24 maio, 2007

Arraiais do Mundo e Avis a Rasgar - Dos Bailes Tradicionais ao Reggae, ao Trance e ao Gnawa



Já não têm conto as iniciativas (festivais, encontros de danças tradicionais, etc, etc...) que ocupam o calendário nacional... e ainda bem. Desta vez, a notícia é dedicada ao Arraiais do Mundo, que decorre em Tavira no primeiro fim-de-semana de Junho e ao festival Avis a Rasgar, um mês e meio depois.

Em Tavira, no Algarve, a Associação Pé de Xumbo e a Câmara Municipal de Tavira promovem o Arraiais do Mundo, dias 1, 2 e 3 de Junho, com uma programação que «coloca um ênfase especial nas tradições portuguesas, mas numa vertente virada para o futuro». O programa inclui danças e músicas algarvias com as Moças Nagradas e Velhos da Torre e bailes tradicionais com os grupos Uma Coisa em Forma de Assim, Uxu Kalhus (na foto, de Mário Pires, da Retorta) e Monte Lunai, para além de passeios, oficinas de danças europeias, um mercado e um campeonato de petanca (um jogo tradicional provençal).

Um pouco mais a norte, Avis (no Alentejo) assiste ao festival Avis a Rasgar, nos dias 13, 14 e 15 de Julho, um festival que aposta fortemente no reggae e seus derivados, no rock, no trance e até no gnawa. Localizado nas margens da albufeira do Maranhão, o Avis a Rasgar vai acolher concertos de reggae e derivados e também de rock no Palco Culturas do Mundo - Tony Rebel (Jamaica), Warrior King (Jamaica), Blasted Mechanism (Portugal), Peste & Sida (Portugal), Canãman (Espanha), Ras Issakar Natanja aka de French Lion (França), OliveTree (Portugal), Da Steppers (Portugal) e vários soundsystems -, de trance e «cultura psicadélica» no Open Air Psyart & Humanic Vision - Michelle Adamson (Reino Unido), Ultravoice (Israel), Switch (Israel), Loopus in Fábula (Itália), Nexus (Portugal) e High Pulse (Portugal), entre outros - e de chill-out e outros géneros musicais (como os Gnawa Bambara, de Marrocos) nos Coffee Break Beats, onde também terão lugar workshops de dança, artesanato, medicinas alternativas, yoga, percussão e massagens.

7 comentários:

un dress disse...

tá decidido: pego na mochila e

faço-me romeira dos bailes...!!


/para sempre.../



beijO*

António Pires disse...

Un-Dress:

Quem és tu romeira?... Ninguém, mas tenho bolhas nos pés e um sorriso enorme nos lábios...

/adaptação livre do «Frei Luís de Sousa», Almeida Garrett.../

Beijo

un dress disse...

:)))


/ xmile.../

António Pires disse...

:))))

xmile é um sorriso envolto num xaile???

Beijo...

ANNA-LYS disse...

Ola António! :-)

Have a passionately weekend!

(( abracio ))

António Pires disse...

Hello Anna-Lys!

Passionately? I don't know... But a good weekend, I hope... And I wish you the same (a passionately weekend, of course!)

((Kram))

Anónimo disse...

aproveitem e venham conheçer avis!!
será uma boa recompensa, pk serão mto bem-vindos..ze