21 junho, 2007

Bajofondo Tango Club - Em Digressão Nacional



Este blog já tinha dado notícia da presença dos Bajofondo Tango Club no Festival MED de Loulé, dia 1 de Julho. Mas a notícia alargou e a presença do grupo argentino/uruguaio no nosso país também, já que o colectivo liderado por Gustavo Santaollala também vai tocar, antes, em Guimarães (Teatro Vila Flor, dia 29 de Junho) e Sta. Maria da Feira (Europarque, dia 30) e, depois, em Torres Novas (Teatro Virgínia, dia 2 de Julho) e Lisboa (Garage, dia 4). Citando o comunicado de imprensa: «Bajofondo Tango Club é o nome do colectivo argentino que combina a tradição do tango com a modernidade da electrónica (...). Saído da mente genial do argentino Gustavo Santaolalla, criador dos temas de bandas-sonoras de "Os diários de Che Guevara", "21 Gramas", "Amor Cão" e "O Informador" e vencedor de Óscar das bandas-sonoras de "Brokeback Mountain" e "Babel", os Bajofondo Tango Club são um super-grupo que funde o tango com outras músicas, nomeadamente a electrónica, uma tendência comum a outros nomes como os Gotan Project, Tango Crash ou Tanghetto. A figura de proa dos Bajofondo Tango Club é, sem dúvida, Gustavo Santaolalla - músico, produtor de inúmeros grupos rock e hip-hop latino-americanos, compositor de aclamadas e premiadas banda-sonoras -, mas o projecto não se resume a ele. Com Santaolalla estão outros músicos e DJs com história vasta em nome próprio na música argentina e uruguaia: o compositor, produtor e DJ uruguaio Juan Campodónico, o teclista, DJ e compositor Luciano Supervielle, o violinista Javier Casalla, o bandoneonista Martín Ferres, o contrabaixista Gabriel Casacuberta e a vocalista (e video-jockey) Verónica Loza. Nos dois álbuns de originais editados até agora ("Bajofondo Tango Club", de 2002, e "Bajofondo Presents: Supervielle", de 2004, aos quais há a juntar o álbum de remisturas "Bajofondo Remixed", de 2006) colaboraram cantores como Cristóbal Repetto ou Adriana Varela. Não apenas um concerto (mercê das imagens manipuladas por Verónica Loza), no espectáculo dos Bajofondo Tango Club pode esperar-se, e sempre misturadas com um bom-gosto irrepreensível, a profundidade do tango e as novas tendências electrónicas: house, drum'n'bass, trip-hop, electro. Ou como uma dança antiga pode conviver também (e tão bem) com novos ritmos».

6 comentários:

Priscila disse...

Olá Antonio, ainda não tive tempo de comentar, mas acho seu blog espetacular. Não lembro mais como vim parar aqui, mas depois vou ler os posts antigos com calma. Ótimas indicações...

António Pires disse...

Priscila:

Muito obrigado pela visita e pelas palavras sobre o Raízes e Antenas. Volte sempre!!

Anónimo disse...

António,

Já os vi no Parque Mayer, são muito bons. No Garage não me escapam outra vez.

Carlos Ramos

António Pires disse...

Carlos:

Eu por mim conto vê-los mais a sul ;)) Posso pedir-te as fotos, depois??

Grande abraço

Chá de Lucia Lima disse...

Foi um espectáculo inesquecível! De início quase não consegui furar -- ya, pra ficar junto às grades :-)) -- mas depois, ainda estou para saber como: dei comigo agarradinha às grades! E foi saltar, balançar ao ritmo maravilhoso dos Bajofondo! Não percam -- ao Vivo & a Cores, são 1 espanto!

P.S.: Antº, acha k me identifiquei demasiado...? :-)))

António Pires disse...

Lúcia Lima:

Sim, outra vez :)))