16 novembro, 2006

Klezmatics em Celebração Retrospectiva na Culturgest


Já há algum tempo que o Crónicas da Terra, do meu camarada e amigo Luís Rei, avançou com esta notícia em primeira mão, notícia que eu pilho aqui descaradamente: os fabulosos e absolutamente imperdíveis Klezmatics regressam a Portugal no dia 24 de Janeiro para um concerto na Culturgest, em Lisboa. Com eles trazem o seu espectáculo «20 Years Live!
A Retrospective Celebration!», de canções e instrumentais klezmer - klezmer neles elevado à condição de música-esponja do swing, do ska, do punk, da música árabe, balcânica e de tudo o que lhes apareça à frente. Isto é, a música saída dos seus álbuns «Rise Up! Shetyl Oyf», «Rhythm+Jews», «Jews With Horns», «Shvaygn=Toyt» e «Possessed». O que é, sempre, uma boa notícia. Embora melhor notícia seria se esta trupe de judeus nova-iorquinos viesse apresentar o seu novo espectáculo baseado no álbum «Wonder Wheel», em que pegam em poemas inéditos de Woody Guhtrie (à semelhança do que Billy Bragg e os Wilco fizeram) e para eles compõem a música, dando assim um novo sentido às palavras de um dos pioneiros da folk de intervenção nos Estados Unidos. Talvez não fosse mesmo nada mal pensado se, no próximo ano, eles voltassem depois com o fantasma de Woody-«this machine kills fascists»-Guthrie atrás.

6 comentários:

Anónimo disse...

sim, Pires, essa seria mesmo uma melhor notícia...

abraço

LR

António Pires disse...

Olá Luís!

Sim, nada mesmo!... E, já agora, o Billy Bragg com os Wilco no mesmo espectáculo (pois, eu sei que estou a sonhar alto...). Com o Bob Dylan a vir de mansinho também homenagear o Guthrie. E, já agora - sonhar não custa! - juntava-se o Bruce Springsteen em tributo ao Pete Seeger, os Chumbawamba em canções de intervenção inglesas e, no final, o ressurgimento do GAC-Vozes na Luta dirigido pelo José Mário Branco. Assim, uma Festa mais à frente...

António Pires disse...

Edit:

Sim, seria mesmo...


(Abraço)

Anónimo disse...

Não sonhes muito alto senão o seixas ainda mete essa tropa toda em sines :D

LR

António Pires disse...

E não seria uma tropa boa???... E ainda vou acrescentar mais um nome: Richard Thompson.......................


(abraços)

Anónimo disse...

e já agora acrescenta também a Linda Thompson ;)