09 julho, 2008

Terrakota e Ponto de Equilíbrio - Pontes Luso-Afro-Brasileiras


É uma grande festa do reggae (e uma grande festa para além do reggae...): dia 15 de Julho, no Domus, em Braço de Prata, Lisboa, há concertos dos afro-italo-portugueses Terrakota (na foto) e dos brasileiros Ponto de Equilíbrio, seguindo-se depois um sound-system e DJs que também fazem do reggae (e de outras músicas) o pretexto perfeito para continuar a dançar nestas quentes noites de Verão. Mas o melhor mesmo é deixar a nota de imprensa desta grande festa - organizada pela Crew Hassan e pelos Terrakota - na íntegra:

«No dia 15 de Julho, o espaço Domus vai ser palco do encontro explosivo de duas bandas muito especiais, de coração aberto e consciência elevada : os

TERRAKOTA, banda referência de "World mestiça" e os PONTO DE EQUILÍBRIO, grupo de reggae roots brasileiro que está a explodir agora no Brasil e no Mundo. Dois grupos irmãos que nunca deixaram de colaborar, apesar da distância desde o seu primeiro encontro em finais de 2005. Finalmente, conseguiram criar-se as condições para se cruzarem na estrada durante as suas intricadas tournées de verão: juntos ao vivo, pela 1ª vez, num evento organizado pelos TERRAKOTA e a CREW HASSAN.

Os TERRAKOTA, já bem conhecidos do público português, são um grupo pioneiro em Portugal pelo carisma e multiculturalidade do seu trabalho. A energia quente e cativante dos seus espectáculos transformam-nos em autênticas celebrações de um Mundo sem Fronteiras em perfeita sintonia com o planeta. Esta grande festa marca o regresso da banda aos palcos lisboetas, após cerca de um ano em tournée europeia, com passagem por uma dezena de países e por importantes festivais de worldmusic.

O álbum "Oba Train", terceiro de originais e o primeiro disco do colectivo a ter distribuição mundial, tem sido muito bem acolhido pelos media e pelo público em geral: registou entrada no World Music Europe Chart e foi classificado como um plot de culturas rico e surpreendente. A publicação britânica FRoots acaba de dedicar-lhes um artigo de 3 páginas intitulado "Novos sons de Lisboa". Fruto de um longo trabalho e espírito de sacrifício desmedido, os TERRAKOTA conseguem agora espalhar a sua mensagem mestiçada - o respeito pela mãe Natureza e a crença num Mundo diferente, em harmonia e sem fronteiras - por palcos europeus, reflectindo e expandindo a grande mistura de povos que caracteriza Lisboa, mostrando que de Portugal não vem só o Fado.

Mais informações:

www.myspace.com/terrakota

Os PONTO DE EQUÍLIBRIO, nascidos e criados em Vila Isabel (zona norte carioca), são hoje uma das principais referências do Reggae no Brasil ao resgatarem as suas raízes e utilizarem a música com arma socio-cultural. O próprio nome da banda revela tudo: "o equílibrio entre o céu e a terra, o positivo e o negativo, o bem e o mal. Esse é o ponto que todos nós buscamos e para onde todos retornaremos, quando for terminada nossa missão nessa vida" explicam os músicos.

O grupo acabou de lançar o segundo álbum de originais intitulado "Abre a janela", que surge como uma continuidade natural do primeiro, um roots reggae genuíno, com grande clareza e frontalidade ao nível da mensagem e um instrumental muito rico e enérgico. Um excelente disco que marca também a estreia do selo próprio da banda – Kilimanjaro – com edição em Portugal pela Warner Music.

Um concerto de Ponto de Equilibrio é tambem uma grande celebração de positividade e da crença num Mundo sem diferenças, movendo já grandes massas de pessoas no nosso país irmão. Para ouvir alguns dos êxitos da banda brasileira – "Janela da favela", "Verdadeiro valor" ou "Coisa feia", visite

www.bandapontodeequilibrio.com.br e www.myspace.com/pontodeequilibrio

Pela visão do mundo que comungam, a paixão por África, a forte ligação à Mãe Terra, este espectáculo promete ser uma grande celebração numa noite plena de boas vibrações. Depois dos concertos, e porque o calor já convida à festa, preparem-se para dançar pela noite dentro, ao som do reggae, funk, worldbeat power dos colectivos Riddim Culture Sound System (www.myspace.com/riddimculturesound) e DJ 2 Old4School/Dj Parkinson (www.crewhassan.org)».

1 comentário:

Beto disse...

Nota dez para o blog!
Sou a favor das misturas musicais, da interação com diferentes culturas e de publicações que visem o contato de todos com a música.

Visitem meu blog.
www.pagobem.com

Abs
Beto