19 junho, 2009

Rotas e Rituais - Gaiteiros de Lisboa, Master Musicians of Jajouka, Kepa Junkera e Muitos Filmes de Tiago Pereira


A segunda edição do festival Rotas e Rituais - integrado nas Festas de Lisboa - vai, desta vez, incluir concertos dos Gaiteiros de Lisboa (dia 2 de Julho; em apresentação do novo álbum do grupo, que tem como convidados Sérgio Godinho, os Adiafa e Ana Bacalhau, dos Deolinda, entre outros), dos marroquinos Master Musicians of Jajouka (dia 3 de Julho) e do basco Kepa Junkera (dia 4 de Julho), todos no Cinema S.Jorge. Mas, antes disso, também no S. Jorge, de 25 de Junho a 1 de Julho, decorre um extenso ciclo dedicado à obra do realizador Tiago Pereira (neste post: «Mandragora Officinarum». O comunicado acerca deste ciclo, a seguir:

«A mostra reúne 12 filmes, uma vídeo-performance em tempo-real e uma conferência com a presença do realizador. A selecção de filmes apresenta algumas das explorações de Tiago Pereira ao conceito de tradição e às origens da memória colectiva. Incidindo sobre noções de popular, etnografia, e de património imaterial o seu trabalho desafia as convenções formais do cinema e do género documentário, procurando deste modo, criar várias impressões sobre o material recolhido. Os trabalhos apresentados manifestam uma actualização do tradicional alterando a sua natureza para uma noção dinâmica, transmissível e transformadora. O processo criativo de Tiago Pereira revela uma produção insistente de narrativas não lineares, que se dirigem para uma reconciliação da memória contemporânea.Devolver a música ao espaço público da sociedade é uma forma de lembrar a urgência de alfabetizar a memória do futuro. O cruzamento interdisciplinar de ferramentas digitais, frequentemente utilizadas por vjs e performers audiovisuais, com processos artísticos característicos da música tradicional e electrónica, permite a Tiago Pereira desenvolver uma linguagem visual original e estabelecer uma comunicação inovadora entre o passado e o presente.

Programa

24 de Junho

às 22h

B-Fachada Tradição Oral Contemporânea, 2008 (DV, 52’)

Intervalo

Mandragora Officinarum, 2009 (vídeo performance em tempo-real, 40’) www.avmandrake.blogspot.com

25 de Junho

às 22h

Pró Memória – Os Sonotigadores, 2008 (DV, 25’)

Foklore 1, 2008 (DV, 11’)

Manda Adiante, 2007 (DV, 25’)

Intervalo

Pró Memória – Disparem à Vontade, 2005 (DV, 15’)

Meta, 2005 (DV, 25’)

Pró Memória – Povoadores do Tempo, 2004 (DV, 18’)

Foklore 2 – Regadinho, 2008 (DV, 5’)

26 de Junho

às 22h

Pró Memória – Arte da Memoria, 2004 (DV, 15’)

Foklore 3 – Calizio, 2009 (DV, 11’)

11 Burros Caem no Estômago Vazio, 2006 (DV, 26’)

Arritmia, 2007 (DV, 44’)

30 de Junho

às 18h

conferência Rural versus Urbano
O trabalho do realizador e visualista Tiago Pereira incide sobre a riqueza cultural portuguesa. A dicotomia entre contemporâneo e rural muitas vezes reveladas nas suas obras, reúne dinâmicas que permitem analisar e reflectir sobre processos de construção de identidade nas comunidades que nos rodeiam. As recolhas etnográficas que realiza, são objectos fundamentais porque reveladoras do grau de impermanência da sua cultura. Em termos de memorização, o seu trabalho mostra como é necessário documentar porque a população está a modificar-se, pelo contacto de culturas ou porque a tradição se vai perdendo. No entanto, é preciso ver a tradição como um fenómeno dinâmico e sofisticado, e a transformação de hábitos e valores como um aspecto saudável da sociedade contemporânea. Esta conferência irá reflectir sobre novas correntes de pensamento criativo, os impactos que as linguagens visuais têm vindo a produzir na aquisição de conhecimento, e nos processos de representação envolvidos na construção de identidade colectiva, num país com um interior cada vez mais desertificado e um litoral acentuadamente sobrepopulado»



--
Tiago Pereira

Realizador e Visualista, desenvolveu desde cedo uma linguagem própria na documentação, recolha, mistura de som e imagem animada. Investiga o conceito de tradição e as fundações da memória colectiva. Os seus filmes são de origem transdisciplinar e remetem para manifestações de cultura imaterial, como as canções, rituais e performances de raiz popular portuguesa. Tiago Pereira recebeu vários prémios nacionais e internacionais pelos filmes Quem Canta Seus Males Espanta (1998), Sonotigadores de Tradições (2003), e 11 Burros Caem Num Estômago Vazio (2006). A sua consistente produção de formas inovadoras de comunicação revelam a fusão tecnológica que caracteriza o seu processo artístico e que altera espartilhos formais nos meios que utiliza. Desde 2004 trabalha em vídeo em tempo-real como VJ em projectos musicais, como OMIRI, uma colaboração com o músico Vasco Ribeiro Casais, e criando media live acts onde desenvolve o conceito “virtual scratch” de áudio e vídeo em simultâneo. Estas performances visuais são uma oportunidade única para conhecer o conceito de vídeo-narrativa em tempo-real e uma experiência pós-cinemática pioneira».

Mais informações, aqui.

2 comentários:

Anónimo disse...

Bastante interessante seu blog, com artistas do mundo...

Senti falta, entretanto, daquela que julgo ser a mais criativa e inovadora compositora e cantora da atualidade: Carmen París.

Me pergunto se a omissão é devido à sua origem (Aragão e não Andaluzia ou Madrid)ou por desconhecimento (impossível, já que ganhou premio de melhor disco de fusão em 2008, na Espanha, além de premios em Zaragoza).

Dê uma pesquisada e verifique se essa artista não deve figurar na lista dos "globais".

Agradeço

Jurandir Malta

António Pires disse...

Cara (ou caro?) Jurandir,

Muito obrigado pelas palavras sobre o meu blog!

Agora, tenho que esclarecer que o R&A só fala de uma muito pequenina parte dos artistas do mundo. Faltam.me mil vezes mais do que aqueles deque eu falo. E a Carmen Paris é uma delas. Hei-de falar dela um dia!

Abraço!