03 julho, 2007

Festival Voz de Mulher - Está Quase Quase...



O Festival Voz de Mulher começa no Teatro Aveirense, em Aveiro, já na quinta-feira, com um interessantíssimo programa centrado no cruzamento de técnicas vocais tradicionais e contemporâneas. Tanto nos concertos como nos workshops que vão ser dirigidos pelas cantoras presentes no festival (e cujas inscrições ainda estão abertas). Para refrescar a memória aqui fica uma notícia já anteriormente publicada neste blog acerca do Voz de Mulher:

Depois de anunciado o nome de Fátima Miranda, é agora conhecido o restante programa do II Festival Voz de Mulher, que ocupa o Teatro Aveirense, em Aveiro, nos dias 5, 6, 7 e 8 de Julho, com organização das Segue-me à Capela e do Teatro Aveirense. Um programa interessantíssimo em que todas as intervenientes juntam doses semelhantes de música tradicinal com técnicas e géneros contemporâneos, proporcionando experiências musicais e performáticas únicas. O programa arranca na primeira noite, dia 5, com o concerto «Diapasión», da espanhola Fátima Miranda, e uma sessão de DJing - a «Noite Borato de Sódio» - por António Pires (autor deste blog) e Luís Rei (o camarada do Crónicas da Terra). No dia seguinte, 6, às 15h00, a cantora italiana Amélia Cuni dirige um workshop de canto indiano dhrupad. Dia 7, às dez da manhã, o grupo vocal Segue-me à Capela dá um workshop de canto tradicional português; às 15h00, Fátima Miranda protagoniza o colóquio «Yo Me Las Compongo - Vocalista ou Boca Lista?»; e à noite decorre o espectáculo «Old Trends and New Traditions in Indo-European Music», pelo duo de Amélia Cuni e Werner Durand, seguido pelo espectáculo «Aanikuvia – Soundscapes» do duo finlandês de Anna-Kaisa Liedes (ela que foi do importantíssimo grupo Niekku e está agora nas MeNaiset; na foto) e Kristiina Ilmonen (que acompanhou Anna-Kaisa no projecto Utua) e por um concerto do grupo português Mulheres do Minho. No dia 8, o festival encerra com um workshop, às 15h00, de canto tradicional fino-karelio-úgrico e improvisação vocal por Anna-Kaisa Liedes e Kristiina Ilmonen. Uma feira do disco especializada em cantares no feminino pode também ser visitada nestes dias. Mais informações aqui e aqui.

4 comentários:

un dress disse...

tanta mulher!:)

parece um programa muito interessante!

gostei do programa de sexta.
e sábado!... logo às 10 da manhã !?

e aveiro é tão lindo!
tão espelho-d´água...!


beijO

António Pires disse...

Un-Dress:

É, sim senhor!!! Também gosto muito de Aveiro (a ria é mágica) - e espero não perder a oportunidade de voltar a degustar uma das minhas «especialidades» gastronómicas: ovos moles com... whisky!!!

Beijo

Edward Soja disse...

Parece inacreditável que vai estar cá a Anna-Kaisa Liedes, dos importantíssimos Niekku, e pareça um assunto completamente...
como dizer?
sem qualquer interesse...

Infelizmente não vou poder ir...
Enfim...

António Pires disse...

Eduardo:

Tem toda a razão! E não foi só a Anna-Kaisa. Foram também a Fátima Miranda e a Amélia Cuni com o Werner Durand e as surpreendentes senhoras das Mulheres do Minho. E o assunto passou ao lado da maior parte dos media «normais». Isto dava conversa para muito tempo, não dava?... O festival foi magnífico e conto fazer um curto apontamento sobre o Voz de Mulher amanhã (segunda-feira).