31 janeiro, 2007

Cristina Branco Canta José Afonso


Já pouca coisa vinda da fadista (e não só) Cristina Branco pode surpreender, tantos são os caminhos próprios por ela já tomados, através do fado, fora do fado, a viés do fado. Mas a expectativa é enorme quando se sabe que o seu novo projecto (disco e espectáculos) é dedicado à obra de José Afonso e que para ele Cristina Branco se fez rodear por uma banda formada por Ricardo Dias (da Brigada Victor Jara e já um «habitué» na equipa da cantora) no piano e direcção musical e três conceituados músicos vindos do jazz: Mário Delgado (guitarras acústicas e eléctricas), Bernardo Moreira (contrabaixo) e Alexandre Frazão (bateria). A apresentação do projecto decorre no Jardim de Inverno do Teatro S.Luiz, em Lisboa, dias 2, 3, 9, 10, 16, 17, 23 e 24 de Fevereiro. De José Afonso diz Cristina Branco: «O Zeca foi e será sempre um exemplo de simplicidade, de convicção (mesmo quando dizia que nem sempre gostava de cantar!). É assim o amigo da minha adolescência, o amigo do meu canto, da minha busca pessoal. Não trazemos nada de novo, vimos apenas lembrar».

Para além do projecto de versões de Cristina Branco, José Afonso será também homenageado este ano - quando passam vinte anos sobre a sua morte - em discos dos Frei Fado d'El Rei («Senhor Poeta») e, segundo o site e blog da Associação José Afonso, dos Erva de Cheiro («Que Viva o Zeca») e espectáculos um pouco por todo o país, com destaque para o ciclo «A Revolução» (na Casa da Música, Porto, entre 25 de Abril e 1 de Maio, que inclui a estreia de «Steel Drumming toca Zeca Afonso», pelo grupo de percussão Drumming, com Miguel Guedes, vocalista dos Blind Zero, e JP Simões como convidados nas vozes), entre outros espectáculos, ciclos, conferências e exposições. Mais informações aqui e aqui.

3 comentários:

Anónimo disse...

então e quando é que passas pelo S. Luiz, camarada?

ygg

António Pires disse...

Olá camarada,

Este fim-de-semana não pude ir ao S.Luiz. Mas conto não falhar um dos concertos do próximo... A Cristina Branco, numa entrevista ao «Público», diz que canta a «Canção de Embalar» e a «Mulher da Erva». Só de imaginar essas duas canções na sua voz...

Anónimo disse...

Convido o autor deste blog e todos os seus frequentadores habituais a visitarem o espaço da cultura no site A-PLATAFORMA, onde se encontra uma reportagem sobre o espectáculo magnífico de Cristina Branco no São Luiz, que inclui uma entrevista com a cantora. Comentários serão sempre bem-vindos. Obrigada. Deixo o link:
http://www.a-plataforma.net/home/index.php?option=com_content&task=view&id=243&Itemid=101