13 outubro, 2006

Festivais - O Gesto Orelhudo, Entrelaços e Fest-i-Ball


São raros os festivais world/trad/folk/etc,etc fora da época alta, mas ainda acontecem por aí alguns, e bastante interessantes. Como o O Gesto Orelhudo em Águeda, o Entrelaços em Castelo Branco e o Fest-i-Ball em Lisboa.

O festival de música, teatro e bailado O Gesto Orelhudo, organizado pela d'Orfeu, começa hoje em Águeda e decorre até dia 21 deste mês. Esta quinta edição inicia-se hoje à noite com um espectáculo de música e teatro, «Charanga», pela Companhia Circolando e continua com concerto dos sintrenses Kumpa'nia Al-gazarra. E o festival segue com um concerto do açoriano José Medeiros e a «extravagância» dos holandeses «musicómicos» Slampampers, dia 14; teatro pelo suiço Oskar, dia 15; teatro pelo duo Descalças e concerto dos almadenses multinacionais O'QueStrada, dia 16; outra sessão das Descalças e teatro por um trio de actores do Chapitô, dia 17; Descalças (em dose dupla, teatral e musical) e mímica pelo trio ESTE - Estação Teatral, dia 18; bailado pela Companhia Paulo Ribeiro e canções pelo Trigo Limpo, dia 19; música e humor pelo belga Bernard Massuir e concerto dos galegos Marful, dia 20; e, a encerrar, um concerto cómico pelos italianos e outro pelos Toques do Caramulo, dia 21. Mais informações aqui.

Por sua vez, o Entrelaços 2006 - VII Festival Internacional de Música Tradicional de Castelo Branco começa amanhã e ocupará três fins-de-semana consecutivos. O festival, que decorre no Cine-Teatro Avenida, inclui concertos da Orquestra de Harmónicas de Ponte-de-Sôr e dos portuenses Lumen, amanhã, dia 14; do grupo de jazz Comcordas e dos festivos portuenses Mu (na foto), dia 21; e da Orquestra Típica Albicastrense - Musicalbi, no dia 28. Mais informações aqui.

E no Teatro Ibérico, em Lisboa, decorre de 27 a 29 deste mês o Fest-i-Ball, ponto de encontro dos cultores das danças tradicionais de todo o mundo. E, para além dos workshops de danças (valsas, mazurkas, polskas, tradicionais portuguesas...) durante a tarde também haverá concertos à noite. Com os Discantus, Fol&ar e Stéphane Delicq (dia 27); Pascal Seixas, Roncos do Diabo e Stéphane Delicq (dia 28); e Alfa Arroba (este ao fim da tarde, dia 29). Mais informações aqui.

Sem comentários: