07 junho, 2007

Águeda - Um Cheirinho do Festival Temático de Músicas do Mundo



A Associação d'Orfeu não pára e está já a preparar o seu festival temático das Músicas do Mundo, marcado para meados de Julho, no Largo 1º de Maio, em Águeda. Um festival que inclui vários «festivais» e ainda outros acontecimentos culturais a que eles preferem chamar )estival - assim mesmo, com um parêntesis no lugar do F e uma alusão directa ao Verão. Para já, para já, a d'Orfeu tem asseguradas as presenças no Festival Temático do grupo Talisman (formado por músicos da Ucrânia, Moldávia, Bielorrúsia e Alemanha), que actuam dia 16 de Julho na secção dedicada às «Músicas do Mundo Cigano», dos algarvios e fusionistas Marenostrum, dia 17, na secção «Mestiçal Peninsular», e do grupo folk italiano Abnoba (na foto), dia 18, na «Cimeira do Fole». Outros nomes se seguirão... E, imediatamente antes disso, a d'Orfeu apresenta, dias 13 e 14, o projecto Rio Povo, «uma criação inter-associativa efémera, com dois espectáculos a ter lugar em pleno Rio Águeda, marcando de forma indelével a síntese entre a tradição local (fortemente associada ao rio, na sua função cultural transmissora entre a serra e o litoral) e o discurso artístico contemporâneo que se lhe quer associar pela acção e reacção dos novos agentes culturais», numa confluência de várias estruturas, organizações e associações de Águeda, incluindo uma «orquestra, coros, uma banda filarmónica, tocatas, músicos, actores, dançarinos e bailarinos, outros performers e ainda toda uma série de recursos visuais e multimédia (vídeo-projecção sobre volumes, pintura em tempo real e pirotecnia),numa produção de grande impacto». Mais informações sobre esta iniciativa aqui.

6 comentários:

PRADA disse...

Boa Noite Antonio! Passei por cá mas hoje vim de Prada;)) Vai haver no Montijo um Festival dedicado a Piazzolla! Vou colocar as informações nos blogues! Claro que Tango e Milongas vão estar presentes... Mas é um programa imensamente bom,em termos musicais! Com Portugueses e Argentinos:)) Adorei passar por aqui:)) Sorriso sempre com um nadinha de Prada:))

GRINGA SEMPRE disse...

Bom Feriado repleto de Musica...! Sorriso sempre :)))

António Pires disse...

Prada/Gringa:

Obrigado pela informação do festival no Montijo! Ficarei atento aos blogs... Um sorriso sempre e uma rosa ao canto da boca :))

Bandida disse...

o teu blogue é de facto fantástico. sempre atento aos sons que fazem da vida o melhor dos acontecimentos.

gostei da informação do Piazzolla. tenho que estar atenta.

beijo A.

B.
________________________

Artur Fernandes disse...

Olá António Pires,
Passas por Águeda, para "mergulhar" no Rio Povo?
Abraços,
Artur Fernandes

António Pires disse...

Olá Artur,

Infelizmente, não. Tenho andado de festival em festival - e estou agora a preparar-me para dez dias em Sines - e ando a descurar a família. Nesses dias vou ficar por casa... Que corra tudo bem!!!