07 junho, 2007

Águeda - Um Cheirinho do Festival Temático de Músicas do Mundo



A Associação d'Orfeu não pára e está já a preparar o seu festival temático das Músicas do Mundo, marcado para meados de Julho, no Largo 1º de Maio, em Águeda. Um festival que inclui vários «festivais» e ainda outros acontecimentos culturais a que eles preferem chamar )estival - assim mesmo, com um parêntesis no lugar do F e uma alusão directa ao Verão. Para já, para já, a d'Orfeu tem asseguradas as presenças no Festival Temático do grupo Talisman (formado por músicos da Ucrânia, Moldávia, Bielorrúsia e Alemanha), que actuam dia 16 de Julho na secção dedicada às «Músicas do Mundo Cigano», dos algarvios e fusionistas Marenostrum, dia 17, na secção «Mestiçal Peninsular», e do grupo folk italiano Abnoba (na foto), dia 18, na «Cimeira do Fole». Outros nomes se seguirão... E, imediatamente antes disso, a d'Orfeu apresenta, dias 13 e 14, o projecto Rio Povo, «uma criação inter-associativa efémera, com dois espectáculos a ter lugar em pleno Rio Águeda, marcando de forma indelével a síntese entre a tradição local (fortemente associada ao rio, na sua função cultural transmissora entre a serra e o litoral) e o discurso artístico contemporâneo que se lhe quer associar pela acção e reacção dos novos agentes culturais», numa confluência de várias estruturas, organizações e associações de Águeda, incluindo uma «orquestra, coros, uma banda filarmónica, tocatas, músicos, actores, dançarinos e bailarinos, outros performers e ainda toda uma série de recursos visuais e multimédia (vídeo-projecção sobre volumes, pintura em tempo real e pirotecnia),numa produção de grande impacto». Mais informações sobre esta iniciativa aqui.

6 comentários:

ANJOS PRADA disse...

Boa Noite Antonio! Passei por cá mas hoje vim de Prada;)) Vai haver no Montijo um Festival dedicado a Piazzolla! Vou colocar as informações nos blogues! Claro que Tango e Milongas vão estar presentes... Mas é um programa imensamente bom,em termos musicais! Com Portugueses e Argentinos:)) Adorei passar por aqui:)) Sorriso sempre com um nadinha de Prada:))

GRINGA SEMPRE disse...

Bom Feriado repleto de Musica...! Sorriso sempre :)))

António Pires disse...

Prada/Gringa:

Obrigado pela informação do festival no Montijo! Ficarei atento aos blogs... Um sorriso sempre e uma rosa ao canto da boca :))

Bandida disse...

o teu blogue é de facto fantástico. sempre atento aos sons que fazem da vida o melhor dos acontecimentos.

gostei da informação do Piazzolla. tenho que estar atenta.

beijo A.

B.
________________________

concertinartur disse...

Olá António Pires,
Passas por Águeda, para "mergulhar" no Rio Povo?
Abraços,
Artur Fernandes

António Pires disse...

Olá Artur,

Infelizmente, não. Tenho andado de festival em festival - e estou agora a preparar-me para dez dias em Sines - e ando a descurar a família. Nesses dias vou ficar por casa... Que corra tudo bem!!!