21 outubro, 2006

Cromos Raízes e Antenas I


Este blog inicia hoje a publicação da série «Cromos Raízes e Antenas», constituída por pequenas fichas sobre artistas, grupos, personagen (míticas ou reais), géneros, instrumentos musicais, editoras discográficas, divulgadores, filmes... Tudo isto sem ordem cronológica nem alfabética nem enciclopédica nem com hierarquia de importância nem sujeita a qualquer tipo de actualidade. É vagamente aleatória, randomizada, livre, à vontade do freguês (ou dos fregueses: os leitores deste blog estão todos convidados a enviar sugestões ou, melhor ainda!, as fichas completas de cromos para o espaço de comentários ou para o e-mail pires.ant@gmail.com - a «gerência» agradece; assim como agradece que venham daí acrescentos e correcções às várias entradas). As «carteirinhas» de cromos incluem sempre quatro exemplares, numerados e... coleccionáveis ;)


Cromo I.1 - Abraão



Pondo à prova a sua fé, Deus propôs a Abraão que sacrificasse o seu filho Isaac em holocausto. Abraão (aqui representado num quadro de Marc Chagall) obedeceu mas, quando se preparava para baixar a faca sobre Isaac, Deus compadeceu-se dele e propôs-lhe que, em vez do filho, sacrificasse antes um carneiro (Livro do Génesis, Cap. 22). Dos cornos desse animal, Abraão fez um instrumento musical - o shofar - que ainda hoje é um instrumento sagrado para os judeus, usado em boa parte das suas cerimónias religiosas como o Rosh Hashanah e o Yom Kippur. E o poder (sagrado) deste instrumento é tal, conta também o Antigo Testamento, que o sopro de muitos shofars, usado pelo exécito de Josué, derrubou as muralhas de Jericó, permitindo assim a conquista desta cidade.


Cromo I.2 - Real World


Nascida no seio da WOMAD, e igualmente dirigida por Peter Gabriel, a editora discográfica britânica Real World é, desde 1989, uma das mais activas no lançamento de álbuns de músicas do mundo, desde as mais tradicionais a vários cruzamentos da tradição com a modernidade. Do seu catálogo fazem parte nomes tão diversos quanto Nusrat Fateh Ali Khan ou os Afro Celt Sound System, Yunghen Lhamo ou as Varttina, Doudou N'Diaye Rose ou os Eyuphuro, Geoffrey Oryema ou Joseph Arthur, Sheila Chandra
ou o próprio Peter Gabriel. Com uma filosofia musical aberta, aventureira, muitas vezes visionária, a Real World tem também um excelente estúdio onde muitos dos seus artistas de todo o mundo se juntam para gravar durante uma semana. O resultado destas sessões está reunido em vários discos, nomedamente no editado recentemente - e fabuloso! - «Big Blue Ball».



Cromo I.3 - Uilleann Pipes


As uilleann pipes (também conhecidas como union pipes ou, em gaélico, phìob uilleann) são as gaitas-de-foles irlandesas, que se distinguem facilmente de muitas outras porque não precisam que o ar seja transmitido pela boca aos foles. Nas uilleann pipes - criadas no início do séc. XVIII - é o movimento do cotovelo («uillean» significa excatemente «cotovelo» em gaélico) que transmite o ar ao fole. E a lenda diz que, assim, os irlandeses ficam com a boca livre para cantar, fumar, beber whisky ou... beijar as raparigas. Intérpretes famosos de uilleann pipes são, entre muitos outros, Davy Spillane ou Paddy Moloney, o líder dos Chieftains.



Cromo I.4 - «Le Mystère des Voix Bulgares»


A génese de um dos maiores fenómenos de popularidade de músicas «locais» veio, em finais dos anos 80, de onde não se esperaria: a editora 4AD (dos Cocteau Twins, Dead Can Dance, Pixies...) lançou dois álbuns da série «Le Mystère des Voix Bulgares», que incluíam canções interpretadas pelo coro feminino da Rádio e Televisão Nacional da Bulgária - gravadas pelo etnomusicólogo Marcel Cellier - e o mundo descobriu, fascinado, as polifonias maravilhosas da tradição búlgara. De registo, fica ainda a curiosidade de que teria sido o vocalista dos Bauhaus, Peter Murphy, a mostrar uma cassete com essas gravações a Ivo Watts-Russell, patrão da editora. Depois disso, inúmeros grupos capitalizaram a designação «Mistério das Vozes Búlgaras», apresentando reportório semelhante ao ouvido nesses dois álbuns pioneiros. Um dos grupos mais aconselháveis desse lote é o colectivo Angelite.

Sem comentários: