incluindo domingo, em que não há concertos) há várias actividades paralelas: cinema, barraquinhas de exposição e venda, visitas guiadas a locais arqueológicos ou típicos da região (Penedo de Ramezeiros, Sra. das Neves, Altar da Penascrita, um lagar de vinho e fornos de pão em funcionamento), animação de rua, jogos populares, workshops, animações de fogo, distribuição gratuita de queimada e uma exposição de fotografia. O Festival tem entrada livre.

8 comentários:

margarida disse...

Mas que presente!?!..até parece que o Natal chegou mais cedo! Até lá!

António Pires disse...

Margarida:

São, na realidade, vários (e variados) bons presentes :)) Atá lá!

eduardo jai disse...

Uma agradável, muito agradável, descoberta.

Um dia BOM.

António Pires disse...

Eduardo Jai:

Seja bem-vindo ao Raízes e Antenas! E ainda bem que gostou :)

Um abraço...

Anónimo disse...

Lá vens tu com as fotografias em sépia e com links para sites onde as cores de outono dão à porta de entrada uma tonalidade cálida e nostálgica...:) tudo coisas que tendem a afastar-me do comentário ao texto. Pronto, desta vez não falo da perfeita foto cor de pretérito nem digo que concordo contigo sobre a excelência do Crónicas da Terra. Na verdade este teu post (e os demais, aqui)deixam sempre uma sensação de pena e perda por não se poder assistir a todos os eventos que sugeres e que, devem ter, momentos interessantíssimos.
Beijos

António Pires disse...

MGB:

A foto é apenas uma entre muitas e excelentes de um «portfolio» dos Melech Mechaya. E o Crónicas da Terra é o blog-irmão do Raízes e Antenas, pela amizade que me liga ao Luís, meu companheiro de concertos e festivais... E está cada vez melhor...

Beijos...

Anónimo disse...

Camarada,

já tinha tentado escrever neste espaço mas devo ter clicado visualização e não publicação.

obrigado pelo apoio dado às crónicas. Reconheço que há ainda muita coisa a melhorar... está a 10% ou 20% daquilo que quero as CdT sejam.

beijos e abraços

lr
lr

António Pires disse...

Luís:

Os elogios às Crónicas - mesmo que aches que estão ainda longe do que pretendes - são sempre merecidos!

Um grande abraço