12 abril, 2008

Garifuna Collective e A Naifa no FMM de Sines


O Garifuna Collective - grupo que acompanhava o recentemente falecido Andy Palacio (na foto; de Tony Rath) - está confirmado para a edição deste ano do FMM de Sines, segundo um «press-release» do festival que refere os premiados dos BBC World Music Awards que constam do alinhamento do festival em 2008: «Três projectos musicais programados para o Festival Músicas do Mundo, que decorre em Sines e Porto Covo entre 17 e 26 de Julho, venceram as suas categorias na edição 2008 dos Prémios de World Music da BBC Radio 3. Os prémios, anunciados dia 11 de Abril, coroaram Bassekou Kouyate & Ngoni Ba (Mali) como melhor grupo africano, Juldeh Camara & Justin Adams (Gâmbia / Reino Unido) como melhor projecto de Cruzamento de Culturas e Andy Palacio and The Garifuna Collective (Belize) como o melhor grupo do continente americano. A vitória africana de Bassekou Kouyate acumula com o prémio de melhor disco de 2007 ("Segu Blue"), que já tinha sido anunciado no final do ano passado. Dia 17 de Julho, este antigo músico de Ali Farka Touré sobe ao palco com o seu quarteto de "ngoni" (tipo de alaúde africano) para um espectáculo de "blues" malianos assente no seu disco premiado. Juldeh Camara, vocalista e mestre do "riti", violino de uma corda tocado por toda a África Ocidental, e Justin Adams, guitarrista de Robert Plant e produtor de três discos dos Tinariwen, estão em Sines dia 23 de Julho com outro dos melhores discos de fusão do ano, "Soul Science". Andy Palacio, uma das grandes apostas para a programação do FMM 2008, faleceu inesperadamente em Janeiro, mas a sua música e a sua memória não deixarão de estar em Sines, dia 20 de Julho, através da sua banda, The Garifuna Collective, que organizou um espectáculo de tributo ao excepcional músico do Belize».

Outro nome confirmado para o FMM de Sines é o grupo português A Naifa, que está a lançar agora o seu terceiro álbum, «Uma Inocente Inclinação Para o Mal». O quarteto actua em Porto Covo, no dia 18 de Julho.

12 comentários:

ANNA-LYS disse...

Hello António,
You have been awarded with E for Excellent blog, You can pick it up at my blog ;-)

Have a Lovely Weekend,

AnnA

António Pires disse...

Dear Anna-Lys:

Thank you, thank you very much!, for your words on your blog and the award :)) I don't deserve it!!

A Kiss* and a ((Hug))

Mar disse...

O Festival Músicas do Mundo...cheirinho a Festa do Avante antecipada :-)

António Pires disse...

Mar:

De certa maneira, sim... apesar das muitas diferenças entre os dois eventos. Bem-vinda ao Raízes e Antenas :))

Mar disse...

Obrigada. São eventos diferentes, claro. Apenas semelhantes na oferta de música e músicos para todos os gostos.. :-)

António Pires disse...

Mar:

Aí, completamente de acordo :))

Unknown disse...

Sobre os A NAIFA, e a título de curiosidade, Maria Rodrigues Tavares é a letrista dos temas que compõem o ultimo disco – uma inocente inclinação para o mal.

Mas, pergunta-me você: e quem é Maria Rodrigues Tavares? Mistério! Porque não quer falar com jornalistas, apenas se sabe, que se trata de uma fã que foi ter com João Aguarela no final de um concerto e ofereceu os seus préstimos literários. Enviou umas quantas letras e depois, mail para cá, mail para lá, foi acrescentando poemas ao reportório e reconstruindo alguns de forma a melhor se adaptarem à musica. Dizem os 'A NAIFA' que se trata de alguém ligado à área de publicidade e a viver actualmente em Barcelona e que só comunica com o grupo por mail.

Alguém suficientemente descarado para apresentar poemas a desconhecidos, mas demasiado tímido para o assumir publicamente. Ou, ou... a palavra mágica: marketing (eles dizem que não). E do bom. É que, na verdade...

fiquei curiosa! :)



(informação recolhida do JL)





(belo blogue A Pires!) :)
cumprimentos

António Pires disse...

Elle:

Muito obrigado pelo elogio ao meu blog! :)) E continuarei também a visitar o seu...

E quanto ao mistério: sim, pouco se sabe sobre a Maria Rodrigues... Mas que as letras do novo álbum d'A Naifa são excelentes, lá isso são!!! E digo-o... mesmo tendo alguns amigos entre os anteriores poetas que A Naifa musicou!!!

Mas sim: gostava de saber mais sobre ela. Talvez um dia...

Cumprimentos e volte sempre ao Raízes e Antenas :)

Curiosa disse...

Ahhhhhhh, agora 'fez-se-me...lússss'!!!



ps: Ó António, já tinha saudades de poder comentar neste fantástico blog! E o divertido disto é tê-lo conseguido só com uma adivinha apenas, eheh!!!
Ainda mais engraçado é lembrar-me, sempre que aqui entro, dum erro ortográfico que dei no verão passado. Será que o acordo comtempla também esse meu (e de outros) erro???
A "ver vamos"!!! ;)

António Pires disse...

Curiosa:

Para ser sincero, já não me lembro de qual era o «erro» :))) Mas, sim!, é bom que seja Sines a ligar-nos de alguma maneira... Estou ansioso pelo festival deste ano e muito «curioso» ;) ;) com a «tua» casa por lá... Ainda nos vamos encontrar no FMM :)))

Beijos...

Curiosa disse...

Então tenho de estar bem atenta aos teus posts sobre o FMM e depois combinamos umas 'jolas' entre a montagem da deco, quem sabe!?!?!?

Bjs ;)

António Pires disse...

Curiosa:

Combinado!!! Talvez assim nos conheçamos, finalmente!! :))