02 junho, 2009

Tocar de Ouvido - Com Kepa Junkera, Dazkarieh, Leilía, A Barca, Rabih Abou-Khalil...


A edição mais ambiciosa de sempre - e ainda bem! - do festival Tocar de Ouvido, organizado pela Pé de Xumbo, decorre na Arena de Évora, de 18 a 20 de Junho, com a presença das Leilía, Rabih Abou-Khalil com Ricardo Ribeiro, Kepa Junkera, Dazkarieh, Sara Tavares e A Barca (na foto), para além das já tradicionais oficinas de instrumentos (e outras actividades) que o festival costuma apresentar. O comunicado oficial:


«Tocar de Ouvido
Festival Internacional de Música de Évora
18 a 20 de Junho
A grande reunião dos Tocadores e dos Instrumentos

Aprender concertina com Kepa Junkera e Artur Fernandes? Tocar Gaita-de-foles com Joaquim Roque? Cantar e tocar com as Leilia? E que tal aprender Rabeca, Pandeiro, Percussão Corporal ou Violão com alguns dos melhores músicos do Brasil?

De 18 a 20 de Junho, integrado na Feira de São João, o Tocar de Ouvido - Festival Internacional de Música de Évora, recebe grandes nomes das Músicas do Mundo, com os concertos na Arena d'Évora e oficinas, colóquios, exposições e documentários em vários pontos da cidade.

No dia 18, Dazkarieh e Sara Tavares inauguram o cartaz; no dia 19, é a vez de A Barca (Brasil) seguida de Rabih Abou Khalil e Ricardo Ribeiro (Líbano / Portugal). O dia 20 termina em grande festa com as Leilia (Galiza) e Kepa Junkera (País Basco). E para além dos concertos, ainda haverá oficinas com estes músicos!...


Formadores das Oficinas

Concertina/Trikitixa Artur Fernandes e Kepa Junkera
Gaita-de-fole Joaquim Roque e Francisco Pimenta
Pandeireta e Canto galego Felisa Segade (Leilía)
Voz Juçara Marçal e Sandra Ximenez (A Barca)
Violão brasileiro e composição Chico Saraiva (A Barca)
Rabeca Thomas Rohrer (A Barca)
Pandeiro e Ritmos brasileiros Ari Colares (A Barca)
Percussão Corporal Marcelo Pretto (A Barca)
Miixer Bitocas

Colóquios, Documentários e Exposições

E porque o saber não ocupa lugar, os dias serão também pontuados com conversas informais, colóquios e projecção de documentários sobre as músicas de raiz: no dia 18, "Joaquim Roque - a Vida de um Gaiteiro"; no dia 19, "Tradições do Futuro", com Victor Fernandes e O Mistério das Vozes Vulgares e no dia 20, "A Barca: reachamento do Brasil". Durante todo o festival estará patente na Biblioteca Pública de Évora a exposição "Homem, Terra, Música e Cordas", de Lia Marchi e Zig Coch, sobre a música tradicional do Brasil e que inclui a projecção dos últimos documentários desta autora, nos dias 19 e 20.

O Tocar de Ouvido é organizado pela Associação Pédexumbo em parceria com a Associação Gaita-de-foles, d'Orfeu Associação Cultural e tem o apoio da Câmara Municipal de Évora».

Mais informações, aqui.

Sem comentários: